A Audi dominou a qualificação é à principal favorita para a edição de 2012 ( in Auto Live)
O TS30 mostrou-se competitivo neste regresso da Toyota a Le Mans (In Auto Live)
Os Chassis de Henri Pescarollo procuram um lugar no top 10 ( in Auto Live)
A Ferrari surprendeu os Aston Martin ... mas os Corvette estarão à espreita ( de Damien Defever)
O estranho Delta Wing Nissan ... ( de Damien Defever)
A pouco mais de 24 horas do
início de mais uma edição das 24 horas de Le Mans, o ambiente na Audi Sport é
de grande expectativa após a domínio dos R18 na qualificação, colocando os seus
três chassis nas duas primeiras filas da Grelha. Por outro lado, Andre Lottear
fez história em La Sarthe ao conseguir a primeira pole de um carro híbrido no
circuito francês, ao conseguir o feito notável de ter sido, igualmente o único
piloto a rodar no segundo 23. Interessante sem dúvida foi igualmente o regresso
da Toyota a Le Mas e Anthony Davidson que acabou mesmo por surpreender a dupla
consagrada, Rinaldo Capello e Tom Kristensen, aliás os Toyotas asseguram a retaguarda
dos Audi e tudo leva a crer que a edição 2012, seja marcada pela luta entre a
Audi e a Toyota, ainda que a marca germânica apresenta-se como a grande
favorita, a experiência e a fiabilidade do R18 é desde logo um handicap para a
Audi Sport. Porém o Toyota TS 030, mostrou-se bastante rápido e eficiente e se
a dureza da prova não limitar o potencial do chassis nipónico teremos uma
corrida interessante de seguir e que pelo menos nas primeiras horas será
interessante de seguir. De resto, só em circunstâncias anormais que os bonitos
Lola da Rebellion poderão chegar aos lugares do topo. Nos LMP2, os ORECA Nissan
dominaram toda a sessão, mas ficaram a 1s do pior tempo dos LMP1 e a mais de
14s da pole position e como tal a entrada no Top 10 é a principal motivação da
equipa Oreca. O curioso Delta Wing Nissan, muito semelhante no desenho aerodinâmico
dos Indy Car Séries, fez o 27º logo na primeira sessão de qualificação
colocando-se numa posição de meio tabela entre os LMP2. Nos FIA GT1, embora não
sendo propriamente uma surpresa Frederic Makowiecki acabou por ser mais rápido
que os Aston Martin de fábrica considerados os grandes favoritos e não bastou
os esforços de Darren Turner enquanto que Olivier Gavin garantiu a terceira
posição para a Chevrolet que em Le Mans costumam quase sempre surpreender a
concorrência. A outro nível, de realçar a entrada da Pescarollo no top 10, mas Henri
encontrava-se hoje visivelmente preocupado com Emanuel Collard (12º) que após o
seu acidente na qualificação de quinta-feira se encontra ligeiramente afectado
nas costelas. Resta pois esperar pela bandeira de xadrez a pouco menos de 24
horas para o inicio da grande clássica do automobilismo francês e mundial
Tempos da Qualificação
1. P1
Fassler/Lotterer/Treluyer
Audi e-tron
3m23.787s
2.
P1 Dumas/Duval/Gene Audi Ultra 3m24.078s
3. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin Toyota 3m24.842s
4. P1
Capello/Kristensen/McNish Audi e-tron 3m25.433s
5. P1
Wurz/Lapierre/Nakajima
Toyota
3m25.488s
6. P1
Bonanomi/Jarvis/Rockenfeller
Audi Ultra
3m26.420s
7. P1
Leventis/Watts/Kane Strakka HPD 3m29.622s
8. P1
Prost/Jani/Heidfeld
Rebellion Lola-Toyota
3m29.837s
9. P1
Belicchi/Primat/Bleekemolen
Rebellion Lola-Toyota
3m31.866s
10.
P1 Ara/Minassian/Bourdais Pescarolo Dome-Judd 3m33.066s
11.
P1
Brabham/Chandhok/Dumbreck
JRM HPD
3m35.421s
12.
P1
Montagny/Baguette/Kraihamer
OAK Pescarolo-Judd
3m35.584s
13.
P1 Collard/Boullion/Hall Pescarolo-Judd 3m37.485s
14.
P2 Martin/Charouz/Graves ADR ORECA-Nissan 3m38.181s
15.
P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Judd 3m38.598s
16.
P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan 3m39.152s
17.
P2 Beche/Thiriet/Tinseau TDS ORECA-Nissan 3m39.252s
18. P2
Perez-Companc/Ayari/Kaffer
Pecom ORECA-Nissan
3m39.711s
19.
P2 Firth/Hughes/Hartley Murphy ORECA-Nissan 3m39.877s
20.
P2 Heinemeier
Hansson/Leinders/Martin OAK
Morgan-Nissan 3m39.899s
21.
P2 Sims/Buurman/Iannetta Status Lola-Judd 3m40.280s
22.
P2 Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith Starworks HPD-Honda 3m40.471s
23.
P2 Briere/Petersen/Nakano Boutsen ORECA-Nissan 3m40.727s
24.
P2
Ordonez/Brundle/Brundle
Greaves Zytek-Nissan
3m40.738s
25. P2 Dolan/Hancock/Kurosawa Jota Zytek-Nissan 3m41.287s
26.
P2
Mailleux/Lombard/Tresson
Signatech ORECA-Nissan
3m41.982s
27.
P2 Tucker/Bouchut/Diaz Level 5 HPD-Honda 3m42.224s
28.
P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan 3m42.292s
29.
CDNT
Franchitti/Krumm/Motoyama
Highcroft Delta Wing Nissan
3m42.612s
30.
P2 Frey/Hirschi/Meichtry Race Performance ORECA-Judd 3m43.619s
31.
P2 Holzer/Schultis/Moro Kodewa Lola-Lotus 3m45.664s
32.
P2 Giroix/Johansson/Badey Gulf Lola-Nissan 3m47.244s
33.
P2
Haezebrouck/Thirion/Rosier
Extreme Limite Norma-Judd 3m48.025s
34. GTE
P Makowiecki/Melo/Farnbacher Luxury Ferrari 3m55.393s
35. GTE
P Fernandez/Mucke/Turner Aston Martin 3m55.870s
36. GTE
P Gavin/Milner/Westbrook Corvette 3m55.910s
37. GTE
P Bertolini/Beretta/Cioci AF Corse Ferrari 3m56.484s
38. GTE
P Taylor/Garcia/Magnussen Corvette 3m57.181s
39. GTE
A Neiman/Pilet/Pumpelly Flying Lizard Porsche 3m57.594s
40. GTE
P Lieb/Lietz/Henzler Felbermayr-Proton
Porsche 3m57.606s
41. GTE
P Alfaisal/Curtis/Edwards IMSA Porsche 3m58.035s
42. GTE
P Bergmeister/Long/Holzer Flying Lizard Porsche 3m58.717s
43. GTE
A Simonsen/Nygaard/Poulsen Aston Martin 3m58.725s
44. GTE A
Ehret/Montecalvo/Jeannette
Luxury Ferrari
3m58.800s
45. P2
Rostan/Ihara/Deletraz
Gulf Lola-Nissan
3m58.895s
46. GTE
A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr-Proton
Porsche 3m59.181s
47. GTE
A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette 3m59.192s
48. GTE
P Walker/Cocker/Wills JMW Ferrari 3m59.638s
49. GTE P
Fisichella/Bruni/Vilander
AF Corse Ferrari
4m00.025s
50. GTE A
Perazzini/Cadei/Griffin
AF Corse Ferrari
4m00.288s
51. GTE A
Armindo/Narac/Pons
IMSA Porsche 4m00.332s
52. GTE
A Kauffman/Aguas/Vickers AF-Waltrip Ferrari 4m00.691s
53. GTE A
Krohn/Jonsson/Rugolo
Krohn Ferrari
4m02.323s
54. GTE A
Rodrigues/Ferte/Illiano JMB Ferrari 4m02.461s
55. GTE
A Bourret/Gibon/Belloc Larbre Corvette 4m02.969s
56. GTE A
Camathias/Daniels/Palttala
JWA Porsche
4m03.661s
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