sábado, agosto 27, 2011

Jan Kopecky é o terceiro líder do Barum ....vencendo a 1ª Etapa.


Jan Kopecky consolidou a liderança mas a luta pela vitória continua aberta
(foto de Nextgen -Auto.com)

Freddy Loix dominou a segunda ronde e surpreendeu Juho Häninen que continua sob pressão
( Foto in Site IRC) 

Guy Wilks foi vítima do azar numa prova que o 207S2000 da Kronos estava ao nível dos "Skodas"
(foto de Peter Sgner in Ewrc.CZ. 

 
A segunda ronde que terminou ao final da noite, confirmou a liderança de Jan Kopecky e dos Skoda Fabia S2000. Sem vencer nenhuma das quatro classificativas, o checo foi ganhando alguns segundos a Andreas Mikkelsen durante a segunda sessão da 1ª Etapa, mas a SS de Trojak 2, afastou definitivamente o jovem dinamarquês do pódio quando rodava a 7.3s do piloto da Skoda Motorsport. Um furo no pneu traseiro, deixou Andreas Mikkelsen a 2m de Jan Kopecky que foi o único piloto da frente que não sofreu qualquer problema com os pneus. Guy Wilks foi outro dos azarados, furando na última SS em Semetin 2 numa altura em que já estava fora do pódio e procurava aproximar-se de Bryan Bouffer que entretanto era o melhor dos 207 S2000. Em recuperação continuava Juho Häninen que se envolvia em luta directa pela segunda posição com Freddy Loix. O piloto belga, esteve mesmo imparável e venceu três SS contra uma do finlandês, batendo regularmente o líder da prova e mostrando que está tudo em aberto para a etapa da manhã de domingo. Os Proton Satria Neo S2000, mantêm-se em prova, mas Per Gunnar Andersson é o único no top 10, face ao atraso de Giacomo Basso, mas também as recuperações notáveis de Roman Kresta acidentado no Shakedown e de Breen Graig que se estreia no IRC. Guy Wilks, está agora em 12º e a sua recuperação, juntamente com a luta entre os Skodas S2000 são sem dúvida, alguns dos pólos de interesse no regresso dos bólides à estrada daqui algumas horas. Classificação Geral (Top 10): 1ºJan Kopecky (Skoda Fabia S2000) 1.14.28; 2ºJuho Häninen (Skoda Fabia S2000) a 19.7s; 3º Freddy Loix(skoda Fabia S2000) a 19.7S; 4ºBryan Bouffer (Peugeot 207 S2000) a 23.07s; 5ºTierre Neuville (Peugeot 207 S2000) a 1.51s; 6º Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia S2000) a 2m09s; 7ºTony Gardmeister (Skoda Fabia S2000) a 2m25s; 8ºBreen Graig (Ford Festa S2000) a 2m32s; 9ºRoman Kresta (Skoda Fabia S2000) a 2m46s e 10ºPer Gunnar Andersson (Proton Satria Neo S2000) a 2m50s.



Jan Kopecky domina  controlando Andreas Mikkelsen mas a luta pela vitória mantém-se ...


A caminho do início da SS3, Jan Kopecky ascendia à liderança do seu rally para gáudio dos muitos milhares de espectadores que seguem o desenrolar dos acontecimentos do rally checo. Na SS2 (Bikupice -8.89 Km), Kris Meeke foi o mais rápido, mostrando a vontade de vencer a prova, um desejo que o piloto da Peugeot UK acreditava antes da partida para a estrada. No final da SS, o piloto britânico afirmou apenas que estava andar ao seu rimo. Na frente, da prova mantinha-se um Skoda, agora Andreas Mikkelsen após um toque de Juho Häninen, que provocou algumas vibrações no pneu esquerdo da sua viatura. Também com problemas mas de acerto, debatia-se Thierry Neuville que esperava melhorar o set- up 207 S2000 da sua viatura ainda esta manhã. Na SS3 com 12.95 km, Jan Kopecky foi o mais rápido e assumiu a liderança, perante um Guy Wilks verdadeiramente rápido e ao ataque e que apesar da falta de instabilidade da sua máquina ficou a 2s do novo líder, numa altura em que Andreas Mikkelsen passava a rodar no 3º posto, sem problemas e não arriscando, afirmando que tudo estava OK. Juho Haninen mantinha-se na 6ºposição após os problemas na SS2. Na SS4 em Troják com os seus 28.9 km, os três Skoda que tem animado o rally destacaram-se dos demais com Jan Kopecký a ganhar um segundo a Andreas Mikkelsen que recuperou um lugar a Guy Wilks que foi batido por Thierre Neuville na luta entre os 207 S2000, enquanto que Juho Häninen (3º) está já a pressionar Frddy Loix na disputa pela entrada no Top 5, na classificativa que agora terminou ganhou nada menos que 5s ao veterano piloto belga. Por sua vez, Freddy Loix atribui a perda de tempo para o campeão do IRC de 2010 por erro na escolha de pneus, já que a opção pelos macios, não foi a decisão mais acertada. Guy Wilks chegava ao final da SS4 com um futuro traseiro e começa a estar fora do alcance da luta directa com os Skoda que marcou a prova do piloto da Peugeot UK durante a primeira fase da ronde matinal. De salientar ainda a entrada, do segundo Proton Satria Neo S2000 no top 10 com Giacomo Basso a cerca de 12.2s de Gunnar Petersson o melhor da equipa oficial. Concluídos os 11.49 Km da SS de Semetín a caravana caminha em direcção à área de serviço para a ronde da tarde, com Jan Kopecky a dominar os acontecimentos, ainda que tenha sido Bryan Bouffer o mais rápido na última especial da manhã, mas com Jan Kopecky a controlar os acontecimentos e voltando a ganhar mais três segundos a Andreas Mikkelsen que foi 5º em Sometín. Classificação Provisória no final da 1ª Ronde que ainda não terminou: 1ºJan Kopecky/Skoda Fabia S2000 - 40.51.8.; 2ºAndreas Mikkelsen /Skoda Fabia S2000 a 5.8s; 3ºGuy Wilks/Peugeot 207 S2000 a 11.7s; 4ºBryan Bouffer /Peugeot 207 S2000 a 12.5s; 5ºJuho Häninen/Skoda Fabia S2000 a 14.4s;6ºFreddy Loix /Skoda Fabia S2000 a 24.6s; 7ºThierre Neuville/Peugeot 207 S2000 a 47.0; 8ºPer Andersson /Proton Saria Neo S2000 a 1m30s, 9ºMichel Solowow/Ford Fiesta S2000 a 1m51.6 e 10ºGiacomo Basso/Proton Saria Neo S2000 a 2m09.5

Sem comentários: