terça-feira, agosto 23, 2011

Ogier domina na Alemanha ...o WRC em tempo de balanço.....

Sebastien Loeb a caminho do título do WRC 2011
(foto de Madein Sport Con - Rally da Findelândia)

Sebastien Ogier interrompeu o domínio do seu companheiro de equipa  que vigorava desde 2002
(foto Madein Sport Com. - Rally da Alemanha)

Miko Hirvonen na Suécia bateu os DS3 mas o Fiesta WRC não confirmou o potencial então evidenciado
(foto de Timo Anis)


    Jari M. Latvala a esperança finlandesa que continua a não se confirmar pelos erros que comete.
(foto de Peter Élias)

 Petter Solberg continua a rápido mas com as limitações de um privado.
(foto de Grzegorz Roslon) 

Daniel Sordo mostrou na prova germânica que teremos que contar com o Mini WRC
(foto Madein Sport com)


O WRC voltou à estrada este fim-de-semana no Rally da Alemanha, onde Sebastian Loeb era sem dúvida o grande favorito e apenas um furo impediu que o campeão do Mundo não chegasse à vitória. Para Sebastian Ogier esta vitória caída do “céu”, a quarta tal como o número de provas ganhas por Sebastian Loeb, marca decisivamente o campeonato de marcas que praticamente fica entregue à Citroen. Mas, a prova germânica fica marcada pelo primeiro pódio de Daniel Sordo, se é certo que o espanhol é muito rápido no asfalto, o desempenho do Mini WRC surpreendeu tudo e todos, atirando a Ford para fora do pódio, numa prova em que a regularidade de Miko Hirvonen voltou a garantir mais alguns pontos para a marca inglesa quase fora da luta pelo título de marcas ou por outra será quase impossível o Fiesta WRC chegar ao título em 2010. Na verdade a quatro provas do final da temporada do WRC o Citroen DS3 WRC só não ganhou na Suécia, quando então toda a imprensa da especialidade considerava que o desempenho dos Fiestas WRC iriam permitir uma luta de igual para igual, que não fora possível entre os C4 WRC e os Focus WRC. De facto, até Mats Ostberg tinha andado na frente e só seria batido por Miko Hirvonen. Porém a partir do México as vitórias foram divididas entre os dois “Sebastien” da Citroen e se Ogier é uma estrela em ascensão e venceu em quatro provas em que Loeb terminou a verdade é que o piloto com maior sucesso de sempre do WRC está a caminho de mais um título e apenas necessita de controlar pontualmente o seu companheiro de equipa. Na Ford, Miko Hirvonen já mostrou que é um excelente piloto mas falta-lhe capacidade de liderança ao contrário de Jari Matti Latvala, mais rápido, mas continua a cometer muitos erros e é para todos os efeitos, o responsável pelo afastamento da Ford pela liderança do WRC. Petter Solberg continua simplesmente a ser o melhor privado do WRC, chegou a liderar várias provas no início do campeonato, mas desde a Argentina que se encontra mais longe dos pilotos oficiais, também falharam nas previsões “os que achavam” que os novos WRC estavam mais próximos dos carros de fábrica. Mats Ostberg, já mostrou que é capaz de andar regularmente no “TOP FIVE”, mas as dificuldades financeiras impedem de manter o desenvolvimento do seu Fiesta WRC em termos de competitividade e uma possível ausência nas restantes provas do WRC não está posta de parte. No Top 10, do campeonato destacam-se os homens da M Sport, com Mathew Wilson Jr a bater regularmente Henning Solberg, mas longe de se apresentar como uma esperança do automobilismo britânico no WRC, quanto ao norueguês está muito longe do nível que atingiu ao volante do 207 ou do Focus WRC. Kimi Hirvonen que ocupa um simpático, 8º na tabela do WRC continua a sua lenta progressão, com muito divertimento à mistura, mais está longe do piloto top da F1. A caravana do WRC a caminho da Austrália, numa altura em que o campeonato parece decidido a pergunta que se formula é se o DS3 WRC somará mais uma vitória? Loeb ou Ogier….?

Classificação do Rally da Alemanha

1. Sebastien Ogier/ Citroen DS3 WRC - 3h32m15.9s
2. Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC - + 39.8s
3. Dani Sordo/ Mini Cooper WRC + 1m55.6s
4. Mikko Hirvonen /Ford Fiesta WRC + 2m43.7s
5. Petter Solberg/ Solberg Citroen DS3 WRC + 3m48.0s
6. Kimi Raikkonen/ ICE/Citroen DS3 WRC 1 + 7m24.6s
7. Henning Solberg/ Stobart Ford Fiesta WRC + 7m45.9s
8. Armindo Araujo /Italia Mini Cooper WRC + 9m29.8s
9. Peter van Merksteijn /Van Merksteijn Citroen DS 3WRC + 10m01.6s
10. Ford Dennis Kuipers/ FERM Citroen DS3 WRC + 10m09.0s

Sem comentários: