O Mundial de 1981, iniciou-se com a proibição de monolugares de quatro a seis rodas e a Wiliams com FW07 domina o campeonato sem grandes dificuldades mas apenas com três vitórias, o mesmo número que obteve Nelson Piquet (Brabham BT49C) que sagrou campeão do mundo com um ponto de vantagem. O brasileiro era a confirmação de um piloto notável que já em 1980 na sua segunda época na F1 tinha lutado pelo título. A Ferrari estreava o modelo 126CK propulsionado por um motor V6 com dois turbos compressores KKK e Gilles Villenueve ganhava no Mónaco e na Espanha. O francês Alan Prost no seu segundo ano na F1, ganhava tantos Gps como o Campeão na França, Holanda e Itália e o Renault Turbo ganhava mais um GP que o Turbo de Enzo Ferrari. A Mclarem e a Ligier, voltavam a ser protagonistas do campeonato, J.Watson ganhava com o Mclarem MP4 em Silvestorne e J.Lafille triunfava no Canadá e Aústria e chegou à última prova em condições teóricas de chegar ao título. A Pirrelli regressava a F1 depois do seu abandono em 1958 para equipar o Arrrows A3 e a Toleman estreava-se no plantel do topo do desporto automóvel. Mundial de Condutores: - 1ºWiliams (95); 2º Ligier (66); 3ºBrabham (55); 4º Renault (38); 5ºLotus (14); 6ºTyrrell (12) ; 7ºArrows , Fitipaldi e Mclaren (11); 10ºFerrari (10); 11º Alfa Romeo 4. Mundial de Pilotos : 1ºN.Piquet (BR) 50; 2ºC.Reutman (RA) 49; 3ºA.Jones (AUS) 46; 4ºLafitte (F) 44; 5ºA.Prost (F) 43; 6ºJ.Watson (IRL) 27; 7ºG.Villenueve (CND) 25; 8ºD.Engelis (I) 14; 9ºR.Arnoux (F) e H.Rebaque (MEX) 11; 11ºE.Cheever (USA) e R.Patrese(I) 10; 13ºD.Pironi (F) 9; 14ºN.Mansell (GB) 8;15º B.Giacomeli (ITA)7; 16ºM.Surer (SUI) 4; 17ºM.Andretti (USA) 3; 18ºS.Borgudd (SUE), D. Cesaris(ITA); P.Tambay (F) e E.Salazar (CH) 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário