A década de 1980, iniciava-se com novos protagonistas a nível de pilotos e construtores, o australiano Alan Jones com a versão FW07C da Wiliams confirmava o seu favoritismo ao título vitórias ( mais uma a de Carlos Reutman no Mónaco). Nelson Piquet com Brabham BT 49 ganhava por três vezes era vice-campeão do mundo e digno sucessor de Emerson Fitipaldi que devido aos mais resultados da sua aventura da Fitipaldi abandona a F1, com 136 participações e 13 vitórias. As marcas francesas a Ligier e Renault completavam a lista de vencedores da época, com os triunfos de René Arnoux e Jean Pierre Jabouille respectivamente. A Ferrari apresentava falta de competitividade e obtinha um dos piores resultados de sempre da sua história. A Alfa Romeo, deixava de ser apenas fornecedora de motores e voltava a fazer correr um chassis na F1. Clay Regazzoni que chegou a ser vice-campeão do mundo, participou em 128 GP e obteve 4 vitórias tendo sido um excelente número dois de Niki Lauda abandonava a F1 após um acidente em Long Beach onde ficou paralizado da cintura para baixo, mais infeliz seria Pactrick Depailler,que pagou com a vida o seu despiste em Hockenheim no regresso da Alfa Romeo à competição. Participou em 92 GPs e venceu 2. Mundial de Condutores: 1ºA.Jones (AUS) 67; 2ºN.Piquet (BRA) 54; 3ºC.Reutman (RA) 42; 4ºJ.Lafitte (F) 34; 5ºD.Pironi (F) 32; 7ºD.Engelis (I) 11; 8ºJ.P.Jabouille (F) 9; 9ºR.Patrese (I) 7; 10ºD.Daly (IRL), J.P.Jarier (F); K.Rosberg (SF), G.Villenueve (CN) e J.Watson (GB) 6; 15ºE.Fitipaldi (BR) e A.Prost (F) 5 ; 17ºB.Giacomelli (I) e J.Mass (D) 2; 20ºM.Andretti (MEX) e H.Rebaque (MEX) 1.Mundial de Pilotos: 1ºWiliams 120; 2ºLigier 66; 3ºBrabham 55; 4ºRenault 38;5ºLotus 14; 6ºTyrrell 12; 7ºArrows, Fitipaldi e Mclarem 11; 10ºFerrari 8: 11ºAlfa Romeo 4.
Sem comentários:
Enviar um comentário