sexta-feira, março 25, 2011

Latvava e a Ford domimam nas florestais do Baixo Alentejo


Jari Mati Latvala impõs-se durante a tarde demonstrando maior eficácia que os DS3 WRC

Os Citroen DS3 WRC beneficiaram do facto dos "Fords" abrirem a estrada durante a 1ª secção

Armindo Araújo está a andar a um nível elevado numa excelente estreia do Cooper WRC


Jari Matti Latvava foi sem dúvida a figura do primeiro dia de prova, quando se revelou imbatível durante os troços da tarde em que o Focus RSWRC se revelou mais competitivo que os DS3 WRC, ainda que o finlandês só tenha assumido a liderança da prova após a última passagem pela classificativa de Felizes 2, numa luta constante com Sebastian Ogier, que assumia a liderança do rally na última SS da manhã após a passagem por Felizes 1. Até então Miko Hirvonen liderava a prova sem vencer nenhuma SS, mas muito regular e controlando os andamentos dos pilotos da Citroen, nomeadamente Petter Solberg e Sebastian Loeb, que se revelaram mais rápidos que os Fords beneficiados em parte pelo facto de partiram para estrada atrás dos carros britânicos que perdiam algum tempo pelo simples de facto de serem os primeiros na estrada. No final da sessão, Sebastian Ogier, afirmava que nada estava decidido e esperava ser mais feliz nas classificativas algarvias em que as nuvens de pó poderão condicionar o andamento dos pilotos (se não chover esta noite ), por isso mesmo Jari Matti Latvala afirmava que não estava preocupado com o dia de amanhã apesar de ser o primeiro na estrada nas classificativas da manhã onde o finlandês tem a responsabilidade de abrir os troços nomeadamente o de Almadovar já em terras do Baixo Alentejo, o segundo maior do rally. Igualmente Miko Hirvonem estava pouco preocupado com os DS3 WRC e afirmava que amanhã era o dia de andar ao ataque, evidenciando uma certa fiabilidade e rapidez que os Fords demonstraram pela tarde e que levou a Sebastian Loeb a afirmar que os Focus WRC parecem ter algum vantagem sobre o Citroen DS3 WRC. Por outro lado, os Fords da Stobard mostraram no dia de hoje que os privados estão mais longe dos oficiais e o Minis S2000 depois de uma serie de problemas no Shakedown e antes da SS1, fez para já uma bela estreia e Armindo Araújo, o melhor nacional está andar a um nível muito elevado, fazendo tempos à frente de uma serie de privados do WRC. Haydden Paydon é para já o melhor do PCWR e com uma vantagem notável que sem problemas mecânicos lhe permitirá chegar à vitória na categoria. Relativamente aos vencedores por classificativas, na primeira secção, a Citroen venceu por intermédio de Petter Solberg, Sebastien Loeb e Sebastian Ogier, respectivamente em Santa Clara, Ourique e Felizes, enquanto na segunda Jari Matti Latvava venceu as três classificativas na segunda ronde. Entre os nacionais, Armindo Araújo foi sempre o mais rápido com excepção da passagem em Felizes 2. Todavia, Bernardo Sousa ficaria fora de prova na SS7 após um despiste quando estava na 9º e fazer uma excelente prova, assim os melhores portugueses à geral, para além do português da Itália Mini, Bruno Magalhães (16º) e Ricardo Moura (17º).Geral individual (10ºs).

Classificação Geral - Dia 1
1. Jari-Matti Latvala Ford 1h23m31.4s
2. Mikko Hirvonen Ford + 11.5s
3. Sebastien Loeb Citroen + 13.7s
4. Sebastien Ogier Citroen + 16.7s
5. Henning Solberg Stobart Ford + 2m06.5s
6. Matthew Wilson Stobart Ford + 2m11.2s
7. Armindo Araujo Italia Mini + 3m43.7s
8. Federico Villagra Munchi's Ford + 4m31.9s
9. Kimi Raikkonen Ice 1 Citroen + 4m33.1s
10. Khalid Al Qassimi Abu Dhabi Ford + 4m35.2s

Sem comentários: