Sebastien Loeb a caminho da vitória dos 1000 Lagos ....resistirá à pressão
Jari Matti Latvala não está na frente mas é o piloto mais popular na estrada ....
Sebastian Loeb mantém-se na liderança após ao segundo dia, apesar da pressão de Sebastian Ogier e de Jari Matti Latvala, que como se esperava entrou na luta pela vitória absoluta durante a tarde de hoje. Todavia, o campeoníssimo francês não está isolado na liderança, pela penalização que sofreu à entrada de Mynnila. A partir de então foi impressionante a velocidade do DS3 WRC na última florestal do dia, recuperando a liderança em 12.7 Km, beneficiando do modesto tempo efectuado por Sebastian Ogier que abrandou o ritmo numa altura em que não era previsível que Sebastian Loeb fizesse o tempo canhão que constitui a façanha do dia. Nas classificativas, do final do dia, os Fiesta WRC RS, continuaram na luta directa pela vitória nas SS e se Miko Hirvonen voltou a subir na geral, a esperança da Ford está no comportamento de Jari Matti Latvala que se encontra na luta pela vitória, num rally que vai para a estrada no 3º dia, com os três primeiros envolvidos numa batalha directa, cuja emoção jogar-se-á ao longo das nove florestais nórdicas. Petter Solberg está consolidado no 4º lugar com um minuto de vantagem sobre Miko Hirvonen, que fez uma prova ao sprint, ficando a 27s de Mads Ostberg que à chegada em Payijonki era recebido como um herói pela Stobart, mas deverá perder o 5º ainda durante o início da manhã de sábado. No grupo dos mais rápidos, confirmados o abandono com problemas de motor de Jari Ketomaa que ainda terminou a SS8 mas em dificuldade e Otto Tanak que andou com um S2000 ao nível dos WRC. Os Mini estão a resistir muito bem à dureza e a multiplicidade das lombas finlandesas e Kris Meeke está mais próximo de Daniel Sordo que conhece melhor os pisos dos 1000 Lagos. Entre os portugueses, Armindo Araújo voltou a ganhar lugares (20º) e Bernardo Sousa, depois dos problemas mecânicos que conheceu durante a manhã, ocupa a 25º, nesta prova em que as equipas portuguesas estão sobretudo a fazer a sua aprendizagem numa prova em que se anda sempre de “prego no fundo”.
Classificação Geral - 2ª Etapa
1. Sebastien Loeb /Citroen DS3 WRC/ 1h29m01.3s
2. Sebastien Ogier /Citroen DS3 WRC + crono 1.5s
3. Jari-Matti Latvala/ Ford Fiesta RS WRC + 2.6 s
4. Petter Solberg /Solberg Citroen DS3 WRC + 29.2s
5. Mads Ostberg/ Stobart Ford Fiesta WRC RS + 1m00.1s
6. Mikko Hirvonen Ford Fiesta WRC RS + 1m28.7s
7. Dani Sordo /Mini Cooper WRC + 1m36.2s
8. Kris Meeke /Mini Cooper WRC + 1m51.0s
9. Juho Hanninen/ Red Bull Skoda Fabia S2000 + 2m04.0s
10. Henning Solberg/ Stobart Ford Fiesta WRC RS + 2m06.1s
Neste momento a maioria dos concorrentes está em plena florestal de Kolvukeha, numa altura em que os Fiestas da equipa de fábrica está deliberadamente ao “attack” com duas duplas nas classificativas da tarde com Jari Matti Latvala a ser o mais rápido na classificativa de abertura e a secundar Miko Hirvonen no final da SS8 estando a décimos de Sebastien Loeb. Peter Solberg também tem vindo a ganhar tempo, no final da SS7 em Koukumma, verificava-se que os portugueses, Armindo Araújo e Bernardo Sousa estavam em pela recuperação, enquanto o piloto do Mini passava de 27º para 24º, o madeirense ocupava agora a posição de Armindo Araújo no final da neutralização matinal (24º) e tinha ganho em duas classificativas seis lugares. De salientar que ainda não havia tempos nem notícias das provas de Juho Hanninen, Ott Tanak e Jari Ketomaa que já deveriam ter controlado na SS8….sendo assim eis a classificação provisória, quando os dez mais rápidos está na segunda passagem da florestal de Hyvãneula. Confirma-se problemas com Jari Ketomaa, uma vez que o seu navegador entregou a carta de controlo há momentos, tendo feito mais 5n11s que Miko Hirvonen ou seja já perdeu o 5ºposto e está afastado definitivamente do Top (10), onde surgem agora os três Ford da Stobart.
Classificação Provisória após a SS8 (Kolvukeha).
1.Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC 1h07m38s
2. Jari-Matti Latvala/ Ford Fiesta WRC + 0.7s
3. Sebastien Ogier /Citroen DS3 WRC + 5s
4. Petter Solberg/ Solberg Citroen DS3 WRC + 24.7s
5. Mads Ostberg/ Stobart Ford Fiesta WRC + 55.7s
6. Dani Sordo /Mini Cooper WRC + 1m16.7s
7. Kris Meeke/ Mini Cooper WRC + 1m38.2.s
8.M.Hirvonen/ Ford Fiesta WRC RS + 1m 39s
9.H.Solberg /Ford Fiesta WRC RS +1m53s
10.M.Wilson/ Ford Fiesta WRC RS +1m 54.2
A Citroen continua a dominar o Rally dos 1000 Lagos, quando a maioria dos concorrentes já partiram do parque de assistência situado em Lahti, numa manhã integralmente dominada por Miko Hirvonen que ainda não entrou no Top 10 após o despiste da prova de ontem. O finlandês esteve imparável, arriscando onde a maioria dos pilotos travava mais cedo e vencendo todas as classificativas matinais e em especial a de Hassi (SS4), em que nos seus 20.35 Km fez menos 10.9s que Sebastian Ogier e 11.0s que Sebastian Loeb que na tarde de ontem estiveram inacessíveis. Para o campeão do mundo do WRC, a etapa matinal até correu bem e o interesse de Sebastian Loeb era de manter a liderança e afirmava que tinha andado nos limites em todas as SS. Sebastian Ogier, estava satisfeito em Lahti, mas apesar de ter sido o primeiro na estrada, não perdeu muito tempo, controlou J.Matti Latvala e inclusivamente voltou a ganhar alguns segundos, mas o finlandês ainda não conseguiu acertar definitiva o seu chassis mas nas SS de Evo e Hyväneula já admitiu melhoria no comportamento do Fiesta. Daniel Sordo, caiu significativamente na Geral, face aos problemas de censor e outros, próprios da juventude do MINI WRC.
Classificação no reagrupamento em Lahti
1. Sebastien Loeb /Citroen DS3 WRC 50m57.1s
2. Sebastien Ogier /Citroen DS3 WRC + 2.8s
3. Jari-Matti Latvala /Ford Focus WRC RS+ 9.4s
4. Petter Solberg /Solberg Citroen WRC RS + 27.4s
5. Jari Ketomaa /HJ-Autotalo Ford Focus WRC RS + 44.5s
6. Mads Ostberg /Stobart Ford Focus WRC RS + 54.0s
7. Dani Sordo /Mini Cooper WRC + 58.6s
8. Kris Meeke /Mini Cooper WRC + 1m06.6s
9. Juho Hanninen /Red Bull Skoda Fabia S2000+ 1m08.5s
9. Juho Hanninen /Red Bull Skoda Fabia S2000+ 1m08.5s
10. Ott Tanak /MM Ford Focus WRC RS+ 1m14.7s
Sem comentários:
Enviar um comentário