Sebastien Vettel ganha aos décimos ....a sua 14ª vitória absoluta.
Os MP4/26 mostraram-se muito competitivos na Catalunha ....
Fernando Alonso fez uma boa prova mas os pneus duros afastaram decisavamente do pódio na fase final do GP
Os pneus foram mais importantes que o sistema KERS espera-se pelos super finos a estrear no GP do Mónaco.
O bom gosto do Banco Santander
Sebastien Vettel vence pela quarta vez em 2011 e obtém a sua 14º vitória em GPs num Grande Prémio em que a vitória foi discutida até à ultima volta, ainda que o germânico jamais deixou a liderança no último terço da prova. O GP da Espanha iniciou-se com uma surpresa quando Fernando Alonso, assumiu a liderança logo no final da 1ª volta perante a saudação explosiva do seu público. O F150 Itália, manteve-se na liderança durante as primeiras quinze voltas, altura em que perde o comando da prova, para Lewis Hamilton que benefecia da 1ª paragem de Sebastien Vettel que estava em plena recuperação e sem perder muito tempo volta à prova em 3º. A partir e até final, a luta centrou-se em Vettel e Hamilton, com vantagem para o britânico que até à 3ª paragem entrava sempre mais tarde ganhando algum tempo ao germânico. Todavia, no último terço, Sebastien Vettel dominou a prova sempre com escassa vantagem sobre o piloto do MP4/26 que graças ao sistema DRS aproximava-se perigosamente do RB7, mas sem o ultrapassar. Nos lugares, seguintes os segundos pilotos das equipas britânicas, com Mark Webber a garantir mais um pódio, mas sem nunca se envolver na luta pela vitória e durante parte da prova a seu objectivo era ultrapassar Fernando Alonso o que aconteceu com toda a normalidade apesar do problema que seu chassis relativamente ao aproveitamento a 100% do sistema KERS. Jenson Button, que perdeu-se na classificação, limitou-se a aproveitar as potencialidades técnicas do MP4/26 numa recuperação a todos os títulos notável, considerando ainda que foi o único piloto a fazer quatro paragens e beneficiando da má estratégia na escolha de pneus da Ferrari, que rodou com pneus duros na parte final e que tirou todas as hipótese de Fernando Alonso, manter o 4º e de Filipe Massa, manter-se nos pontos, na medida que seria ultrapassado com toda a facilidade pelos Saubers que utilizavam pneus lentos. A Mercedes voltou a entrar no Top 10 mas entre os pilotos que marcaram pontos destaca-se Nick Heidifield de último para 8º, um piloto que na temporada de 2011, tem sido capaz de fazer o melhor e o pior e o rokkie, Sérgio Perez fez os seus primeiros tempos. O regresso à Europa, volta a provar que o RB7 e o MP4/26, estão muito à frente dos Ferraris e dos Mercedes, mas o Mclaren na Catalunha mostra já um maior equilíbrio técnico e está mais perto do Red Bull.
Classificação absoluta
1. Vettel Red Bull-Renault 1h39:03.301
2. Hamilton McLaren-Mercedes + 0.630
3. Button McLaren-Mercedes + 35.697
4. Webber Red Bull-Renault + 47.966
5. Alonso Ferrari + 1 lap
6. Schumacher Mercedes + 1 lap
7. Rosberg Mercedes + 1 lap
8. Heidfeld Renault + 1 lap
9. Perez Sauber-Ferrari + 1 lap
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
11. Petrov Renault + 1 lap
12. Di Resta Force India-Mercedes + 1 lap
13. Sutil Force India-Mercedes + 1 lap
14. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
15. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
16. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 2 laps
17. Barrichello Williams-Cosworth + 2 laps
18. Trulli Lotus-Renault + 2 laps
19. Glock Virgin-Cosworth + 3 laps
20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 3 laps
21. Karthikeyan HRT-Cosworth + 4 laps
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