sábado, janeiro 16, 2010

2008 - Sebastien Loeb mais um título... numa época onde venceu em todos os pisos...



O WRC em 2008 foi marcado por um campeonato monótono em função de um domínio inquestionável de Sebastien Loeb, ao longo da temporada, com onze vitórias em quinze rallys. Numa época em que apenas o Ford Focus RS em determinados rallys e de forma pontuável chegaram à vitória por quatro vezes. Ou seja, apenas duas marcas chegaram à vitória, o Subaru Imprenza WRC, revelou-se incapaz de lutar pela vitória ao longo da época e apenas no Rally Acrópele esteve perto dos Citroen C4 porém no final da prova eram mais de dois minutos de diferença para o carro francês. Nada deixa de ser curioso também verificar que o título de marcas da Citroen se deve em larga percentagem aos resultados de S.Loeb que venceu em todos os pisos, imbatível no asfalto de Monte Carlo, na Córsega e na Alemanha com sete vitórias consecutivas desde 2002. Ganharia com muito mérito em provas de terra como, na Acrópele ou Nova Zelândia ou ainda nos rallys sul-americanos como o México. Argentina. Ou em rallys com especialistas próprios fruto da existência de campeonatos e pilotos excepcionais como o s rallys dos 1000 Lagos ou do País de Gales. Daniel Sordo, o segundo piloto do Citroen C4, continuou a sua aprendizagem e apenas na estreia do Rally da Jordânia mostrou que era capaz de ganhar, mas na última etapa foi pura e simplesmente cilindrado por J.M.Latvava, a surpresa ou vedeta do ano, rápido, espectacular fazendo lembrar Ary Vatanen outro finlandês especialista em destruir “Fords” antes de chegar a campeão do Mundo. Quanto a D.Sordo a que referir um salto quantitativo nas suas provas a partir do Rally da Alemanha e contribuindo para três dobradinhas da marca. J.M.Latvava, ganhou na Jordânia e na Turquia e no País Gales, ficou a poucos de segundos da vitória absoluta. Os pilotos da Subaru, imitaram-se a chegar aos lugares do pódio, sem nunca mostraram ser capazes de lutar pela vitória e a regularidade marcou a época de C.Aitkson e de P.Solberg, mas se o australiano mostrou alguma evolução e talento, P.Solberg foi simplesmente a decepção do ano. Entre os pilotos classificados no Top tem destaca-se F.Duval que participou pontualmente em algumas provas do mundial e chegando a bater os Focus RS da BP-Ford como foi o caso dos rallys da Córsega e da Alemanha.G.Galli mais regular fez no seu rally da Sardenha (4º) a prova da época batendo as marcas oficiais. De salientar também a época da Suzuki, que com o modelo SX4, o seu WRC depois da sua experiência no JWRC que na parte final conseguiu colocar os seus pequenos bólides no Top Five. A Ford graças aos Focus RS privadas foi ao longo da época a marca que mais carros colocou no Top Tem , apesar da monotonia que marcou a temporada de 2008, os WRC, estiveram mais rápidos e os lugares no pódio discutiram-se ao segundo em mais de metade dos rallys disputados, foi assim na Sardenha, na Turquia, nos 1000 lagos, na Alemanha, Nova Zelândia, Catalunha, Japão e País de Gales. Classificações (top Ten –pilotos): 1º S.Loeb (F) 122; 2ºM.Hirvonen (SF) 103; 3ºD.Sordo (E) 65; 4ºJ.M.Latvava (SF) 58; 5ºC.Aitkson (AUS) 50; 6ºP.Solberg (NOR) 46; 7ºF.Duval (BL) 25; 8ºH.Solberg (NOR) 22; 9ºG.Galli (I) 17 e 10ºM.Wilson (GB) 15.Marcas: 1ºCitroen WRT (191); 2ºB P Ford Dhabid WRT (173); 3ºSubaru WRT (98); 4ºStobart VK M-Sport Ford RT (34) e 5º Munch´s WRT (22).

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