domingo, março 06, 2011

Vitória inesperada de Sebastien Loeb






O Pódio do rally do México 2011

Vitória inesperada de Sebastien Loeb depois de uma noite e madrugada dramática
A Ford fez uma prova modesta mas excelente em termos de pontos para WRC

 Peter Solberg um rally sempre a ganhar segundos... faltou o pódio.. 

Nasser Al Ayattiath mostrou mais uma vez que é um piloto versátil e o principal candidato no SWRC


Sebastien Loeb chega à vitória, a quinta no México de forma inesperada, após um despiste de Sebastian Ogier durante a classificativa de Guanajuatito, depois de uma luta intensa entre os dois pilotos ao longo dos três dias de prova em que os Citroen DS3 foram mais rápidos, equilibrados e fiáveis que os Fiesta WRC. Analisar a prova dos dois pilotos da Citroen Sport é francamente fácil a partir do momento em que Sebastian Ogier comete um erro e ficando fora do Rally. Todavia, Sebastian Ogier, foi ligeiramente mais rápido e se à partida do 3º Dia, tinha o rally ganho, o certo é que Sebastien Loeb foi vítima de vários problemas mecânicos que o atrasaram durante a prova de sábado, contudo a Citroen mostrou no México que tem dois pilotos ao mesmo nível e apenas a experiência, desequilibra em favor de Sebastien Loeb. No final Sebastien Loeb em Poliforum, declarava que: “… acho que nós fizemos quase um fim-de-semana perfeito, alguns pequenos problemas, mas não muitos para um carro novo. Estou satisfeito com o desempenho - o DS3 é muito rápido". A Ford ao longo do rally nunca esteve em condições de chegar à vitória e ao colocar os seus dois pilotos no pódio acaba por fazer uma excelente operação e está mais isolada no campeonato de Marcas. De realçar que os Fiestas de fábrica que correram no México eram novos e sem quilometragem em testes e neste âmbito a marca provavelmente pagou caro essa aposta. Na verdade as altas altitudes e temperaturas, tiveram maior efeito na máquina britânica do que na francesa e em termos de andamento Jari Matti Latvala, em determinados momentos andou ao nível dos DS3. Peter Solberg foi outro dos heróis da prova mexicana e os 7 minutos que perdeu com problemas eléctricos impediu provavelmente do piloto norueguês terminar no pódio. Mas, outra lição da prova sul-americana, reside no facto dos carros de fábrica apresentarem já um estado de nível de evolução muito superior aos privados que não tinha ficado claro na Suécia, pelo contrário havia já apostas que os privados podem discutir taco a taco com os pilotos de fábrica. A Stobard, alterou o bom com o mau e Mads Ostberg acaba por fazer um excelente resultado sem nunca contestar os chassis de fábrica como tinha feito na Suécia. Todavia as estrelas da Stobard foram sem dúvida, Mathew Wilson que estava a fazer uma prova muito rápida e consistente antes de desistir com problemas eléctricos e regressado Evgeny Novikov, o russo esteve imparável no segundo dia até disistir com problemas de pressão de óleo. Nasser Al-Attiyah dominou de princípio ao fim e só não foi mais longe porque a diferença entre os S2000 e os WRC é simplesmente abismal.
 Classificação oficial (10ºs)
1. Sebastien Loeb /Citroen DS3 WRC - 3h53m17.0s
2. Mikko Hirvonen /Ford  Focus WRC+ 1m38.4s
3. Jari-Matti Latvala /Ford  Focus WRC+ 2m23.9s
4. Petter Solberg /Solberg Citroen DS3 WRC + 7m18.4s
5. Mads Ostberg /Stobart Ford Fiesta WRC + 8m43.5s
6. Henning Solberg /Stobart Ford Fiesta WRC + 9m50.0s
7. Nasser Al-Attiyah /Barwa Ford Fiesta S2000 + 13m21.5s
8. Martin Prokop/ Czech Ford Fiesta S2000  + 13m35.0s
9. Juho Hanninen /Red Bull Skoda Fabia S2000 + 14m48.7s
10. Federico Villagra/ Munchi's Ford Fiesta S2000 + 48m17.2s






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