sábado, janeiro 08, 2011

Dia de descanso no Dakar 2011.

A Wolswagen Motorsport domina o Dakar 2011


S.Peterhansel é o único obsáculo ao domínio dos Tuaregue

O Deserto de Arica um espaço determinante nas classificações finais.


Marc Coma domina nas motos numa prova dominada até ao momento pelos motard ibéricos

O Dakar vive o hoje o seu  dia de descanso, após uma semana morna em que a competitividade só praticamente chegou quando a caravana atravessou a cordilheira dos Andes e enfrentou as primeiras dunas. Nos automóveis, a W Motorsport esteve praticamente sempre no comando, com Carlos Sainz e Nasser Al Attiyah, com uma vantagem mínima ou sempre possível de recuperação por parte de S.Peterhandel. O francês nas etapas tipo WRC ou com muita pedra e lama, terminou sempre atrás dos homens da Wolswagen, todavia em determinados pontos das várias especiais passou pela liderança, o BMW da X Raid acabou mesmo por se impor com a chegada das dunas e apenas um erro de navegação e uma serie de furos impediu que Peterhansel saísse do deserto de Arica com uma vantagem ligeira sobre o actual líder. Porém na próxima semana, a navegação será decisiva nos vales de Copiaco, sem grandes referências de navegação e que a caravana terá que enfrentar até quinta-feira. O regresso à Cordilheira dos Andes , e as suas armadilhas tal como as dunas brancas de Fiambla farão provavelmente mais alguns estragos entre os concorrentes. Entre os semi-oficiais, autênticos privados quando comparados com as equipas oficiais, destacam-se K.Holowczyc e G.Spinelli, o segundo com um Lancer cuja competitividade está longe de ser comparada aos W ou BMW, a fazer uma excelente prova. Também notável tem sido a recuperação do Mini de C.Chicherit que depois de uma fase inicial dramática já está no top 10, ao contrário de Nani Roma, ex-piloto oficial da Mitsubishi que se encontra num modesto 19ºgeral numa prova em que foram poucas as vezes que rodou entre os melhores nas diferentes especiais realizadas. Entre as desistências, de vulto apenas Robby Gordon que enquanto andou em prova, rodou sempre em dificuldades face às sinuosas especiais argentinas mas com a chegada das dunas chilenas o Hummer parou definitivamente. Relativamente aos portugueses Ricardo Leal dos Santos é 11º mas esperava-se melhor pelo facto de estar integrado na X-Raid, nas motos Ruben Faria (4º) e Helder Rodrigues (5º) continuam a brilhar e estão na luta com Marc Coma e Cecil Després pela vitória, embora os pilotos top da KTM deverão discutir a vitória final. Todavia toda a lógica desta reflexão dependerá como sempre da dureza da prova, já amanhã na especial de Arica e Antofagasta, onde o enduro será uma prova a vencer durante cerca de 40 Km. Hoje a caravana está estacionada em Arica num descanso para os pilotos e numa prova de sacrifício para as equipas técnicas que têm mais algumas horas para recuperar, carros e motos.

Sem comentários: