sexta-feira, junho 15, 2012

Le Mans .... a Audi dominou a qualificação ....



A Audi dominou a qualificação é à principal favorita para a edição de 2012 ( in Auto Live) 


O TS30 mostrou-se competitivo neste regresso da Toyota a Le Mans (In Auto Live)


Os Chassis de Henri Pescarollo  procuram um lugar no top 10 ( in Auto Live)



A Ferrari surprendeu os Aston Martin ... mas os Corvette estarão à espreita ( de Damien  Defever)



O estranho Delta Wing Nissan ... ( de Damien  Defever)


A pouco mais de 24 horas do início de mais uma edição das 24 horas de Le Mans, o ambiente na Audi Sport é de grande expectativa após a domínio dos R18 na qualificação, colocando os seus três chassis nas duas primeiras filas da Grelha. Por outro lado, Andre Lottear fez história em La Sarthe ao conseguir a primeira pole de um carro híbrido no circuito francês, ao conseguir o feito notável de ter sido, igualmente o único piloto a rodar no segundo 23. Interessante sem dúvida foi igualmente o regresso da Toyota a Le Mas e Anthony Davidson que acabou mesmo por surpreender a dupla consagrada, Rinaldo Capello e Tom Kristensen, aliás os Toyotas asseguram a retaguarda dos Audi e tudo leva a crer que a edição 2012, seja marcada pela luta entre a Audi e a Toyota, ainda que a marca germânica apresenta-se como a grande favorita, a experiência e a fiabilidade do R18 é desde logo um handicap para a Audi Sport. Porém o Toyota TS 030, mostrou-se bastante rápido e eficiente e se a dureza da prova não limitar o potencial do chassis nipónico teremos uma corrida interessante de seguir e que pelo menos nas primeiras horas será interessante de seguir. De resto, só em circunstâncias anormais que os bonitos Lola da Rebellion poderão chegar aos lugares do topo. Nos LMP2, os ORECA Nissan dominaram toda a sessão, mas ficaram a 1s do pior tempo dos LMP1 e a mais de 14s da pole position e como tal a entrada no Top 10 é a principal motivação da equipa Oreca. O curioso Delta Wing Nissan, muito semelhante no desenho aerodinâmico dos Indy Car Séries, fez o 27º logo na primeira sessão de qualificação colocando-se numa posição de meio tabela entre os LMP2. Nos FIA GT1, embora não sendo propriamente uma surpresa Frederic Makowiecki acabou por ser mais rápido que os Aston Martin de fábrica considerados os grandes favoritos e não bastou os esforços de Darren Turner enquanto que Olivier Gavin garantiu a terceira posição para a Chevrolet que em Le Mans costumam quase sempre surpreender a concorrência. A outro nível, de realçar a entrada da Pescarollo no top 10, mas Henri encontrava-se hoje visivelmente preocupado com Emanuel Collard (12º) que após o seu acidente na qualificação de quinta-feira se encontra ligeiramente afectado nas costelas. Resta pois esperar pela bandeira de xadrez a pouco menos de 24 horas para o inicio da grande clássica do automobilismo francês e mundial   

Tempos da Qualificação

1.  P1     Fassler/Lotterer/Treluyer           Audi e-tron                  3m23.787s
 2.  P1     Dumas/Duval/Gene                    Audi Ultra                   3m24.078s
 3.  P1     Davidson/Buemi/Sarrazin             Toyota                       3m24.842s
 4.  P1     Capello/Kristensen/McNish           Audi e-tron                  3m25.433s
 5.  P1     Wurz/Lapierre/Nakajima              Toyota                       3m25.488s
 6.  P1     Bonanomi/Jarvis/Rockenfeller        Audi Ultra                   3m26.420s
 7.  P1     Leventis/Watts/Kane                 Strakka HPD                  3m29.622s
 8.  P1     Prost/Jani/Heidfeld                 Rebellion Lola-Toyota        3m29.837s
 9.  P1     Belicchi/Primat/Bleekemolen         Rebellion Lola-Toyota        3m31.866s
10.  P1     Ara/Minassian/Bourdais              Pescarolo Dome-Judd          3m33.066s
11.  P1     Brabham/Chandhok/Dumbreck           JRM HPD                      3m35.421s
12.  P1     Montagny/Baguette/Kraihamer         OAK Pescarolo-Judd           3m35.584s
13.  P1     Collard/Boullion/Hall               Pescarolo-Judd               3m37.485s
14.  P2     Martin/Charouz/Graves               ADR ORECA-Nissan             3m38.181s
15.  P2     Nicolet/Lahaye/Pla                  OAK Morgan-Judd              3m38.598s
16.  P2     Panciatici/Ragues/Rusinov           Signatech ORECA-Nissan       3m39.152s
17.  P2     Beche/Thiriet/Tinseau               TDS ORECA-Nissan             3m39.252s
18.  P2     Perez-Companc/Ayari/Kaffer          Pecom ORECA-Nissan           3m39.711s
19.  P2     Firth/Hughes/Hartley                Murphy ORECA-Nissan          3m39.877s
20.  P2     Heinemeier Hansson/Leinders/Martin  OAK Morgan-Nissan            3m39.899s
21.  P2     Sims/Buurman/Iannetta               Status Lola-Judd             3m40.280s
22.  P2     Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith    Starworks HPD-Honda          3m40.471s
23.  P2     Briere/Petersen/Nakano              Boutsen ORECA-Nissan         3m40.727s
24.  P2     Ordonez/Brundle/Brundle             Greaves Zytek-Nissan         3m40.738s
25.  P2     Dolan/Hancock/Kurosawa              Jota Zytek-Nissan            3m41.287s
26.  P2     Mailleux/Lombard/Tresson            Signatech ORECA-Nissan       3m41.982s
27.  P2     Tucker/Bouchut/Diaz                 Level 5 HPD-Honda            3m42.224s
28.  P2     Zugel/Gonzalez/Julian               Greaves Zytek-Nissan         3m42.292s
29.  CDNT   Franchitti/Krumm/Motoyama           Highcroft Delta Wing Nissan  3m42.612s
30.  P2     Frey/Hirschi/Meichtry               Race Performance ORECA-Judd  3m43.619s
31.  P2     Holzer/Schultis/Moro                Kodewa Lola-Lotus            3m45.664s
32.  P2     Giroix/Johansson/Badey              Gulf Lola-Nissan             3m47.244s
33.  P2     Haezebrouck/Thirion/Rosier          Extreme Limite Norma-Judd    3m48.025s
34.  GTE P  Makowiecki/Melo/Farnbacher          Luxury Ferrari               3m55.393s
35.  GTE P  Fernandez/Mucke/Turner              Aston Martin                 3m55.870s
36.  GTE P  Gavin/Milner/Westbrook              Corvette                     3m55.910s
37.  GTE P  Bertolini/Beretta/Cioci             AF Corse Ferrari             3m56.484s
38.  GTE P  Taylor/Garcia/Magnussen             Corvette                     3m57.181s
39.  GTE A  Neiman/Pilet/Pumpelly               Flying Lizard Porsche        3m57.594s
40.  GTE P  Lieb/Lietz/Henzler                  Felbermayr-Proton Porsche    3m57.606s
41.  GTE P  Alfaisal/Curtis/Edwards             IMSA Porsche                 3m58.035s
42.  GTE P  Bergmeister/Long/Holzer             Flying Lizard Porsche        3m58.717s
43.  GTE A  Simonsen/Nygaard/Poulsen            Aston Martin                 3m58.725s
44.  GTE A  Ehret/Montecalvo/Jeannette          Luxury Ferrari               3m58.800s
45.  P2     Rostan/Ihara/Deletraz               Gulf Lola-Nissan             3m58.895s
46.  GTE A  Ried/Roda/Ruberti                   Felbermayr-Proton Porsche    3m59.181s
47.  GTE A  Bornhauser/Canal/Lamy               Larbre Corvette              3m59.192s
48.  GTE P  Walker/Cocker/Wills                 JMW Ferrari                  3m59.638s
49.  GTE P  Fisichella/Bruni/Vilander           AF Corse Ferrari             4m00.025s
50.  GTE A  Perazzini/Cadei/Griffin             AF Corse Ferrari             4m00.288s
51.  GTE A  Armindo/Narac/Pons                  IMSA Porsche                 4m00.332s
52.  GTE A  Kauffman/Aguas/Vickers              AF-Waltrip Ferrari           4m00.691s
53.  GTE A  Krohn/Jonsson/Rugolo                Krohn Ferrari                4m02.323s
54.  GTE A  Rodrigues/Ferte/Illiano             JMB Ferrari                  4m02.461s
55.  GTE A  Bourret/Gibon/Belloc                Larbre Corvette              4m02.969s
56.  GTE A  Camathias/Daniels/Palttala          JWA Porsche                  4m03.661s

Sem comentários: