Uma etapa difícil longa e dura, onde a navegação era decisiva.
G.Viliers prometia atacar Peterhandel e chegou ao pódio 24 horas depois
S.Peterhansel vítima de erros de navegação uma característica que não é comum nas suas actuações.
A Etapa de hoje uma das mais difíceis da edição do Dakar de 2011, colocou Nasser Al Ayttayah na liderança do rally demonstrando a sua rapidez e consistência que por razões pouco significativas não lhe deram a liderança mais cedo. Mas era Mark Miller o mais rápido ao Km50 e Giniel Villieners passava colado a S.Peterhansel , a diferença entre os três primeiros era de apenas 21s. No final da manhã, Carlos Sainz era o líder e seguido dos W da equipa com Nasser Al Attiyah, a recuperar o tempo perdido pelo facto de ter partido na liderança e como tal com a responsabilidade de abrir a estrada, S. Peterhansel andava às voltas nas dunas chilenas e perdia 1m 49s.E Mark Miller voltava à liderança ao Km119 embora perdendo 20s para Carlos Sainz que chegava à liderança no final da CP2 e Giniel Villiers perdia 1m17s para o espanhol mas estava ao ataque, uma vez que o BMW da X Raid estava de novo a perder tempo com problemas de pneus , cerca de mais 3m 16s para o espanhol. K.Holowczyc estava com problemas parando duaz vezes e perdendo cerca de 52 minutos e estando já fora do top five. Ao Km191, Carlos Sainz aumentava para 2m 51 o seu avanço sobre os colegas de equipa e Nasser Al Attiyah surgia em 2º a 2m 51 e M.Milher era 3º mas a 5m 55s reflectindo a dureza da etapa, onde os pontos de referência nas dunas simplesmente não existiam. S.Peterhansel continuava a perder tempo e rodava a 7m 27s. Com o início da segunda parte da especial Nasser Al Attiyah recuperava um minuto em cerca de 100Km, Mark Miller estava a 8m58s, mas estava já 3º posição na geral e o BMW da X-Raid perdia-se de novo, de volta à prova estava já a 18m 55s de Carlos Sainz que caminhava já em direcção a Copiaco a menos de 150 Km da especial. Ao Km417, Carlos Sainz voltava a ampliar a vantagem para Al Attiyah mas o mais rápido era S.Peterhansel com o BMW a voar nos trilhos em pedra e a ganhar cerca de 10m00s aos primeiros na estrada. Os Km finais foram marcados por uma recuperação do piloto do Médio Oriente que passou na liderança com 1s de vantagem sobre Carlos Sainz que perdia a liderança do Dakar, no final da especial, Al Attiyah estava esgotado mas triunfava com uma vantagem de 5m 14s. Ou seja a vitória do Dakar está em aberto, amanhã e depois teremos as etapas ligeiras, antes da setapas decisivas de 5ª e 6ª feira. Classificação oficiosa:1ºN.Altttiyah (W); 2ºC.Sainz (W) a 5m14s; 3º G.Villiers (W) 48m45s; 4ºS.Peterhansel (BMW) 1h33m30s; 5ºM.Miller (W) 2h32m23s; 6ºC.Laville (Nissan) 4H48m55s; 7º Leal dos Santos (BMW) a 4h51m29s; 8ºM.Kale (Buggy –SMG) 7h06m57s; 9º N.Roma (Nissan) 10h10m10s e 10ºA.Cox (Nissan) 13h50m32s. Nas motos Francisco Lopez, iniciou a etapa ao ataque e que uma hora de prova, controlava a prova com 2m de vantagem sobre C.Després. Mas ao Km 77, já Marc Coma dominava as operações seguido do seu companheiro de equipa Després a 5s e “Chaleco” ou melhor, o chileno Francisco Lopes já estava a 21s. E o português, Paulo Gonçalves, chegava ao final da CP1 com uma forte dor após um acidente ao Km55, o diagnóstico era uma clavícula partida o fim do rally para o motard nacional. A medida que a etapa avançava, a diferença de Marc Comas ia aumentando e ao Km 118 a vantagem sobre o seu mais directo adversário cifrava-se em 1m58s. Ao Km 143, Marc Comas perdia tempo para a caravana e Hélder Rodrigues rodava em 3º a menos de um minuto de Cyprés. Após a CP3 uma aut~entica revolução, o líder era Lukask Laskwiec com 4m 02 e 4m 27, respectivamente sobre Sebastien Helpern e Alejandro Patronelli, pela primeira vez três Yamanha ‘s, dominavam uma especial. A meio da etapa Marc Coma voltava a descolar da caravana e ganhava quase dois minutos a Després e Chaleco voltava aos lugares do pódio (3º) . Até final as posições mantiveram-se com uma vitória sem contestação do espanhol Marc Coma, cada vez mais favorito para ganhar o Dakar. C.Després é 2º, Chaleco (3º) e Hélder Rodrigues melhor português em 4º.
Nasser Ayattiyah , um final de etapa memorável que lhe valeu a liderança do Dakar .
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