A caminho da 23ª volta só um erro impedirá a vitória de A.Lotterer numa
altura em que Pedro Lamy entra no
Corvette para fazer o último turno, entretanto o Corvette que liderava a GTEA
perdeu já a liderança e tudo joga-se na próxima hora. Por sua vez cabe a Neel Jani defender o 4º lugar com o Lola Rebellion numa
altura em que o terceiro Audi está ao ataque. Na LMP2 e no GT1 as posições
começam a ficar definidas … caminhamos para o fim da prova e só os problemas
mecânicos e os erros de condução poderão eventualmente mudar as lideranças das
classes referidas.
Pedro Lamy excelente prova mas neste momento o motor do Porsche é ainda uma ameaça
( Le Mans.org.)
( Le Mans.org.)
Classificação à 22ª hora
1. #1 Audi
Lotterer/Fassler/Treluyer
LMP1 345
2. #2
Audi
McNish/Capello/Kristensen
LMP1 344 +
1 Lap
3.
#4 Audi Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1 342
+ 3 Laps
4. #12
Lola Prost/Heidfeld/Jani LMP1
334 + 11 Laps
5.
#3 Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 333
+ 12 Laps
6. #22 HPD Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1
325 + 20 Laps
7. #44
HPD
Potolicchio/Dalziel/K-Smith
LMP2 322 +
23 Laps
8. #46
Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2
321 + 24 Laps
9. #49
Oreca Perez
Companc/Kaffer/Ayari MP2 321
+ 1m01.992s
10. #26 Oreca Ragues/Panciatici/Rusinov LMP2
319 + 26 Laps
11. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1
317 + 28 Laps
12. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2
316 + 29 Laps
13. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2
314 + 31 Laps
14. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2
309 + 36 Laps
15. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2
308 + 37 Laps
16. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2
308 + 50.734s
17. #51
Ferrari
Fisichella/Bruni/Vilander
GTEP 306 +
39 Laps
18. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP
303 + 42 Laps
19. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1 302
+ 43 Laps
20. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP
302 + 44 Laps
21. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA 299
+ 46 Laps
22. #50 Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA
299 + 29.612s
23. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP
296 + 49 Laps
24. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP
296 + 1m30.475s
25. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2
295 + 50 Laps
26. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA 294
+ 51 Laps
27. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2
290 + 55 Laps
28. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA
284 + 61 Laps
29. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA 281
+ 64 Laps
30. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA
279 + 66 Laps
31. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2
279 + 2m13.749s
32. #61
Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA
275 + 70 Laps
33. #83
Ferrari Rodrigues/Illiano/Ferte GTEA
264 + 81 Laps
34. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP
204 + 141 Laps
35. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1
201 + 144 Laps
|
A recuperação dos Audis ...em boxe tem sido um dos momentos altos em Le Mans 2012
( in Auto Motor Sport )
A 21º hora foi marcada por dois
erros dos pilotos da Audi Sport o primeiro por B.Treluyer, que ao passar um
corrector , a alta velocidade acabou por entrar na boxe e o Audi R18 nº1 ,
perdia a liderança. Enquanto que Marc Gené, bate contra os pneus depois de
subir um corrector amassando toda parte dianteira do Audi e voltando à boxe para ser reconstruído tal como
tinha acontecido ontem que com R. Dumas. Mas, mais grave seria o toque de
A.McNish que a 2h 50 m do final da prova também bate forte e vai perder algum
tempo ou seja a A.Lotterer/M.Fassler e B. Treluyer voltam novamente à liderar confortavelmente
as 24 horas de Le Mans 2012 e Nicolas Prost roda já na 4º posição. A nível das
classes toda na mesma com Pedro Lamy a ganhar mais três dezenas de segundos à
Porsche ... E o regresso de Alan Mcnish à prova e ainda mantendo a 2ª posição ...beneficiando da entrada do Safety Car após o seu despiste ....
Classificação à 21º hora
1. #2
Audi
McNish/Capello/Kristensen
LMP1 333
2.
#1 Audi Lotterer/Fassler/Treluyer LMP1
332 + 1 Lap
3.
#4 Audi Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1 330
+ 3 Laps
4.
#3 Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 324
+ 9 Laps
5. #12 Lola
Prost/Heidfeld/Jani
LMP1 322 + 11
Laps
6. #22
HPD Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1
313 + 20 Laps
7. #44
HPD Potolicchio/Dalziel/K-Smith LMP2
311 + 22 Laps
8. #46
Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2
310 + 23 Laps
9. #49
Oreca Perez
Companc/Kaffer/Ayari LMP2 310
+ 22.433s
10. #26 Oreca Ragues/Panciatici/Rusinov LMP2
308 + 25 Laps
11. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1
305 + 28 Laps
12. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2
305 + 19.226s
13. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2
304 + 29 Laps
14. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1
302 + 31 Laps
15. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2
297 + 36 Laps
16. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2
297 + 1m54.596s
17. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2
297 + 3m01.397s
18. #51 Ferrari Fisichella/Bruni/Vilander GTEP
295 + 38 Laps
19. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP
292 + 41 Laps
20. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP
291 + 42 Laps
21. #50 Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA
288 + 45 Laps
22. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA 288
+ 0.332s
23. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP
286 + 47 Laps
24. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP
285 + 48 Laps
25. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2
284 + 49 Laps
26. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA
283 + 50 Laps
27. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2
278 + 55 Laps
28. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA
274 + 59 Laps
29. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA
270 + 63 Laps
30. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA
269 + 64 Laps
31. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2
268 + 65 Laps
32. #61 Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA
264 + 69 Laps
33. #83 Ferrari Rodrigues/Illiano/Ferte GTEA
253 + 80 Laps
34. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP
204 + 129 Laps
35. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1
201 + 132 Laps
A caminho das 3
horas e 30 minutos de prova, os Audi rodam em formação e a fazerem uma série de
voltas rápidas dando a a sensação que está tudo em aberto, embora não nos
parece que a vitória possa fugir a Tom Kristensen/Rinaldo Capello e Trluyer. O
terceiro Audi, fez mais uma paragem na box, para mudança de turno e Bonanomi
explicou que os problemas do Audi R18, têm haver com a electrónica que por
vezes determina não permite a mudança de caixa. Os HPD ARX 038 continuam
surpreendentemente a fazer tempos mais rápidos que alguns dos LMP 1, que cada
vez mais a meta é o objectivo. Na GTEA, Pedro Lamy abriu durante a 20ª hora do
Porsche de Pons chegou a ganhar 40s ...mas a paragem na boxe ...levou o
Chevrolet da Labre a perder muito tempo, o piloto português admitiu que a
apenas o motor do Porsche poderá fazer a diferença já que a equipa Labre faz a
diferença... De realçar a excelente recuperação do Oreca de S.Ayari
que voltou à 11ª posição
Rinaldo Capello reforça a liderança do Audi nº1 ... mas não à ordens na Audi Sport para manter posições (in Auto Motor Sport)
Classificação na 20º hora
1. #1 Audi Lotterer/Fassler/Treluyer LMP1 316
2. #2 Audi McNish/Capello/Kristensen LMP1 316 + 3.068s
3. #4 Audi Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1 313 + 3 Laps
4. #3 Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 307 + 9 Laps
5. #12 Lola Prost/Heidfeld/Jani LMP1 306 + 10 Laps
6. #22 HPD Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1 297 + 19 Laps
7. #44 HPD Potolicchio/Dalziel/K-Smith LMP2 295 + 21 Laps
8. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1 295 + 30.885s
9. #46 Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2 294 + 22 Laps
10. #49 Oreca Perez Companc/Kaffer/Ayari LMP2 294 + 10.567s
11. #26 Oreca Ragues/Panciatici/Rusinov LMP2 292 + 24 Laps
12. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2 290 + 26 Laps
13. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1 289 + 27 Laps
14. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2 289 + 3.732s
15. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2 282 + 34 Laps
16. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2 281 + 35 Laps
17. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2 281 + 1m05.728s
18. #51 Ferrari Fisichella/Bruni/Vilander GTEP 280 + 36 Laps
19. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP 277 + 39 Laps
20. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP 276 + 40 Laps
21. #50 Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA 273 + 43 Laps
22. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA 273 + 48.443s
23. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP 273 + 1m38.341s
24. #38 Zytek Hancock/Dolan/Kurosawa LMP2 271 + 45 Laps
25. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2 270 + 46 Laps
26. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP 270 + 19.702s
27. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA 268 + 48 Laps
28. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2 263 + 53 Laps
29. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA 259 + 57 Laps
30. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA 256 + 60 Laps
31. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA 254 + 62 Laps
32. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2 254 + 1m47.302s
33. #61 Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA 251 + 65 Laps
34. #83 Ferrari Rodrigues/Illiano/Ferte GTEA 239 + 77 Laps
35. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP 204 + 112 Laps
36. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1 201 + 115 Laps
Giancarlo Fisichella de pedra e cal no GT (in Auto Motor Sport)
A quatro horas e 30 minutos de
corrida , Marc Fassler está na frente neste momento em que Mcnish fez mais um reabastecimento,
mas o inglês deverá voltar à liderança, antes do início da 20ª hora. Nicolas
Prost também passou pela boxe com problemas de embraiagem, mas o francês,
admitiu que um melhor resultado só é possível com um abono dos Audis. O HPD que
tem tido na sua fiabilidade o seu ponto mais alto já roda em 5º beneficiando de
uma saída de pista do Oreca TDS pilotado por Soheil Ayari. De resto, nada de
novo a nível dos líderes de classe com Pedro Lamy a aumentar a sua vantagem
para o Porsche de Pons na GTEA… Marc Gené roda muito lentamente em direcção à boxe ... cresce a expectativa na Lola já que o chassis nº12 pode subir à 4º posição da geral ... mas o Audi já voltou à pista ....
Classificação à 19ª hora.
1. #2 Audi
McNish/Capello/Kristensen
LMP1 299
2. #1
Audi
Lotterer/Fassler/Treluyer
LMP1 298 +
1 Lap
3. #4
Audi
Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1
296 + 3 Laps
4. #3
Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 290
+ 9 Laps
5. #12 Lola Prost/Heidfeld/Jani LMP1
289 + 10 Laps
6. #22 HPD Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1
280 + 19 Laps
7. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1
279 + 20 Laps
8. #44 HPD Potolicchio/Dalziel/K-Smith LMP2
279 + 13m41.915s
9. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1
278 + 21 Laps
10. #46 Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2
278 + 4m29.553s
11. #26 Oreca
Ragues/Panciatici/Rusinov
LMP2 278 + 5m00.840s
12. #49 Oreca Perez Companc/Kaffer/Ayari LMP2
278 + 5m46.413s
13. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2
275 + 24 Laps
14. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2
274 + 25 Laps
15. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2
269 + 30 Laps
16. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2
265 + 34 Laps
17. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2
265 + 17.047s
18. #51 Ferrari
Fisichella/Bruni/Vilander
GTEP 265 + 2m14.013s
19. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP
264 + 35 Laps
20. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP
261 + 38 Laps
21. #38 Zytek Hancock/Dolan/Kurosawa LMP2
261 + 59.768s
22. #50
Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA
258 + 41 Laps
23. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA 258
+ 7.566s
24. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP
258 + 2m23.157s
25. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2
255 + 44 Laps
26. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP
255 + 52.152s
27. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA
254 + 45 Laps
28. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2
247 + 52 Laps
29. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA
244 + 55 Laps
30. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA
244 + 2m04.420s
31. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA
240 + 59 Laps
32. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2
239 + 60 Laps
33. #61 Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA
237 + 62 Laps
34. #83 Ferrari
Rodrigues/Illiano/Ferte
GTEA 225 + 74
Laps
35. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP
203 + 96 Laps
36. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1
201 + 98 Laps
37. #33 HPD Tucker/Bouchut/Diaz LMP2
240 + 59 Laps
38. #30 Lola Sims/Buurman/Iannetta LMP2
239 + 60 Laps
39. #88 Porsche Ried/Roda/Ruberti GTEA 222
+ 77 Laps
40. #15 OAK Montagny/Kraihamer/Baguette LMP1
219 + 80 Laps
41. #66 Ferrari Walker/Cocker/Wills GTEP
204 + 95 Laps
42. #48 Oreca Firth/Hartley/Hughes LMP2
196 + 103 Laps
43. #77 Porsche Lietz/Lieb/Henzler GTEP 184 + 115
Laps
44. #75 Porsche al Faisal/Curtis/Edwards GTEA
180 + 119 Laps
45. #31 Lola Holzer/Schultis/Moro LMP2
155 + 144 Laps
46. #58 Ferrari Ehret/Jeannette/Montecalvo GTEA
146 + 153 Laps
47. #24 Morgan Nicolet/Lahaye/Pla LMP2 139
+ 160 Laps
48. #7 Toyota
Wurz/Lapierre/Nakajima
LMP1 134 + 165
Laps
49. #80 Porsche Bergmeister/Long/Holzer GTEP
114 + 185 Laps
50. #28 Lola Giroix/Badey/Johansson LMP2
92 + 207 Laps
51. #8 Toyota
Davidson/Buemi/Sarrazin
LMP1 82 +
217 Laps
52. #0 DeltaWing
Franchitti/Krumm/Motoyama
CDNT 75 +
224 Laps
53. #81 Ferrari
Perazzini/Cadei/Griffin
GTEA 70 + 229
Laps
54. #99 Aston Nygaard/Poulsen/Simonsen GTEA
31 + 268 Laps
55. #16 Pescarolo Collard/Bouillon/Hall LMP1
20 + 279 Laps
56. #29 Lola
Ihara/Deletraz/Rostan
LMP2 17 + 282
Laps
Sem comentários:
Enviar um comentário