domingo, maio 08, 2011

Sebastien Loeb comemora a 63ª vitória absoluta na Sardenha.


Sebastien Loeb uma vitória estratégica numa vitória quase assegurada no 1º Dia 


 Mko Hirvonen um bom resultado numa prova que os Focus mostraram que podiam vencer...?


Petter Solberg simplesmente ofuscou a nova estrela da Citroen - Sebastien Ogier

Daniel Sordo cumpriu a sua missão, o Mini WRC é para já um bom projecto.  


Armindo Araújo complementou a excelente participação da Mini  ficando à entrada do Top10


Otto Tanak, rei e o senhor na SWRC  do princípio ao fim.
O Rally da Sardenha aproxima-se do seu final, quando neste momento preciso os primeiros d WRC’s, já iniciaram o Power Stage em Gallura 2, numa altura em que Sebastien Loeb continua a liderar a prova sem qualquer adversidade. A secção de hoje iniciou-se em plena madrugada, quando às 05h50m, Sebastien Loeb abandonou o Parque Fechado em Olbia, para disputar a SS mais curta do dia 3 em Gallura 1, onde uma vez mais, Jari Matti Latava, venceu perante um P.G.Andersson que voltou a dar um ar da sua graça no rally italiano fazendo o 2ºtempo, surpreendendo tudo e todos, enquanto Sebastien Loeb perdia alguns centésimos de segundo, Sebastian Ogier era o piloto de serviço da Citroen ganhando mais 3s a Petter Solberg na luta entre os dois Citroen, o oficial e o privado, que se tornou o pólo de interesse do dia de hoje. Seguia-se a passagem em Gallura 1, troço longo com 24.5 Km e com Petter Solberg ao ataque ganhando algum tempo a Sebastian Ogier, mas uma vez mais era Jari Matti Latvava, que se impunha com um tempo canhão com Sebastien Loeb a 7s. Mas, em Terranova, outro dos troços longos do rally, Petter Solberg procurou arrumar de vez a questão do pódio, sendo o mais rápido surpreendendo a armada dos Focus da WRC que se situaram nos lugares imediatos e ganhando um lugar no pódio. Na Mini, Daniel Sordo continua na 6º posição, numa prova em que a experiência, confiança e a estratégia táctica, permitirá à equipa britânica sair da Sardenha com alguma satisfação uma vez que o seu WRC ao logo do rally não apresentou qualquer problema de juventude, muito comum quando se estreia um modelo ao mais alto nível. Para o português, Armindo Araújo está à beira da entrada no top 10, mas sempre são 30s de diferença relativamente a Nasser Al Attiyah mesmo considerando que o piloto do Médio Oriente tripula um S2000, todavia ainda não controlou no final de Gallura 2 e se assim for o português entra no Top10 ( mas não foi assim que aconteceu e pouco depois Nasser controlava).  Ott Tanak que já terminou a Power Stage tem provisoriamente o 6º tempo foi sem dúvida a grande vedeta na S2000 impondo-se com autoridade ao longo do rally e que é de facto notável considerando que se trata de um piloto mais habituado à produção. Os tempos oficiais da Power Stage começam a surgir e Jari Matti Latvava é o mais rápido até ao momento numa altura em que nenhum dos carros oficiais com excepção do finlandês ainda entrou na SS. Mas, uma das boas notícias do Rally Sardenha foi sem dúvida o excelente andamento dos Focus oficiais que em circunstâncias normais podiam eventualmente ganhar a prova, Jari Matti Latvava entrou mal e a primeira SS foi o fim do seu rally enquanto que Miko Hirvonen, esteve ao nível de Sebastien Loeb mas problemas com os pneus no final do 1º dia, afastaram-se definitivamente de uma possível vitória. Confirma-se o pódio de Petter Solberg apesar de Sebastian Ogier ter sido mais rápido na Power Stage e quando apenas falta controlar Sebastien Loeb, há que destacar na prova transalpina a fiabilidade dos DS3 menos rápidos que os Focus WRC mas sem registo de qualquer problema que condicionasse a aplicação dos seus pilotos, todavia se Sebastien Loeb demonstrou que ainda é rei e senhor na equipa oficial francesa, Sebastien Ogier esteve muito longe do nível do piloto da Petter Solberg WRT, neste momento Sebastien Loeb controla no final da Power Stage com o melhor tempo, somando mais alguns pontos, aos da vitória absoluta que assegura a sua primeira vitória absoluta em 2011 numa prova que valeu pelo rapidez do primeiro dia e pela estratégia de controlar a concorrência, atacando onde era necessário e reduzindo o andamento sempre que os seus adversários estavam com problemas, enfim uma prova há campeão …. Simplesmente.
Classificação oficial provisória 

1º Sebastien Loeb /Daniel Elena Citroen DS3 WRC 3.45'40''900
2º Mikko Hirvonen/ Jarmo Lehtinen Ford Fiesta WRC +11''200
3º Petter Solberg/ Chris Patterson Citroen DS3 WRC +23''800
4ºSebastien Ogier/ Julien Ingrassia Citroen DS3 WRC  +1'31''500
5ºMads Ostberg /Jonas Andersson Ford Fiesta WRC +2'42''600
6 º Dani Sordo /Carlos Del Barrio Mini WRC  +3'27''600
7ºOtt Tanak /Kuldar Sikk Ford Fiesta S2000 +7'10''900
8º Juho Hanninen /Mikko Markkula Skoda Fabia S2000 +7'37''600
9º Matthew Wilson /Scott Martin Ford Fiesta WRC +8'00''400
10ºMartin Protok/Ford Fiesta S2000+33m09s

Sem comentários: