sexta-feira, maio 20, 2011

Vulgar, estável e rápido...o Saab 96V4 ...simplesmente..

Simo Lampinen um dos pilotos não suecos que fez história com o 96V4

 Stig Blomqvist , o piloto com melhor palmarés da Saab
Per Eklund deu ao 96V4 a sua última vitória no Rally da Suécia em 1976 

O Saab 96V4 sem ser um super carro, mas antes um carro familiar, foi sem dúvida uma das marcas de referência, durante a década de 1960 e 1970 é quase imbatível num dos rallys em que os pilotos suecos eram imbatíveis, o seu Rally. O 96V4 foi igualmente um modelo raro de sobrevivência, nascido em 1960 manter-se-ia competitivo durante mais cerca de 15 anos, inicialmente disponha de um motor com pouco menos de 1000 cc. Mas, a partir de 1968, passou a estar equipado com o motor V4 de 1.500 da Ford, de tracção traseira, tornando-o mais competitivo graças também à sua extraordinária estabilidade e à possibilidade de evolução da sua motorização, que na sua última fase de desenvolvimento chegou a debitar cerca de 180 Cv para um peso de 880 Kg. O fim da sua época terminou em 1976 quando a Saab estreou o seu modelo o 99 EMS que jamais fez esquecer aquele modelo que tinha também uma característica muito particular e quase humorística, quando capotava, o seu tecto curvilíneo permitia o regresso do 96V4 à posição normal, que o diga Ingvar Carlsson, que passando por tal experiência, nada impediu de chegar à vitória. As suas vitórias sucederam-se em provas que se tornaram clássicas no Mundial de Rallys ainda antes da sua existência. Em 1960, nos 1000 Lagos, os Saab dominam o pódio, num dos resultados mais impressionados da história da marca. Erik Carlsson, sueco como quase todos os pilotos que tripularam o 96V4, venceu uma serie de provas com grande significado internacional, em 1960 e 1961, a vitória no já desaparecido Rally Sol da Meia e no RAC (1960 e 1961) quando os britânicos eram os grandes dominadores do seu rally; 1962 e 1963, a grande vitória no Rally Monte Carlo prova única e ímpar do calendário internacional cujo triunfo, em termos publicitários era idêntico à vitória num campeonato da especialidade. Em 1967, no Rally da Checoslováquia a última grande vitória de Erik Carlsson. Na década de 1970, desapontava dois dos melhores pilotos de sempre da Suécia e do Mundial de Rallys, Stig Blomqvist e Per Eklund, que formariam a equipa oficial da marca nórdica, que jamais disputou o Mundial mas algumas provas como a Suécia, 1000 Lagos e RAC: Principais resultados: 1970 - Suécia (Blomqvist); 1971 - 1ºSuécia e 1ºRAC (Stig Blomqvist - Campeão da Suécia de Rallys); 1972 – 1ºSuécia e 2ºRAC (Stig Blomqvist );  3ºAlpes Austríacos e 5º1000 Lagos (Per Eklund); 1973 – 1ºSuécia e 1ºChina (Stig Blomqvist - Campeão da Suécia de Rallys); 2ºSuécia e 3ºAlpes Austríacos (Per Eklund); 1974 - 4º1000 Lagos e 2ºRAC (Stig Blomqvist); 1975 - 2ºSuécia, 1ºPolar, 2ºÁrtico e 5ºHessen (Stig Blomqvist – Campeão da Suécia de Rallys); 4º Suécia, 4º 1000 Lagos e 3ºPolar( Per Eklund); 1976 – 2ºSuécia; 2ºRac; 1ºBoucles Spa (Campeão da Suécia Rallys); 1ºSuécia (Per Eklund). Em 1977, surgia a primeira vitória do 99 EMS a terceira de Stig Blomqvist e o velho 96V4 continuaria a sua carreira com pilotos privados até 1978 , era o fim do “super-carro” sueco, que sem fazer nenhum campeonato Mundial foi a nível de Marcas: 4º em 1973; 9º em 1974; 8º 1975 e 4º 1976 e somou tês vitórias absolutas e mais sete na década de 1960 em Rallys que viriam a integrar o WRC.

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