sábado, agosto 15, 2009

1962- O duelo entre Hill e Clark

A temporada de 1962, foi marcada pelo duelo entre dois britânicos, Granham Hill e Jim Clark, que dividiram entre sete vitórias em Grandes Prémios em nove possíveis, apenas o Cooper T-60/Climax de Bruce McLarem no Mónaco se intrometeu na luta pelo título decidida na última prova do mundial no GP. da África do Sul (Easton London). Uma vez que Granham Hill e Jim Clark surgiram empatados pontualmente porém a eficiência do BRM P-57 de Hill foi determinante nas ruas de East London apesar da modernidade do Lotus 25 /Climax de Clark. O ano de 1962, viu encerrar a carreira de uma das maiores lendas da Fórmula 1. De realçar ainda que a Porsche alcançou a sua primeira e última vitória na F1 no GP da França (Rouen), através de Dan Gurney, abandonando no final da época a Fórmula Um. O projecto Porsche iniciado em 1960, com carros providos de antiquados motores de quatro cilindros, subira consideravelmente a fasquia em 1962, com o Porsche 908, impelido por um motor horizontal de oito cilindros de 66x54,66 mm e 1.494 cm3 que desenvolvia consideravelmente 185 CV a 9.200 rpm. Stirling Moss abandonava a Fórmula 1, após um acidente fora do campeonato (Goodwood), que o debilitou para o automobilismo. Moss entrava para a história como um verdadeiro campeão sem nunca ter vencido um campeonato de Fórmula 1. Estreou-se com HWM no GP de Berne e disputou 67 GPS e obteve 14 vitórias e 21 pódios e foi quatro vezes vice - campeão do Mundo, alguns abandonos inesperados e a sombra de Fangio afastou-o sempre de um título que se avinhava no início de cada época. Mundial de Pilotos: 1ºGranham Hill (GB) 42; 2ºClark (GB) 30 3ºMclarem (NZ) 27; 4ºSurtees (GB) 19 5ºGurney (EUA) 15 6ºP.Hill (USA) 14; 7ºMaggs (AS) 13; 8ºGhinter (GB) 10; 9ºBranham (AUS) 9; 10ºTaylor (GB) 6; 11ºBaghetti (I) 5 12ºR. Rodriguez (MEX) e Bandini (I) 4 14ºMairesse (BEL) e Bonnier (SUE) 3 ; 16ºIreland (GB) e Beufort (HOL) 2; 18ºGregory (EIA) e Lederle (AS) 1. Mundial de Marcas: 1ºBRM 42; 2ºLotus (36)3ºCooper (29) 4ºLola (19) 5ºPorsche e Ferrari (18); 7ºBranham 6.

Sem comentários: