sábado, setembro 05, 2009

1988 - O dominio absoluto do Delta de grupo A

A Lancia inicia o Mundial de 1988 com uma vitória de Bruno Saby cuja facilidade acabou por ser uma característica dominante em toda a época. O 3ºlugar, de Jean Pierre Ballet foi a surpresa da prova, uma vez que os novos Grupos A não era favoráveis ao 205 GTI da Peugeot. Markku Alen (Lancia) volta às vitórias após seis meses de azar e Stig Blomqvist é o melhor sueco e o Ford Sierra XR 4x4 obtém o melhor resultado desde a sua estreia e a Mazda que domina nos primeiros troços não coloca qualquer carro à chegada. No Rally Vinho do Porto, Masimo Biasion estreia e ganha a nova versão do Integrale e Markku Allen termina numa posição modesta o 6º o 100 Rally da sua carreira. Inverno Amaral no Renault Gapl, 11 Turbo, é 9º e melhor nacional, No Quénia, a Lancia mantém a invencibilidade e Biasion permite que a equipa italiana faça a festa no Safari, dezanove anos após a sua última no rally africano. Os Nissan 200SX obtém os lugares imediatos através do local Mike Kirkland e de Per Eklund, mas Jukka Kankkunen de regresso ao Toyota do Team Europe liderou parte do rally até à quebra do turbo seria o 5º à chegada. Na Córsega mais uma vitória de um francês, Didier Auriol que conquista a primeira vitória no Mundial da Ford desde 1979, com o Ford Sierra Cosworth RS. A Toyota estreou o Celica 2000GT-Four e termina em 6º graças a Kenneth Eriksson. A BMW com o M3 que vencera em 1987 é a grande decepção com o 4º de Francois Chatiriot e 7º de Bernard Beguin. No calor da Grécia uma prova sem história, a Lancia Martini voltava às vitórias ocupando os quatro primeiros lugares e Miki Basion obtinha a terceira vitória da época e praticamente o Mundial estava decidido a nível de pilotos e marcas. Nova vitória de Miki Basion no Rally Olimpus onde a Lancia sagra-se campeã do Mundo de Rallys a meio da temporada o que ocorre pela primeira vez na história. As potencialidades da Lancia ficaram de mais evidentes quando o piloto privado Paolo Alessandrini com a versão de 1987, passaram pela liderança da prova e o histórico piloto norte americano, Jonh Buffum comum Audi 200 Quatro colocou-se em 3º à frente de outros pilotos regulares no mundial. O Rally da Nova Zelândia, contava apenas para o Mundial de pilotos e as marcas oficias ficaram pelo continente americano para a disputa do Rally da Argentina. O vencedor Josef Haider em Opel Kadett GSI ausente do mundial há mais de 10 anos limitou-se a dominar os pilotos locais de resto o grande favorito, o britânico Jimmy Mcrae abandonou a prova com problemas de motor. Na argentina, mais um pódio da Lancia e o argentino Jorge Recalde torna-se o primeiro sul americano a vencer uma prova do Mundial os Renualt 18GTX eram as máquinas mais utilizadas pelos pilotos locais. A prova fnlandesa as equipas oficiais voltam ao Mundial e Integrale permite a 6º vitória no 1000 Lagos, a Markku Allen e Didier Auriol agora com o Cosworth RS, da Ford é 3º e a melhor posição de sempre de um não- escandinavo. Na Costa do Marfim, uma prova com sem marcas oficias e com apenas um piloto de nomeada do segundo pelotão, Rudolf Stoh que com Audi Coupé Quattro domina até um grave acidente o afastar da prova e permitir a vitorio ao melhor piloto local ,de origem francesa Alan Ambrosino em Nissan 200Sx. Em San Remo a quinta vitória de Massimo Biasion com quatro italianos em Lancia nos primeiros lugares numa prova em que Jukka Kankkunen andou na frente até destruir o Toyota Celica. No RAC a décima vitória da Lancia e a mais uma de Markku Allen. Pela quarta vez consecutiva, Jukka Kankkunen domina uma prova até partir o Celica GT2000. O eng. Claudio Lombardi sobre a evolução da Lancia no grupo A: “Sem o Grupo A, a Lancia nunca teria desenvolvido o DELTA da forma que o fez. Há três anos, estavam prontos para acabar com o modelo! Os rallies conseguiram agora popularizar os modelos Delta de produção de série. Sem o grupo A nunca teria havido versões turbo ou tracção integral. E esta tecnologia fi também passada para os novos Thema e Prisma”. Mundial de Pilotos (10ºs) : 1ºM.Basion (SF) 115; 2ºM.Allen (SF) 86; 3ºA.Fiori (I) 76; 4ºS.Blomqvist (S) 41; 5ºT.Salomen (SF) 33; 6ºB.Saby (F) 32; 7ºD.Auriol (F) 32; 8ºM.Eriksson (S) 30; 9ºY.Loubet (F) 27; 10ºJ.Recalde (RA) 27. Mundial de Marcas (10ºs).: 1ºLancia (140);2ºFord (79); 3ºAudi(71); 4ºMazda (66); 5ºToyota(46); 6ºRenault (32); 7ºBMW (25); 8ºNissan (23); 9ºSubaru (18) 10´Peugeot (10).

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