sábado, julho 30, 2011

Sebastian Loeb a vitória esperada após uma prova rápida e táctica...



Sebastien Loeb uma prova rápida mas sobretudo sem erros ...


Miko Hirvonen uma prova sensacional ou o vencedor moral....

Sebastian Loeb torna-se o primeiro não nórdico a bisar nos 1000 Lagos numa prova em que o líder da Ciroen Total WRT esteve sempre na frente, controlando o andamento dos seus adversários e não se aventurando na luta pelas vitórias nas classificativas com Miko Hirvonen que se não fosse o toque inicial provavelmente teria sido o vencedor da prova, mas nos rallys o se ….não existe. Assim, uma vitória indiscutível com uma parte final do dia 3 para cumprir programa e nada preocupado com a aproximação de Jari Matti Latvala que recuperou cerca de 8s e acabou mesmo por desalojar Sebastian Ogier vítima de um furo. Sebastian Ogier estava muito desiludido mas acabou por admitir que o rally era muito duro e os homens da Ford eram mais eficazes nas florestais que bem conhecem. Mas, para a nova esperança dos rallys internacionais foi simplesmente uma má operação pois perdeu a possibilidade de ganhar o rally na luta com Sebastian Loeb e ainda acabou por perder a segunda posição. Jari Mati Latvala, também não estava feliz no final da prova, assumindo que “acordou tarde demais” e neste contexto admitiu que a vitória estava ao seu alcance, atendendo ao potencial do Fiesta WRC RS como confirmou Miko Hirvonen, que esteve inalcançável esta tarde não só ultrapassou Mats Ostberg que muito fez para defender a sua 5ª posição, mas Petter Solberg que realizou uma das piores provas da temporada de 2011. Na Mini WRC a desistência de Daniel Sordo na SS21 – Isojärvi, com um problema mecânica foi uma desilusão atendendo à excelente prova do espanhol, já que Kris Meeke que também abandonou com problemas de radiador e sobreaquecimento, jamais andou ao nível dos melhores WRC uma realidade normal para quem corre pela primeira vez nas florestais finlandesas. Entre os portugueses, Armindo Araújo seria 17º e conseguiu levar o Mini Cooper WRC ao final, mas sem ritmo para os melhores WRC. Enquanto, Bernardo Sousa era 24º mas 6º na SWRC e somou mais alguns pontos para o seu campeonato, ocupando o 3ºposto. Juho Haninen ao vencer nos 1000 Lagos passa a liderar o SWRC, numa prova em que o piloto da Skoda jogou em casa com a responsabilidade de vencer o que veio a conseguir.

Classificação oficial.

1. Sebastien Loeb /Citroen DS3 WRC - 2h39m37.0s
2. Jari-Matti Latvala/ Ford Fiesta WRC RS+ 8.1s
3. Sebastien Ogier /Citroen DS3 WRC + 12.8s
4. Mikko Hirvonen /Ford Fiesta WRC RS + 1m09.1s
5. Petter Solberg /Solberg Citroen DS3 WRC + 1m16.2s
6. Mads Ostberg /Stobart Ford Fiesta WRC RS + 1m27.8s
7. Henning Solberg /Stobart Ford Fiesta WRC RS + 3m25.5s
8. Mateus Wilson /Stobart Ford Fiesta WRC RS + 3m53.2s
9. Citroen Kimi Raikkonen/ gelo Ford Fiesta WRC RS + 3m59.8s
10. Juho Hanninen/ Red Bull Skoda Fabia S2000 + 5m13.7s

Numa altura em que a maioria da caravana do Rally está de regresso a Pavijonki para a ronde final a luta pelas vitórias nas SS entre Sebatian Loeb e Miko Hirvonen, tornou-se outro pólo de interesse da prova finlandesa.Com Sebastian Loeb a se impor logo ao amanhecer mas com Miko Hirvonen a vencer as três últimas sessões da manhã. Todavia o piloto francês mantêm-se na liderança e Mats Ostberg continua a defender-se de Miko Hirvonen e quando pode ataca Petter Solberg como sucedeu logo na SS12 em Leusti em que o piloto da Stobart atacou forte ganhando 3s ao piloto da Citroen que andou também no máximo. Nesta especial Sebastien Loeb ampliava a vantagem em relação à concorrência fazendo um tempo impressionante e ganhando cerca 7s a Sebastian Ogier nos 21.35 Km de Leustu 2. Em Surkee 1, o campeão do Mundo voltava a ganhar 2s ao seu colega de equipa, que afirmava: … que tinha feito um bom tempo mas Loeb está a rodar muito forte e é difícil aguentar o seu ritmo…..Petter Solberg por sua vez continuava a admitir “ …que não tem um bom carro para esta prova … “ , uma vez que os tempos realizados não o deixavam feliz. Em Urria1, iniciava-se o forte ataque de Miko Hirvonen durante a manhã de hoje batendo a dupla dos DS3 nas três classificativas do final da manhã enquanto que Jari Matti Latvala, afirmava que o acerto do Focus WRC RS estava bem, mas os tempos não reflectiam essa realidade e nesse contexto rematava que ainda havia muito por fazer. Na manhã de hoje, há que referir o excelente desempenho de Kimi Reikkonen que subiu ao top 10, numa lógica de andamento que é comum no ex-piloto da F1, há medida que se manifesta a sua adaptação ao piso, vai melhorando os seus cronos, enquanto que Hening Solberg beneficiou dos problemas de juventude do Mini Cooper WRC de Kris Meeke e da adaptação e um ritmo e piso, desconhecido do britânico. Juho Häninen desceu para 12º, mas mantém-se isolado na liderança dos S2000 de resto a potência dos WRC não permitiu ao piloto da Skoda brilhar como aconteceu nos dias anteriores. Os portugueses continuam a sua aprendizagem nos saltos e nas rápidas florestais finlandeses, Armindo Araújo é o 17º e Bernardo Sousa está em 24º.


Classificação provisória no agrupamento em Paviljonki


1.Sebastien Loeb/Citroen DS3 WRC - 2h03m03. 2ºSebastian Ogier/Citroen DS 3 WRC + 10.8; 3º J.Matti Latvala/Ford Fiesta RS WRC – a 20.2s; 4º Petter Solberg /Citroen DS 3 WRC + 1m12s; 5ºMats Ostberg/ Ford Fiesta RS WRC – a 1m27s; 6ºMiko Hirvonen /Ford Fiesta RS WRC – a 3m33s ; 7ºDaniel Sordo/Mini Cooper WRC – 2m1s; 8º Hennin Solberg/Ford Fiesta RS WRC; 9ºHenning Solberg /Ford Fiesta RS WRC - a 3m 02s e 10ºKris Meeke/Mini Cooper WRC -3m 12.




Sem comentários: