sábado, janeiro 09, 2010

2007 - Loeb de novo e a BP Ford nas marcas...


O WRC em 2007, viveu em grande parte da luta entre Sebastien Loeb (Citroen C4) e de M.Gronhom (Ford Focus RS), porém o finlandês ainda antes de terminar a época anunciava o fim da sua carreira desportiva, quando a luta pelo título era possível, criando uma emoção suplementar para a disputa dos rallys disputados no final da temporada. Desde início da época que os principais analistas do Mundial de Rallys registaram que o campeonato iria ser disputado, entre a Citroen e a Ford, a primeira estreava uma nova máquina, mas a experiência do desenvolvimento do Xsara era um grande “handicap”, para o sucesso do novo C4 que marcava o regresso ao WRC. A Ford com o Focus RS já em pleno desenvolvimento e contando como chefe de fila, M.Gronhom era desde logo um argumento a ter em conta. O campeonato desportivamente e como se esperava decidiu-se entre Sebastian Loeb que venceu oito rallys contra cinco de Marcus Gronholm e o seria campeão do Mundo de 2007, mas por marcas a BP Ford WRT, venceria mais três provas, com M.Hirvonem um jovem em ascensão e o único que se aproximou dos líder das duas equipas em disputa pelo título de Marcas. D.Sordo, mais rápido e mais consistente que em 2006 , apesar de uma nítida progressão que o levou sete vezes ao pódio, jamais esteve em condições de vencer as provas que terminou em 2º e foram quatro. Durante a época de salientar alguns apontamentos de referência: A confirmação de D.Carlsson (5º) com um dos melhores pilotos suecos da actual geração, mais ainda longe da geração imbatível no gelo nórdico; a tripla da Ford com a Stobart VK-M Sport através de H.Solberg , na Noruega a completar o pódio e com o título de melhor nacional e mais rápido ao longo do seu rally, que o seu irmão Peter; o regresso do Rally de Portugal ao WRC e o primeiro pódio de P.Solberg numa prova em que o Imprenza continuava a não se revelar competitivo. M.Hirvonen, volta a ser competitivo nas provas sul-americanas, depois da vitória incontestável no México domina a 1º Etapa na Argentina obtendo todavia um honroso lugar no pódio (3º); Na Sardenha primeira dobradinha da BP Ford e na Finlândia, segunda vitória consecutiva após a vitória na Acrópele da Ford e a segunda dobradinha da equipa de M.Wilson numa prova em que M.Gronholm era simplesmente imbatível desde 2000 e era a sua sétima vitória absoluta no seu rally. Hirvonen (2º) e Latvava, eram outros finlandeses que chegaram à vitória nas florestais dos 1000 Lagos. A 10º prova do ano, o rally da Alemanha, marcava a primeira dupla da Ford, porém era o Citroen da Kronos que garantia esse êxito para a marca quando, F.Duval com a versão Xsara se colocava atrás de Loeb, líder oficial da marca, um verdadeiro especialista do rally germânico, que obteve a sexta vitória absoluta e consecutiva desde 2001. No Pacífico, M.Gronhom sumava a 30º vitória da sua carreira e C.Aitkson regularmente batido pelos irmãos Solberg era 4º num tipo de piso que é de resto especialista. Na Catalunha a primeira dobrinha oficial da Citroen numa prova em que D.Sordo esteve perto da vitória, por 19s. Duas semanas depois o cenário por pouco não se repetia mas Gronholm seria mais rápido que o espanhol, os pontos eram preciosos para a luta pelo título. Mas o Japão, Gronholm erra e sai da estrada e M.Hirvonen dominou todo o rally. A Ford obtém um excelente resultado de conjunto com base nas equipas semi-oficiais: H.Solberg (3º); M.Wilson (4º) e L.Companac (5º). Na Irlanda, S.Loeb decide a questão do título com nova vitória e J.Matti Latvava (3º) é o mais rápido dos Focus batendo os carros oficiais. No País de Gales , J.M.Latvav a confirma as suas pontencialidades e rapidez vencendo mais de 60% das classificativas do rally, mas M.Hirvonen que vence pressionado por Gronholm, mas o mais importante era garantir a vitória de marcas. Numa época em que o pódio foi um feudo, da Ford e da Citroen e só episodicamente a Subaru colocou os seus carros que ao longo da época, foram inferiores aos Ford da Stobart VK-M.Sport. Os vencedores da temporada: Monte Carlo - S. Loeb (Citroen C4); Suécia - M.Gronholm (Ford Focus RS); Noruega - M.Hirvonen (Ford Focus RS); México - S.Loeb (Citroen C4); Portugal – S.Loeb (Citroen C4); Argentina – S.Loeb (Citroen C4); Sardenha – M.Gronhom (Ford Focus RS); Acrópele – M.Gronhom (Ford Focus RS); 1000 Lagos – M.Gronholm (Ford Focus RS); Alemanha –S.Loeb – (Citroen C4); Nova Zelândia- M.Gronholm; Catalunha –S.Loeb (Citroen C4); Córsega – S.Loeb (Citroen C4);Japão -M.Hirvonen (Ford Focus RS);Irlanda (S.Loeb (Ford Focus RS) e País de Gales (M.Hirvonen (Ford Focus RS). Classificação (pilotos /10ºs) : 1ºS.Loeb (F) 116; 2ºM.Gronhom (SF) 112: 3ºM.Hirvonen (SF) 99; 4ºD.Sordo (E) 65; 5ºP.Solberg (NOR) 47; 6ºH.Solberg (NOR) 34; 7ºC.Aitkson (AUS) 31; 8ºJ.M.Latvava (SF) 30; 9ºM.Stohl (AUS) 13; 10ºF.Duval (BL) 12. Marcas: 1ºFord (212); 2ºCirtroen (183); 3ºSubaru (87); 4ºFord Stobart (81) e 5ºOMV Kronos Citroen (45).

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