domingo, janeiro 16, 2011

Monte Carlo vai para a estrada esta semana

Depois da II Guerra o Monte Carlo passou a ser um Rally propriamento dito. 


Sebstien Loeb o recordista da prova -em 2007  no ano de estreia do C4 

Miko Hirvonen o último  vencedor e o grande favorito em 2011.




O Rally de Monte Carlo começou por ser uma reunião entre operadores de turismo que se reuniam no Principiado para promoverem o país como destino turístico. As primeiras edições obedeciam a determinados critérios que pouco tinham a ver com uma prova de competição automobilística, no qual se valorizava o número de quilómetros percorridos, o estado da mecânica, o conforto e a linhas de elegância da carroçaria. A primeira edição disputou-se em 1911 e o primeiro nome na lista de vencedores do prestigiado rally seria Henry Rougier num Turcat-Mery. O rally foi interrompido nos períodos das Grandes Guerra e após a de 1914-1918, voltaria a disputar-se a partir de 1928, com novos regulamentos em que a classificação era decidida num percurso comum de regularidade [ Tratava-se de efectuar um percurso preestabelecido a uma determinada média em que cada concorrente devia mostrar as suas habilidades em diversas provas, que serviam para estabelecer uma classificação final ]. Após a 2ºGuera Mundial o Rally voltava disputar-se numa época em que os concorrentes partiam de diferentes capitais europeias e nessa edição chegaram ao secretariado do rally cerca de 1000 inscritos. No final da década de 1960 e na seguinte, a prova tornava-se numa das mais prestigiadas em pareceria com o Safari e o RAC, em função da presença das principais equipas oficiais e da dureza do seu percurso caracterizada pela trilogia: gelo, neve e frio . Mas a sua reputação internacional tornou-se uma realidade inquestionável, com o nascimento do Mundial de Rallys e só as alterações regulamentares das provas do WRC , que tornaram os rallys quase de sprint afastaram esta prova do calendário do Mundial do Rallys sendo hoje uma das principais do IRC que segue dentro dias para a estrada.

Palmarés da prova no Mundial de Rallys.

1973-Jean Clude Andruet/Biche – Alpine Renault 1800s; 1975,1976/1977 - Sandro Munari/Mario Mannucci - Lancia Stratos HF; 1978- Jean Pierre Nicolas/Vicent Laverne -Porsche 911SC; 1979 – Bernard Darniche/Alain Make /Lancia Stratos HF; 1980, 1982, 1983, 1984 –Walter Rohrl/Cristian Geistdorfier/ Fiat 131 Abarth (1980); Opel Ascona 400 (1982); Lancia Rally 037 (1983) e Audi Quattro (1984);1985-Ary Vatanen/Terry Harryman/Peugeot 205 Turbo16; 1986 – Henri Toivonen/Sergio Cresto/Lancia Delta S4; 1987 – Miki Biasion/Tiziano Siviero/Lancia Delta 4WD; 1988- Bruno Saby/J.F.Fauchille/Lancia Delta S4; 1989 –Miki Biasion/ Tiziano Siviero/Lancia Integrale HF; 1990 – Didier Auriol/Bernard Occelli/Lancia Delta Integrale HF; 1991- Carlos Sainz/Luis Moya/ Toyota Celica GT4; 1992/1993 – Didier Auriol/ Bernard Ocelli/Lancia HF Integrale (1992) e Toyota Celica GT (1993); 1994 – Francois Delecour/Daniel Grataloup/Ford Escort Cosworth RS; 1995 –Carlos Sainz/Luiz Moya/Subaru Imprenza 555; 1996-Pactrick Bernardini/Bernard Ocelli/Ford Escort RS Cosworth; 1997 – Piero Liatti/Fabrizia Pons/Subaru Impreza WRC; 1998-Carlos Ainz /Luis Moya/Toyota Celica WRC; 1999/2000/2001/2002/Tommy Makkinen/Risto Mannisenmaki/Mitsubhish Lancer Evolucion e Subaru Impreza WRC (2002). 2006 –Marcus Gronholm/Timo Rautiainen /Ford Focus WRC ; 2003 2004/2005/2007,2008 e 2009 – Sebastien Loeb/Daniel Elena / Citroen Xsara WRC e Citroen C4 (2007 e 2008);





Sem comentários: