terça-feira, março 22, 2011

Palmarés do Rally de Portugal


Markku Allen um piloto venerado em Portugal pelas suas vitórias

 Miki Biasion impôs o Integrale na época dos Grupo A 


Sebastien Loeb o primeiro vencedor no regresso de Portugal ao WRC


Recordar 2010....




A história do Rally de Portugal confunde-se com o próprio Campeonato do Mundo de Rallys, se é certo que a prova se inicia em 1967, só encontra a sua internacionalização e reconhecimento internacional em 1971 , quando passa integrar o Europeu de Rallys. Nesse percurso a denominação de Rally Internacional de TAP manteve-se desde a sua 1ª edição até 1974. Em 1975 a companhia área nacional como principal patrocinador é substituída pelo Vinho do Porto, o Rally começa a chamar-se Rally de Portugal, passando o nome dos patrocinadores a estarem associada a designação principal que se identifica com o país organizador. Em termos de traçado até 2001, o Rally desenrolava-se no norte e centro do país e terminava com a célebre ronde da noite de Sintra que levava milhares de pessoas aquela vila dos arredores da capital portuguesa. Porém e após o temporal que se abateu na edição de 2001, a prova saía do mundial, voltando de novo em 2007 com um novo itinerário que consagra o sul do País, o Algarve e as terras vizinhas do Alentejo. Estas duas realidades temporais, destaca-se desde logo, pela forma e estrutura do rally, até 2001, um rally duro, demolidor e cuja organização foi em diversos momentos ímpar chegando a ser considerado por várias vezes o melhor rally do mundo. A partir de 2009, o rally Português tem se destacado pela sua forma concentrada, com um bom piso de terra onde se anda de forma veloz e onde a organização e o comportamento do público é um ponto alto, longe dos riscos que pilotos e máquinas, que tinham que enfrentar nas décadas de 1970, 1980 e 1990, devido ao seu comportamento suicida nas famosas classificativas da Lagoa Azul, Peninha ou o chamado salto de Fafe. Desportivamente o Rally conheceu vários heróis e um deles o seu organizador e director desportivo que levou a prova portuguesa ao mais alto degrau dos rallys mndiais, César Torres. Na estrada, Markku Allen tornou-se o grande ídolo dos portugueses, mas as recordações da prova não permitem esquecer a célebre noite de Sintra em 1973 em que 4s separam Markku Allen (Fiat 131 Abarth ) e Hannu Mikkola (Ford Escort RS1800), à entrada do último troço e só um futuro acaba com a luta entre os dois finlandeses de forma ímpar ao longo do rally. A vitória majestosa de Walter Rohrl (Fiat 131 Abarth) em 1980, decidida nos 43 Km de Arganil sob um nevoeiro cerrado em que o alemão arriscou de forma destemida chegando a ganhar nessa especial, 4m 40s a Markku Allen que procurava mais uma vitória no rally português. Em 1986, a primeira vitória de um português numa prova do mundial de rallys, Joaquim Moutinho chegava ao triunfo em circunstâncias dramáticas, Joaquim Santos em Ford RS200 despistava-se sobre a multidão na classificativa da Lagoa Azul e, alguns minutos antes Timo Salomen (Peugeot 205 Turbo16) dera um toque num operador de câmara. As equipas oficiais abandonavam a prova e era o pronuncio do fim dos Grupo B que face às centenas de cavalos e ao desaparecimento por acidente mortal de pilotos top como Atílio Bettega e Henri Toivonen e aos múltiplos acidentes, os Grupo B eram banidos dos rallys da FIA. Massimo Biasion, Carlos Sainz, Colin McRae, Tommy Makkinen e Sebastien Loeb, eram as novas vedetas ….e no caso do francês é sem dúvida um dos favoritos para a edição de 2011, tal como Sebastian Ogier ou Jari Mati Latvava, que são sem dúvida os jovens lobos da nova geração, numa prova em que será um tira teimas, entre a Ford e a Citroen, que venceram as duas provas iniciais do campeonato e que têm num rally neutro a possibilidade de mostrar quem está à frente.
Palmarés da prova no WRC:
1973 - Jean Luc Therier /J.Jaubert – Alpine Renault 1800S
1974 - Rafaello Pinto /A.Bernacchini/Fiat 124 Abarth
1975 -Markku Allen/I.Kivamaki / Fiat 124 Abarth
1976 - Sandro Munari/S.Maiga/Lancia Stratos HF
1977 - Markku Allen /I.Kivamaki /Fiat 131 Abarth
1978 - Markku allen/I.Kivamaki/Fiat 131 Abarth
1979-– Hannu Mikkola /A.Hertz /Ford Escort RS1800
1980 - Walther Rohrl/ C.Geisdorfer/Fiat 131 Abarth
1981 - Markku Allen /I.Kivamaki/Fiat 131 Abarth
1982 - Michele Mouton /F.Pons/Audi Quattro S1
1983 - Hannu Mikkola /A.Hertz/Audi Quattro S2
1984 - Hannu Mikkola/A.Hetz/ Audi Quattro S2
1985 - Timo Salomen/S.Harjanne/Peugeot 205 Turbo16
1986 - Joaquim Moutinho/E.Fortes/Renault R5 Turbo
1987 - Markku Allen /I .Kivamaki /Lancia Delta 4WD
1988 - Massimo Biassion /C.Cassina/ Lancia Delta Integrale HF
1989 - Massimo Biassion/T.Siviero/ Lancia Delta Integrale HF
1990 - Massimo Biasion/T.Siviero/ Lancia Delta Integrale HF
1991 - Carlos Sainz/L.Moya/ Toyota Celica GT4
1992 - Jukka Kankkunen /J.Pironen/Lancia Delta Integrale HF
1993 - François Delecour/D.Grataloup/Ford Escort Cosworth
1994 - Jukka Kankkunen / N.Grist/Toyota Celica GT4
1995 - Carlos Sainz/ L.Moya /Subaru Impreza 555
1996 - Rui Madeira/N.Silva/Toyota Celica GT4
1997 - Tommy Makkinen/S.Harjane /Mitsubish Lancer EvoIV
1998 - Colin McRae/N.Gristy/Subaru Imprenza 555
1999 - Colin McRae/N.Gristy/Ford Focus WRC
2000 - Richard Burns/R.Raid/Subaru Imprenza WRC
2001 - Tommy Makkinen/R.Mannisenmaki/Mitsubhish Lancer Evo IV
2009 – Sebastien Loeb /D.Elena/Citroen C4 WRC
2010 – Sebastian Ogier/J.Ingrassai/Citroen C4 WRC.

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