quinta-feira, setembro 10, 2009

1989 - Alan Prost vence num duelo infernal com Ayrton Senna

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O Mundial de F1 , de 1989 será recordado como mais um ano onde Ayrton Senna se mostrou como o mais rápido piloto da época, ainda em que o mesmo tinha sido vencido pelo tri-campeão Alan Prost, que em apenas dois grandes prémios bateu claramente o campeão brasileiro. Ayrton Senna não só igualou o seu record de 13 poles positions, como ultrapassou o antigo recorde (33) de outra lenda da F1 , Jim Clark. Com seis vitórias e cinco abandonos lutou até ao fim pelo título que seria entregue ao “Professor” que apenas abandonou no Canadá e somou quatro triunfos. A nível dos Construtores a Mclarem voltou a triunfar mas a Ferrari, a Benetton e a Wiliams em determinados GPs, mostraram que eram capazes de vencer os Mclarem vermelhos e brancos. Na história do campeonato, Nigel Mansell vence surpreendentemente no Brasil com o novo F640 da Ferrari, numa prova em que 38 pilotos (6 estreias) apresentaram-se nas qualificações e Ricardo Patrese batia o novo record de participações em GP (177). A prova seria marcada pelo pavoroso acidente de Fhilippe Streif (AGS) que a 250 Km/h foi catapultado por cima do rail na curva Ribeirinho e o resultado seria a indesejada lesão medular que atiraria para uma cadeira de rodas. Em San Marino, Senna e Prost, trocam de posições e na última das quais, Senna rompe com acordo da equipa e ganha a prova. Alan Prost afirma “Senna não tem palavra”. Mais um acidente grave sem consequências para Gerard Berger que bate a mais de 200Km/h o carro incendiou-se de imediato, mas a eficiência dos comissários de pista que libertem do monolugar em 15.2s salvam o austríaco. No Mónaco simplesmente , Senna de ponta a ponta, ao mesmo tempo que novas regras entravam de imediato em vigor, entre elas . – o aumento da abertura do habitáculo ou a melhoria da visibilidade traseira. A saga de Senna continua no México com a terceira vitória consecutiva. Nos Estados Unidos finalmente a primeira vitória de Alan Prost, no 400ºGP da Lotus que recebe a notícia triste do seu antigo engenheiro, Maurice Fhilippe, retirado em 1983 da competição e um dos projectistas dos modelos mais famosos do team britânico, os modelos 49 e 72D. No GP do Canadá, Tierry Bousten (Wiliams FW12C) obtém a sua primeira vitória em GP interrompendo as vitórias dos pilotos que nos últimos GPS chegavam ao lugar mais alto do pódio desde 1986: Senna, Prost, Berger, Mansell e Piquet. Em Paul Ricard, Alan Prost vence em casa e Nigel Mansell é o herói do GP partibdo do último posto termina em 2º. Na reunião com a imprensa Alan Prost declara “Não correrei pela Mclarem no próximo ano?” a guerra fria jogava-se no interior da Mclarem Internacional. Em Silvestorne o pequeno francês obtém a terceira vitória do ano e lidera o Mundial da F1 com 20 pontos sobre Ayrton. Gerad Berger é anunciado como futuro piloto da marca inglesa e Michele Alboreto é apeado da Tyrrell. Na Alemanha, Senna soma a 4ºvitória do ano após quatro abandonos consecutivos que acabaram por lhe custar o título.Nigel Mansell bate sem contestação os Mclarem no Hungaroring e se a Ferrari vence a corrida, nos treinos o rei foi Ricardo Patrese que interrompeu as polés habituais da Mclarem. Em SPa, num circuito técnico e histórico, Ayrton obtém a 50ª Vitória da Mclarem. Em Monza, Ayrton Senna domina até abandonar com o motor partido (…) Alan Prost obtém a última vitória da temporada, a Mclarem sagra-se campeão de construtores, os tiffosi já consideram o piloto francês seu piloto (da Ferrari). Em Portugal, Gerard Berger é o vencedor e Nigel Mansell e Ayrton Senna, evolvem-se num acidente, o brasileiro afirma: “ Foi uma atitude irresponsável.” Em Espanha, Ayrton Senna obtém a 40ºpole da carreira e sai com a vitória em Jerez de la Frontera. O Mundial abandona a Europa e em Fuji o caso do ano. Ayrton obtém uma estrondosa pole, mas Alan Prost lidera até à 47ª volta, os Mclarem chocam e o brasileiro sobrevive e ganha sendo desclassificado de seguida o que permite a consagração de Alan Prost. A guerra da vitória seria discutida na Secretaria, mas o presidente da FIA, Balestre, analisa a situação da seguinte forma: “É uma pena que dois dos melhores pilotos do mundo mostram tanta falta de respeito pelos regulamentos. Para mim, Prost é campeão mundial”.No meio da tempestade corre-se em Adelaide, Thierry Bousten volta à vitória, mas o circuito australiano não apresentava as condições mínimas para a sua realização e a sua paragem era mais que justificada, Nelson Piquet no final da prova declarou “Tive muito medo. Só um idiota não teria. Andamos a 200 Km/h e a visibilidade é de 2 metros. Há uma diferença entre ser estúpido e valente”. Mundial de Pilotos: 1º A.Prost (F) 76; 2ºA.Senna(BR) 60; 3ºR.Patrese (I) 40; 4ºN.Mansell (GB) 38; 5ºT.Bousten (BL) 37; 6ºA.Nanin (I) 32; 7ºG.Berger (AUS) 21; 8ºN.Piquet (BR) 12; 9ºJ.Alesi (F) 8;10ºD.Warwick (GB)7; 11ºS.Johasson (S) 6; 12ºM.Alboreto (I) 6; 13ºE.Cheever (USA) 6; 14ºJ.Herbert (AUS) 5; 15ºP.Martini (I) 5, 16ºA.Cesaris (I) 4; 17ºM.Gugelmin (BR) 4; 18ºS.Modena (I) 4; 19ºA.Caffi (I) 4; 20ºM.Brundle (I) 4; 21ºS.Modena (I) 4; 22ªM.Brundle (22) 4; 23º C.Dannner (D) 3; 24ºS.Nakajima (J) 3; 25ºR.Arnoux (F) 2; 26ºE.Pirro (I) 2; 27ºJ.Palmer (GB) 2; 28ºG.Tarquini (I) 1; 29ºO. Grouillard (F) 1 e 30ºL.Perez Sala (E) 1. Mundial de Construtores: 1ºMclarem (141); 2ºWiliams (77);3ºFerrari(59); 4ºBenetton (39); 5ºTyrrel (16); 6ºLotus (15); 7ºArrows(13; 8º Dallara (8); 9ºBrabham (8); 10ºOnxy (8); 11ºMinardi (4); 12´ºMarch (4); 13ºRial (3); 14ºLigier (3); 15ºAGS (3) 16ºLola (3).

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