A temporada de 2007 foi um a das mais disputadas de sempre e Kimi Reikkonen foi um campeão improvável numa época em que a Mclaren cometeu muitos erros para evitar o décimo quinto triunfo da sua história. O mundial iniciava-se com a estreia na Austrália como é tradicional com novos pilotos. Lewis Hamilton (GB) o novo recruta da Mclaren, era sem dúvida o mais credenciado, com títulos de campeão nas formulas de promoção na Fórmula Renault/GB (2003), Na Euroseries (F3 - 2005) e no GP2 (2006). Heikki Kovalainen (SF) era outro piloto em ascensão com títulos na World Series by Renault (2004) e era o vice-campeão do GP2 (2005) e tinha já uma época de teste na F1, na equipa Renault. Adrian Sutil (NL) era o campeão em título da F3/Japão (2006) . O mundial iniciava-se com a vitória de K.Reikkonen (Ferrari F2007), o bi-campeão, F. Alonso (Mclaren MP4/22 era segundo e o estreante L.Hamilton também subia ao pódio. Nascia um campeão em potência, Niki Lauda diria ” Ainda é muito cedo para Hamilton ter tamanha responsabilidade”. O inglês voltava ao pódio era 2º e F. Alonso vencia na Malásia, a Mclaren obtinha a primeira dobradinha desde o GP da Austrália de 2000. F.Massa (Ferrari F2007) completava o pódio e diria “Hamilton fez pressão em Alonso, o que é uma vantagem para nós”.No Bahrain, F.Massa faz a pole e vence a corrida, mas L.Hamilton impede uma dobradinha do F2007. Na BMW F1 07, a regularidade de N.Heidifield não passava despercebida era a terceira vez que o alemão terminava em 4º e o F1 mais perto da dupla Ferrari/Mclaren. Na Espanha, F.Massa voltava a ganhar e a fazer a pole e L.Hamilton tornava-se o mais jovem piloto de sempre a liderar um GP (22 anos), mas uma vez mais colocava-se à frente de F.Alonso. No Mónaco, os três do costume, mas com a segunda dupla da Mclaren, F. Massa cumpria e era 3º , enquanto que os BMW continuavam na expectiva mais um 4º agora com R.Kubica. No GP. do Canadá, num circuito desconhecido, ao fim de cinco voltas L.Hamilton faz o primeira pole e vence a corrida, marcada pelo pavoroso acidente sem consequências para R.Kubica, F.Alonso acusa a pressão que a rapidez do seu companheiro determinava e comete cinco erros ao longo da prova, num pódio não habitual, mas que marcava a entrada de N.Heidifield no pódio (2º) e Alez Wurz (Wiliams FW29) (3º). Jackie Setwart era outro ex-campeão da F1 que observava com atenção o talento de Hamilton: ”Não há dúvida que será uma grande estrela” . NO GP dos Estados Unidos, F.Alonso (2º) admitia “Dei o máximo, mas ele foi o mais forte”, L.Hamilton vencia o seu segundo GP seguido e tornava-se um forte candidato ao título. F.Massa completava o pódio, na estreia de Sebastien Vettel, um jovem promissor com vários títulos no Karting e nas fórmulas de pressão, numa carreira relativamente curta no qual contava com os títulos, de vice e campeão da Fórmula BMW nps anos de 2003/2004 e vice-campeão de Euroseries F3 (2006). F.Massa faz a pole, mas é K.Reikkonen que chega à vitória na primeira dobradinha da época do F2007. Em Silvestorne chegava-se a meio da época, K.Reikkonen voltava a ganhar e L.Hamilton (3º) liderava o mundial com 12 pts de vantagem sobre F.Alonso (2º). No GP. da Europa, estreia-se Markus Winkelock (D) com um percurso de sucesso nas fórmulas de promoção alemã, mas era reconhecido com um dos melhores pilotos da DTM antes de passar a piloto de testes da F1. Durante a prova coloca o seu Spyker F8 na liderança da prova durante algumas voltas beneficiando das ida colectiva dos seus adversários à box. F.Alonso ganha a prova e M.Webber (Red Bull RB2) fez o primeiro pódio (3º) de 2007.Na Hungria, estreia-se Sakon Yamomoto, um japonês sem palmarés internacional e L.Hamilton domina os treinos e a corrida. Na Turquia, é F.Massa que domina integralmente o GP. Em Monza dislusão dos “tiffosi” é a Mclaren quem manda, com a 4º vitória em 2007 e a primeira dobradinha de sempre da Mclaren na F1. K.Reikkonen sobe ao pódio e a Ferrari garante o seu 15º título de construtores. F.Massa é quem dava a cara, na hora da derrota em pista : “O F2007 é difícil de pilotar neste circuito, com um pouco de apoio aerodinâmico é nervoso nas travagens”. Em Spa, o F2007, obteve a 3ª dupla e K.Reikkonen a 4º vitória do ano. Os pilotos da Mclarem estão agora sob pressão dos homens da Ferrari. F.Alonso sobe ao pódio (3º) :”Nada mudou na equipa e o objectivo continua a ser o de ganhar corridas e o campeonato” e L.Hamilton (4º) estava simplesmente furioso “ A manobra de Fernando, não foi correcta, nem limpa”, era o princípio do fim dos pilotos da Mclarem na luta pelo título. A rivalidade na Mclarem continuava, em Fuji e L.Hamilton afirmava “Estou na Mclarem para ficar enquanto me quiserem”, num momento que era líder destacado do Mundial após a sua última vitória conquistada em 2007. A.Sutil marcava o primeiro ponto e para a Spyker e dois finlandeses chegavam o pódio, K.kovalainen com o R27 alcançava o resultado do ano (2º). E K.Reikkonen (3º) continuava o seu processo de acumulação de pontos, mas já a 18 pontos de L.Hamilton. Na China, erro de L.Hamilton, F.Alonso é 2º e fica a seis pontos do inglês. K.Reikkonen, obtém a quinta vitória da época e na Ferrari comemora-se a 200ª vitória em GPs. Sebastien Vettel (Toro Rosso STR2) , termina em 4º com um carro pouco competitivo. Tudo se decide no GP do Brasil, os Ferraris dominam o fim-de-semana, F.Massa soma a sua 9ª polé em GPs e K.Reikkonen, comemora simultaneamente a sua 15º vitórias em GP e o seu primeiro título Mundial. No final da temporada, os grandes vencidos seriam, L.Hamilton que diria “Não repitirei estes erros” e Ron Dennis, incapaz de travar a luta no interior do team ainda na primeira parte da época, todavia tal atitude favoreceu a competitividade que marcou a temporada de 2007. Classificações: 1ºK.Reikkonen SF (110); 2ºL.Hamilton (GB) 109; 3ºF.Alonso (E) 109; 4ºF.Massa (BR) 94; 5ºN.Heidifield (D) 61 ; 6ºR.Kubica (PL) 39; 7ºK.Kovalainen (SF) 30; 8º G.Fisichella (I) 21; 9ºN.Rosberg (SF) 20; 10º D.Coulthard (GB) 14; 11ºA.Wurz (AUS) 13; 12ºM.Webber (AUS) 10; 13ºJ.Trukki (I) 8; 14ºS.Vettel (D) 6; 15ºJ.Button (GB) 6; 16ºR.Schumacher (D) 5; 17º T.Sato (J) 4;18º V.Luzzi (I) 3 e 19ºA.Sutil (NL)1. Construtores: 1ºFerrari (204); 2º BMW-Sauber (101); 3ºRenault (51); 4ºWiliams (33) 5ºRed Bull (24); 6ºToyota (13); 7ºToro Rosso (8); 8ºHonda (6) ; 9ºSuper Aguri (4) e 10ºSpyker (1).
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