quarta-feira, setembro 02, 2009

1987 - Kankkunen e a Lancia - os campeões do Grupo A


O Mundial de rallys de 1988, marcava uma nova era no Mundial de Rallys, A FISA em Janeiro, publicava a lista de carros proibidos de participar em rallys, em grupo A, porque potencialmente podem ultrapassar o limite de 300bhp. O Peugeot 104ZS e o Alfa Romeo Alfetta GT V6 foram banidos dos Grupos A e N devido a erros na sua homologação. Estabelecia-se também que o combustível a utilizar nas provas de rally devia estar disponível nas gasolineiras normais e a autorização de combustíveis especiais só com autorização especial. Em Monte Carlo, o Lancia de Grupo A, dominou a prova só não ganhando quatro classificativas e Massimo Biasion vence a prova, por decisão da equipa surpreendendo Jukka Kankunen companheiro da equipa e líder da prova . Na Suécia as quatro primeiras posições dividem-se pela Mazda e pela Lancia, mas é o finlandês Timo Salomem que levou o Mazda 323 4WD, ao triunfo na primeira vitória da Mazda e de um construtor japonês na Europa. Mas a grande surpresa da prova foi o W Golf GTI de 16V de Kenneth Eriksson que 7º no final da prova venceu sete classificativas com um carro de tracção dianteira. Em Portugal, o W da Motosport termina no pódio e Markku Allen obtém mais uma vitória em Portugal o melhor nacional é Joaquim Santos (8º) com Ford Sierra Cosworth RS. No Quénia, o quarto vencedor da época, Hannu Mikkola renova a vitória histórica de 1972 e marca a primeira vitória de um carro de tracção total no Safari, o Audi 80 Quattro. Na Córsega , os franceses mostram-se uma vez imbatíveis, o BMW M3 privado e recentemente homologado chega a vitória com Bernard Béguin. Na Grécia, Markku Allen volta a ganhar e leva pela terceira vez na temporada o Lancia à vitória nos 1000 Lagos onde os finlandeses voadores dominam perante a expectativa dos suecos S.Blomqvist é (3) e P.Eklund (4º). Jukka Kankkunen que foi 5º sai da sua terra natal empatado com Allen no Mundial. O argentino Jorge Recalde (4º), é a surpresa na Grécia, quando o seu Audi Coupé Quattro batia regularmente os tempos oficiais dos Audi e Ford oficiais. Jukka Kankkunen vence o seu primeiro rally de 1987 no Olimpus (USA) onde o pódio é dominado pela Lancia e volta a liderar o campeonato. A Lancia com o título garantido não corre na Nova Zelândia, mas o austríaco Franz Wittiman com um Lancia privado vence por 47s a Keneth Eriksson que perde o rally por vários problemas mecânicos. Não menos digna foi a prova do piloto local Possum Bourne, que ao ficar em 3º obtém o melhor resultado de sempre da Subaru no Mundial de rallys. Na Argentina Massimo Biasion obtém a sua segunda vitória e Jorge Recalde que utiliza pela primeira vez um Lancia oficial é segundo e melhor local e a Lancia Martini festeja o título de construtores. O italiano voltaria a ganhar em casa em San Remo, depois da ausência da Lancia Martini, onde Keneth Eriksson e Erwin Weber obtêm o melhor resultado da W Motorsport, o primeiro e o terceiro, Apenas Skekhar Metha com um grande Nissan 200SX usou intrometer-se na luta foi segundo. O RAC terminava o mundial de 1987, com a consagração de Jukka Kankkunen como bi-campeão mundial e os Ford Sierra RS Cosworth obtinham os melhores resultados da temporada, S. Blomqvist era 3º e J.McRAE o melhor britânico na 4º Jukka Kankkunen sobre o título conquistado afirmou que “ Este foi o ano mais duro da minha carreira. Em Markku Allen e Miki Basion tive dois fantásticos amigos e reivais na equipa Lancia, ambos muito capazes de me arrebatarem o título se tivessem oportunidade e a Lancia foi a equipa mais notável que se possa imaginar” . No final da temporada e numa análise aos Grupo A, cujos carros eram mais pesados cerca de 200 Kg que os do Grupo B e que tinham uma potência de 300bhp, segundo o engenheiro da Lancia, Claudio Lombardi “ não tardarão a ser tão rápidos nas classificativas quanto os Grupo B? Este ano os tempos na nossa pista de alta velocidade com 5 Km de asfalto em La Mandria mostraram que éramos 3 segundos mais lentos por quilómetro. Os tempos nos rallys pro priamente ditos indicam que efectivamente somos agora mais rápidos na terra que os Peugeot de 1985, primeira evolução e cerca de 1.5 segundos mais lentos que o nosso Delta S4 em asfalto”. Mundial de Pilotos (10ºs)1ºJ.Kankkunen (SF) 100; 2ºM.Biasion (I) 94; 3ºM.Allen (SF) 88; 4ºK.Eriksson (S) 70; 5ºJ.Ragnotti (F) 51; 6ºE.Weber (D) 44;7ºS.Blomqvist (33) 8ºH.Mikkola (SF) 33; 9º J.Recalde (RA) 30 e 10ºM.Ericsson (S) 28. Mundial de Marcas (10ºs): 1º Lancia (140) 2ºAudi (82) 3ºRenault (71) 4ºVW (64) 5ºFord (62) 6ºMazda (53) ; 7ºToyota (22); 8ºBMW (20); 9ºOpel (16) e 10ºSubaru (12).

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