A Oreca ganhou em Sebring e fez melhor que a armada da Peugeot Oficial.
Excelente e surpreende prova da equipa americana da HPD
Os BMW3 GT foram imbatíveis na sua categoria
Os grandes nas boxes .....
O 908 da Peugeot foi sem dúvida, o modelo mais eficaz ao longo das 12 horas de Sebring, dominando sem contestação a primeira parte da prova com dois dos seus pilotos, Pedro Lamy e Franck Montagny e apenas sob pressão do HPD de Marino Franchitti. A Audi que não trouxe para o circuito norte americano o Audi R18, ficou praticamente fora da luta pela vitória, quando o Audi nº1, sofreu dois furos e algum tempo depois era Rinaldo Capello que tocando em Marc Gené perdia imenso tempo nas boxes. Nos LMP2, o português, João Barbosa liderava com o Pescarollo Judd enquanto Andy Priaulx era o mais forte nos GT, mas em luta directa com o Ferrai 458 de Jaime de Melo. Com oito horas de prova, Nicolas Lapierre estava a ser pressionado por David Branham, que estava a -2.07s e o HPD ARX-01E colocava-se entre os 908, numa altura em que Stefan Sarrazin, era o piloto mais rápido em pista e apenas os Audi R15 rodavam em tempos semelhantes aos Peugeot. Nos GT, Pierre Kaffer colocava o Ferrari F430 na liderança da prova. Com 253 voltas cumpridas e caminho da 10ª hora, David Branham libertava-se durante os reabastecimentos dos 908 e Pedro Lamy (3º) estava em plena recuperação, sendo mais rápido em pista, rodando em 1.48.23s mas a 66.9s do líder, Andy Priaulx voltava à liderança dos GTS e nova mudança na liderança à passagem da 274º volta, quando Nicolas Lapierre assumia a liderança numa altura em que o Audi R15 de Tom Kristensen a cinco voltas do líder era o mais rápido, rodando em 1.50.87s e encontrava-se já na 4ª posição. Nos GTS, Dirk Mueller mantinha o BMW M3GT na primeira posição e Olivier Beretta colocava o Chevrolet Corvette na frente de Pierre Kaffer que chegou a dominar a categoria, no início da corrida. A uma hora do final, Nicolas Lapierre mantinha a liderança já com uma volta de avanço sobre Simon Pagenoud, que insistia em manter Frank Montagny a 38s e era consistentemente o mais rápido em disputa com Dino Capello, rodando em 1.51.711. A BMW mantinha a liderança agora com Joey Pand. Entretanto, o 908 de Nicolas Lapierre entrava nas boxes e Simon Pagenaud passava para a liderança da prova e o ritmo de prova baixava para o segundo cinquenta , com novas entradas em boxes e Tommy Muller passava a liderar os GTS, pela primeira vez os Corvette ultrapassavam à classe os BMW. Mas, o ritmo voltava a acelerar e a Peugeot com Loic Duval e a BMW com Joey Pand, voltavam a liderar prova e os GTS respectivamente terminadas as paragens dos homens da frente. A entrada da última meia hora. Alex Wurz, atrasado na classificação era o mais rápido dos Peugeot oficiais e fazia a volta mais rápida em 1.48.1s mas Loic Duval continuava na liderança com o Peugeot da Oreca de resto nada de novo nos lugares da frente quando se roda o último quarto de hora de prova a caminho do final da prova e onde apenas o trio da frente roda na mesma volta. A festa começou com a 1ªvitória absoluta da Oreca na LMP1 e no novo campeonato da Intercontinental Cup.
Classificação oficial da prova (10ºs):
Classificação oficial da prova (10ºs):
1.LMP1 Loic Duval /Lapierre/Panis Peugeot 908 HDI FAP 332 voltas
2.LMP1 S. Pagenaud /Franchitti/Branham HPD ARX-01e 332 v
3.LMP1 Franck Montagny/Sarrazin/Lamy Peugeot 908 331v
4.LMP1 A. McNish/ Kristensen/Capello Audi R15+ TDI v 330
5. LMP1 Romain Dumas/Benard Audi R15+ TDI v 330
6.LMP1 Guy Smith/Dison/Chochran Lola B09 86/Mazda v 322
7.LMP1 Neel Jani /N.Prost/Bleken. Lola B10/60 Coupe v 321
8.LMP1 Alexander Wurz /Genédavidson Peugeot 908 314v
9. LMPC Dane Cameron Oreca FLM09 312 v
10.GT Joey Hand BMW M3 GT 312 v
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