A edição de 1988, foi marcada pela supremacia da Mclarem-Hona que venceu as quinze provas do campeonato, com Ayrton Senna a obter o título de campeão do Mundo pela primeira vez Ou seja, o Mundial de F1, foi deveras monótono na medida em que a primeira curva do circuito era determinante para a vitória final em cada prova. Na primeira prova do ano, Ayrton Senna foi desclassificado por erro da Mclarem e Alan Prost obteve a sua quinta vitória no GP brasileiro. Em San Marino o domínio da Mclarem é esmagado e na largada o GP decide-se a favor de Senna face ao atraso de Prost. No Mónaco o domínio de Senna é esmagador durante os treinos e a prova que termina com erro a 12 voltas do fim, o “professor” volta a ganhar. No México, a Ferrari apresenta-se com um motor melhorado e V6 Turbo da Renault é anunciado como o motor que deveria equipar a Wiliams por um período de três anos, Prost domina e Senna responde com nova vitória no Canadá .Em Detroit sexta vitória da Mclarem e quarta dobradinha da Mclarem, Senna vence e Prost responde com vitória em casa no circuito de Paul Ricard. Harvey Postlethwaite, introdutor dos chassis compósitos na Ferrari sai para a Tyrrell e o GP de Inglaterra, numa época marcada pelo passeio da Mclarem foi notícia pelas aquisições da Ferrari que contratou Nigel Mansell e Thyerri Bousten que se revelava então como melhor piloto dos atmosféricos é recrutado para a Wiliams-Renault. Em Silvestorne os Ferrari dominam a primeira linha da Grelha de Partida. Ayrton Senna é irresistível na chuva e domina a prova e volta a aparecer no GP de Alemanha e o brasileiro repete novo triunfo demonstrando que à chuva não tem adversários. No Hungaring o campeonato chega ao rubro Senna/Prost luta pela vitória de forma emocionante, o brasileiro é mais forte e saem pontualmente empatados para a Bélgica onde Ayrton obtém a sétima vitória da temporada. Em Monza, o cenário é o habitual, Senna domina os treinos e Prost mais feliz lidera a prova mas a duas voltas do fim abandona a prova e Gerard Berger ganha com a Ferrari para contentamento da multidão de italianos que se deslocam anualmente ao circuito italiano. No Estoril, Alan Prost volta às vitórias e a confiança do piloto francês é indiscutível “Se para ganhar o campeonato precisamos de correr estes riscos, eu não quero, pois nem preciso”. Prost apresenta-se imparável em Jerez de la Frontera , o ambiente na Mclarem Internacional é desconfiança e Senna declara no final do GP “Tem alguma coisa de muito estranho, em 12 corridas temos praticamente o mesmo consumo e agora,em duas provas seguidas o meu motor consome muito mais do que o de Prost?”. O Mundial decidia-se nas duas últimas provas fora da Europa, em Suzuka, Ayrton Senna obtinha a décima vitória do ano e na Austrália o piloto brasileiro apesar de inferiorizado com uma luxação numa das mãos obtém a 13´º pole em 1988 e domina o GP até à 25º volta, altura em que um toque com René Arnoux favorece Alan Prost que vence mas a 2º posição é suficiente para o título. Entre os pilotos que brilharam durante a época, destaca-se Gerhard Berger, como o mais rápido da equipa Ferrari e foi pela sua generosidade ao volante que se ficaram a dever alguns dos mais emotivos da época. Thierry Bousten, por seis vezes o mais rápido dos atmosféricos com o mesmo número de pódios. Enzo Ferrari, um verdadeiro mito da F1, vítima de uma insuficiência renal aos 90 anos, partia o homem, ficava a obra. Gerhard Berger, diria: “Ele foi um grande homem, com uma fortíssima personalidade. Creio que muitos pilotos gostariam de ter pilotado para ele, e fico feliz por ter sido um deles. Teria adorado ir a Maranello vê-lo no dia que ganhei em Monza. Só para ver a sua cara”.Mundial de Construtores: 1ºMclarem (199);2ºFerrari (65); 3ºBenetton(46);4ºArrows(28); 5ºLotus (21); 6ºWiliams (20); March(20);8ºTyrrell(5); 9ºRial(3) e 10ºMinardi (1). Mundial dePilotos: 1ºAyrton Senna(BRA) 90; 2ºA.Prost (F) 87; 3ºG.Berger (AUS) 41; 4ºT.Bousten(BL) 31; 5º M.Alboreto(I) 24; 6ºN.Piquet (BR) 20; 7ºI.Capelli(I) 15; A.Nannin (I) 15; D.Warwick (GB) 15; 10ºN.Mansell (GB) 12; 11ºR.Patrese (I) 8; 12ºE.Cheever (USA) 5; M.Gugelmin (BR)5; J.Palmer (GB) 5; 15ºA.Cesaris (I) 3; 16ºS.Nakajima (J) e P.Martini (I)
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