domingo, agosto 28, 2011

Jan Kockecky uma vitória ao segundo....


  Jan Kpopecky uma vitória à tagente mas justa ( foto de Stary Pet)

 Thierry Neuville acabou por ser o primeiro não Skoda resistindo a um sensacional Andreas Mikkelsen (foto de Nextagen-Auto.com)


Craig Green apenas uma estreia interessante do piloto protegido pela M Sport no IRC
(foto de Petr Sagner) 

A segunda sessão iniciou-se com Andreas Mikkelsen a arriscar a “andar no máximo” como afirmou no final da SS13 , o piloto da Skoda UK que face ao furo na última ronde da primeira etapa continua a sua recuperação, procurando desalojar, Thierry Neuville da 4º posição, porém o piloto do 207 S2000, não desarma e fez o 2º tempo mas perdeu mais, 5.4s. Na frente, a luta entre Jan Kopeck e Freddy Loix, atingiu o rubro com o checo a passar para o comando do rally mas com Freddy Loix a perder apenas, 1s. O checo, estava preocupado com a caixa de velocidades que não foi mudada na área de serviço, ao contrário do belga que aproveitou para mudar para uma versão mais longa e com capacidade de atingir maior velocidade nomeadamente na última SS que deverá ser decisiva em termos de vitória absoluta, face ao duelo que se tem verificado entre os dois homens da Skoda. De realçar a entrada do jovem estoniano, Karl Kruuda no top10 após a desistência do infeliz Guy Wilks com problemas na correia do alternador, interrompendo a recuperação que estava a fazer.  Andreas Mikkelsen volta a fazer o melhor tempo nos 10km48, da especial de Kuldovice e Jan Kopecky ganha mais um segundo a Freddy Loix, adiando a questão da vitória absoluta para a segunda classificativa mais longa da prova – Maják 2 (22.69 Km).  Thierry Neuvile continua a resistir ao ataque sem quartel do Skoda da UK e procurara manter os 10s que mantém de vantagem, numa altura da prova em que é o único não Skoda entre os seis primeiros. Freddy Loix seria o mais rápido na última SS mas Jan Kopecky ganhava o rally por 1 segundo… numa prova dominada integralmente pelos Skoda Fabia S2000, cabendo a Thierry Neuville a honra de ser o primeiro piloto com uma marca que não a checa. Uma prova muito particular, com fases distintas, com um Jan Kopecky a procurar a vitória desde o início, com  Freddy Loix a fazer uma prova a todos os títulos excepcional  e com Andreas Mikkelsen a demonstrar que é já uma esperança dos rallys internacionais.  CClassificação final: -1ºJ.Kopecky (skoda Fabia S2000) 2.15.51s; 2ºF.Loix (Skoda Fabia S2000) a 1.2s; 3ºJ.Häninen(Skoda Fabia S2000) a 36.2s; 4ºT.Neuville(Peugeot 207 S2000) a 1.59.6s; 5ºA.Mikkelsen (Skoda Fabia S2000) a 2m05.07s; 6ºT.Gardmeister(Skoda Fabia S2000) a 3m43.2 s; 7ºCraig Breen (Ford Fiesta S2000) a 3m47.4; 8ºR.Kresta(Skoda Fabia S2000) a 4m21,.5s) 9ºP.G.Andersson (Proton Satria Neo 2000) 4.41.1s e 10ºK.Kruuda (Skoda Fabia S2000) a 4.54.44.

Freddy Loix o quarto líder ....o quarto Skoda na frente....(foto in Site IRC) 

No final da 1ºsessão da 2ª Etapa, Frddy Loix é o quarto homem da Skoda a liderar o Rally Barum, que atacou logo nos 22 Km da SS10 em Maják (22.69Km), fazendo o melhor tempo numa fase em que as estradas húmidas face à chuva que caiu durante a noite implicava uma certa prudência, mas o piloto belga arriscou não cometeu erros e reduziu drasticamente a vantagem de Jan Kopecky de 19.6s para 5.6s. O líder da prova, à entrada da SS11 em Kuldovice admitiu que teria dificuldades em manter o comando se Freddy Loix continuasse a rodar ao nível que estava a rodar desde a tarde de ontem. Juha Häninen, ao longo da manhã de hoje, esteve mais preocupado em manter-se na estrada do que entrar na luta com os seus adversários e ao contrário do que se esperava, perdeu nada menos de 9s para o belga da Skoda. Por lado, o piloto da Skoda Motorsport fez a SS12-Halenkavize (22.73Km) com problemas de aderência, chegando admitir que o Fabia S2000 tinha furado o que não se confirmou mas apesar de tudo ainda fez o 3ºtempo da especial. Bryan Bouffer começou a etapa da pior maneira, despistando-se a 2km do final da SS destruindo uma roda ao bater forte num pedregulho, sendo obrigado a abandonar a magnífica prova que vinha fazendo. Andreas Mikkelsen, foi o mais rápido na sessão matinal de hoje vencendo as duas SS e Guy Wilks está em plena recuperação e Thierry Neuville é o melhor Peugeot 207 S2000. A jovem esperança britânica, Graig Green inscrito pela M Sport está a cumprir o seu papel na sua estreia nos rallys internacionais, voltando esta manhã a andar muito rápido como já tinha feito na tarde de ontem. Classificação Geral Top10 – quando os concorrentes estão a recuperar as suas mecânicas, na zona de serviço em Otrokovice: 1ºJan Kopecky/Skoda Fabia S2000 – 1h45m35.1s; 2º Frddy Loix/Skoda Fabia S2000/ a 1s; 3ºJuho Häninen/Skoda Fabia S2000 a 10.2s; 4ºTierry Neuville/Peugeot 207 S2000/ a 1m53,9s; 5ºAndreas Mikkelsen/Skoda Fabia S2000 a 2m11.4s; 6ºToni Gardmeister/ Skoda Fabia S2000 a 2m53.6s; 7ºCriag Breen/Ford Fiesta S2000 a 3m05.7s; 8ºGuy Wilks/Peugeot 207S2000 a 3m21.3s; 9ºRoman Kresta/Skoda Fabia S2000 a 3m28.1s e 10ºP.G.Andersson/Proton Sartria Neo S2000 a 3m28.1s.

Sem comentários: