quarta-feira, agosto 03, 2011

Os tempos da simpática ....... March


GP do Mónaco -1970 - Chris Amon- March 701 Ford C (foto de Bernard Chahier)

 GP da Alemanha 1971 -Ronnie Peterson - March 701 C/Ford
 foto de R.Schlegelmilch in Grand Prix 25, 37p.


    13ºGP do Mónaco 1972 - Niki Lauda - March 721 C/Ford, in R.Schlegelmilch, pop.cit.p.42.

GP Itália 1989 - Mauricio Gugelmin -March CG981
foto de Artur Ferreira in Fórmula 1 - 1989/190 (direcção de Francisco Santos, p.121).

A March Enginneering chega à Fórmula 1 em 1970, por iniciativa de Max Mosley , então um prestigiado advogado e que seria eleito vinte e três anos mais tarde presidente da FIA, Robin Herd antigo piloto de Fórmula 2 de Alan Rees e Granham Coaker. O chassis inicial da equipa o 701, era muito simples e perfeitamente adaptado aos motores Cosworth DFV que faziam “escol na F1” . O team contava com o apoio da STP e procuravam um piloto de ponta, Jochen Rindt chegou a ser contactado, porém a primeira dupla seria constituída por dois pilotos talentosos, tais como Chris Amon e Jo Siffert. Paralelamente constituía-se uma segunda equipa March, por iniciativa de  Ken Tyrrel que abandonava o projecto Matra que lhe deu o título mundial e procurava um chassis provisório quando o seu objectivo era então tornar-se construtores. Jackie Setwart e Jonnhy Servoz Gavin eram os seus pilotos e os primeiros resultados de vulto eram obtidos pelo March de Tyrrel, com um pódio obtido por Jackie Setwart (3º) no GP da África Sul e que leva o March à vitória um mês depois em Jarama. As duas restantes vitórias seriam obtidas ambas em Monza a primeira por Vitorio Brambilha-March 751 C/Ford (1975) e a segunda por Ronnie Peterson- March 761 C/Ford (1976), pouco depois a equipa britânica abandonava a F1, mas voltaria na década de 1980 e 1890, mas sem o sucesso da sua presença inicial na F1, o seu último GP seria o da Austrália de 1992. A equipa britânica participou em 522 Grandes Prémios com 47 pilotos ao seu serviço, obteve três vitórias, cinco pole position e sete voltas mais rápidas, em treze temporadas na F1, a maior parte das quais já com outros protagonistas na direcção da equipa. Resultados no Mundial de F1: - 3º (1970); 3º (1971); 6º (1972); 5º (1973); 9º(1974); 8º(1975); 7º(1979), 6º (1987) 13º (1988).

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