2008, foi sobretudo um ano de renovação e o mais disputado da História uma vez que o título de pilotos seria decidido na última curva do circuito de Interlagos a favor de Lewis Hamilton, o mais jovem piloto a vencer o Mundial e o primeiro piloto negro a alcançar título, embora fosse o piloto de revelação de 2007 e para todos os efeitos o grande favorito. A nível dos construtores venceu a equipa mais forte e equilibrada a Ferrari, o seu 16º título no Mundial de F1. Em Melbourne chegavam dois novos pilotos ao mundo dos GPs, Nelson Piquet JR, vice-campeão do GP2em 2006 e test driver da Renault e o francês, Sebastien Bourdais considerado a grande esperança do seu país e com três títulos na Champ Car (2005/2006 e 2007). A prova seria dominada sem contestação por L.Hamilton (Mclarem MP4/23) que fez a pole e ganhou a corrida. A Wiliams com o FW 30 de N.Rosberg (3º) voltava ao pódio que certo modo tinha andado afastada nas últimas temporadas. O Campeão do Mundo, Kimi Reikkonen ganhava a corrida após a volta canhão de F.Massa, que permitiu a polé e vitória do F2008 na prova. R.Kubica (BMW F108), voltava a ser 2º e surpreendia a concorrência no início do campeonato. Mas no Bahrain, o polaco surpreendia com a pole, mas era a Ferrari que fazia a sua 77ª dobradinha da História e o piloto brasileiro dava a resposta aos que diziam “ … não ser capaz de lutar pelo mundial”. Em Espanhao domínio do F2008 é esmagador e K. Reikkonen faz pole e ganha a prova e R.Barrichello batia o record de presenças em GPs com 256. F.Massa a 100% na Turquia, mais rápido nos treinos e domínio absoluto na prova, L.Hamilton obtinha mais um segundo e procurava não perder pontos na luta pelo título. Os BMW sem entrar no pódio eram os mais rápidos depois dos F2008 e dosMP4/23,F.Massa mais uma polé no GP do Mónaco e pela primeira vez desde o sempre lembrado Ayrton Senna, o Brasil tinha um piloto capaz de lutar pelo título. Todavia a chuva complicou a prova de F.Massa(3º) e permitiu uma vitória em que L.Hamilton que foi acompanhado pela sorte dos campeões. No Canadá, festa na BMW Sauber, primeira vitória de R.Kubica na F1 e primeira dupla da equipa, de tal maneira que a 7ª polé de L.Hamilton passou despercebida…de resto o polaco sobre a manobra do inglês que atirou para fora do circuito o F1 de Raikkonen diria: “Fiquei feliz por Lewis ter acertado no Reikkonen”. Na França, J.Trulli sobre ao pódio e Pascal Vasselon , sobre o Toyota F1108, diria: “…o nosso objectivo é ser a auarta equipa”. K.Reikkonen fazia a pole na dobradinha da Ferrari com nova vitória de F.Massa agora na liderança do Mundial de F1. Em Silvestorne, K.Kovalainen faz a sua primeira pole há muito esperada da Mclarem, mas L.Hamilton é quem ganha e R.Barrichello obtém um excelente resultado (3º) para a Honda (RA 108).L.Hamilton , vencia na Alemanha e passava a liderar o mundial e N.Piquet (Renault R28) obtinha o melhor resultado da temporada. A caminho da parte final da temporada, a primeira vitória de K.Kovalainen num circuito em que o MP4/23 esteve muito bem e a pole de Hamilton era a confirmação do potencial da Mclarem, mas a figura da corrida seria T.Glock(2º) que superou dois campeões do Mundo, K.Reikkonen e F.Alonso, com um monolugar incapaz de chegar à vitória. Em Valência, F.Massa dominava treinos e corrida, mas o 2º de Hamilton era suficiente para se manter na liderança. O piloto brasileiro sobre a sua prova era breve e discreto “Não se pode pedir mais …”. Em Spa a luta Hamilton e Massa, atinge o rubro, o brasileiro faz a 5º pole do ano e Massa a 5ª vitória da temporada, dois pontos era a vantagem do inglês. Em Monza. O mundo pareceria estar louco, Sebastien Vettel (Toro Rosso STR3) faz a pole e no final do fim de semana comemora a vitória e os líderes do mundial obtém lugares modestos, Massa é 6º e Hamilton (7º). Em Singapura, finalmente a primeira vitória de F.Alonso na temporada e Hamilton sobe o pódio (3º) e passa a ter 7 pontos de avanço sobre Massa. No Japão, L.Hamilton faz a pole e na corrida pela primeira vez na sua vida S.Bourdais (Toro Rosso) , lidera a corrida, a pressão de ganhar, leva a que Massa e Hamilton cometam alguns erros e F.Alonso obtém a segunda vitória consecutiva a 21ª da sua carreira. L.Hamilton sai de Sahangai com o título quase na mão, são sete de vantagem e F.Alonso não esconde o seu desejo de ver F.Massa, campeão do mundo após os desentendimentos com o piloto inglês em 2007: “Farei tudo para ajudar o Felipe a ganhar o título”. O mundial terminava de forma dramática para F.Massa, faz polé, domina a corrida e festeja o título na última volta, mas T.Glock que rodava à frente de L.Hamilton não consegue segurar o Toyota e Hamilton sobe ao 5º posto na última curva do circuito e é campeão mundial. Para muitos analistas, F.Massa merecia o título, para outros Hamilton era um campeão justo, porque perdera o título em 2007…Classificações Pilotos - 1ºL.Hamilton (GB) 98; 2ºF.Massa (BR) 97; 3ºK.RAikkonen (BR) 75; 4ºR.Kubica (PL) 75; 5ºF.Alonso (E) 61 ; 6ºN.Heidifield (D) 60; 7ºK.Hovailanen(SF) 53; 8ºS.Vettel (D) 35; 9ºJ.Trulli (I) 31; 10ºT.Glock (D) 25; 11ºM.Webber (AUS) 21; 12ºN.Piquet Jr (BR) 19;13ºN.Rosberg (D) 17; 14ºR.Barrichello (BR) 11; 15ºK.Nakajima (J) 11; 16ºD.Coulthard (GB) 8; 17ºS.Bourdais (F) 4 e 18ºJ.Button (GB) 1: -Marcas: -1ºFerrari (172); 2ºMclaren (151); 3ºBMW Sauber (135) 4ºRenault(80); 5ºToyota (56); 6ºToro Russo (39); 7ºRed Bull (29); 8ºWiliams (26) e 9ºHonda (14)
Sem comentários:
Enviar um comentário