sábado, março 26, 2011

Vettel faz a pole e confirma o RB7 com o melhor chassis de 2011



Sebastien Vettel uma qualificação à campeão ....simplesmente

Lewis Hamilton ...superou largamente as potencialidades do MP4/26


Vitaly Petrov ...simplesmente eficaz ... um bom chassis mas sem dúvida uma boa surpreza


O complexo volante da actual F1 tão complexo pela multiplicidade dos seus botões.

Sebastien Vettel tal como se esperava, foi o mais rápido na sessão de qualificação para o GP da Austrália obtendo a sua 15º pole da sua carreira, confirmando que o RB7 é neste momento o chassis mais competitivo, bem evidente pela forma como o Red Bul se impôs nas diversas fases da qualificação e assumindo desde já o favoritismo para a vitória na corrida. A Mclaren voltou a confirmar que o MP4/26 é bastante veloz, como se observava nas negociação das curvas Lauda e Hill, onde Lewis Hamilton travava a fundo mas ganhando alguns décimos de segundo a Mark Webber que assim impediu a primeira dobradinha do RB7, perfeitamente ao seu alcance. Ao contrário, Jenson Button fez uma qualificação muito modesta, não confirmando alguns apontamentos geniais da pré-temporada e das sessões dos treinos livres em que era claramente mais rápido que o seu companheiro da equipa. A Ferrari e a Mercedes, estiveram num plano muito modesto e nesta perspectiva, um lugar no pódio será o melhor que poderão esperar em Melbourne. Vitaly Petrov foi outras das surpresas da primeira qualificação de 2011, ao colocar o R31 entre os favoritos a um lugar no pódio ofuscando totalmente o seu companheiro da equipa que segundo alguns deveria assumir o lugar de líder do team. Numa análise global aos tempos da sessão, um primeiro dado preocupante o pelotão está dividido em três, havendo um fosso de 2s entre os mais rápidos e um terceiro grupo, a rodar a mais de 8s, o que de facto é um obstáculo para a competitividade da prova, num cenário em que os Red Bull, os Mclarem e Fernando Alonso, deverão desde logo se destacar dos demais, porém a fiabilidade, as paragens nas boxes três ou quatro, o talento dos pilotos na gestão do complexo volante tão criticado pela maioria dos pilotos e na utilização do sistema KERS, serão factores intervenientes neste primeiro Grande Prémio em que o nível de acerto e de andamento entre os mais diversos chassis é para já muito desequilibrado mesmo considerando as alterações regulamentares introduzidas para 2011.

Classificação da qualificação
1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m23.529s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m24.307s + 0.778s
3. Mark Webber Red Bull-Renault 1m24.395s + 0.866s
4. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m24.779s + 1.250s
5. Fernando Alonso Ferrari 1m24.974s + 1.445s
6. Vitaly Petrov Renault 1m25.247s + 1.718s
7. Nico Rosberg Mercedes 1m25.421s + 1.892s
8. Felipe Massa Ferrari 1m25.599s + 2.070s
9. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m25.626s + 2.097s
10. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m27.066s + 3.537s
11. Michael Schumacher Mercedes 1m25.971s
12. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m26.103s
13. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m26.108s
14. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m26.739s
15. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1m26.768s
16. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m31.407s
17. Rubens Barrichello Williams-Cosworth
18. Nick Heidfeld Renault 1m27.239s
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m29.254s
20. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m29.342s
21. Timo Glock Virgem-Cosworth 1m29.858s
22. D'Ambrosio Jerome Virgem-Cosworth 1m30.822s
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1m32.978s
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m34.293

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