domingo, agosto 28, 2011

Sebastien Vettel reforçou em Spa a corrida para o título....

 Sebastien Vettel e a Red Bull estão definitivamente no caminho dos títulos de pilotos e construtores. (foto de AutoMotorSport)

A largada em Spa um dos momentos críticos do Grand Prix (foto in ESPN F1)

O F150 It. regrediu na sua promissora evolução. (foto in Madein.Motorsport.com)

 Brunno Senna excelente qualificação mas cometeu um erro imperdoável na prova.
 (foto in Auto MotorSport)







  
A 12ª prova do Mundial da F1, marcou o regresso de Sebastien Vettel às vitórias a 7ª vitória na presente temporada, numa prova dominada pelos Red Bull sem grande oposição, na qual o team obteve a sua segunda dobrinha da temporada. De facto o RB 7, voltou a estar em bom plano, ainda que Jenson Button tenha demonstrado e confirmado que o MP4/26 é um forte opositor. De facto ambos os pilotos de Martin Whitmarsh estiveram em bom plano, Jenson Button chegou ao pódio e fez uma excelente prova com duas ultrapassagens seguidas no espaço de duas voltas a dois bons pilotos como são Filipe Massa e Nico Rosberg. E apenas toque de kamu kobayashi na 13ºvolta no McLaren de Lewis Hamilton impediu que a prova fosse mais animada, uma vez que o campeão do Mundo de 2009 tem sido o piloto que maior oposição tem feito aos Red Bull. Fernando Alonso, certinho como sempre chegou a estar na liderança na parte inicial do Grande Prémio numa altura em que a maioria dos pilotos da frente fizeram várias paragens face à degradação dos pneus, algo inesperado, apesar de Spa-Francorchamps ser uma pista muito técnica. Porém as condições meteorológicas acabaram por surpreender os próprios técnicos da Pirelli e a primeira metade do GP ficou marcada por um intenso tráfico nas boxes.  Todavia, a Ferrari não confirmou no GP da Bélgica, alguma evolução que o F150 It., apresentava nas últimas corridas. Michael Schumacher acabou em beleza um fim-de-semana que começou muito mal, fazendo uma excelente prova desde a última posição à 5ª, batendo o seu companheiro da equipa Nico Rosberg que chegou a liderar o Grand Prix nos seus momentos iniciais. Por último de referir o erro de Bruno Senna que ao tocar em Jaime Alguersuari comprometeu a excelente qualificação de ambos, acabando com as expectativas que rodeavam o seu regresso à F1 com um chassis minimamente competitivo.

Classificação Geral e Individual

1. Vettel Red Bull-Renault 1h26.44.893
2. Webber Red Bull-Renault + 3.741
3. Button McLaren-Mercedes + 9.669
4. Alonso Ferrari + 13.022
5. Schumacher Mercedes + 47.464
6. Rosberg Mercedes + 48.674
7. Sutil Force India-Mercedes + 59.713
8. Massa Ferrari + 1m06.076
9. Petrov Renault + 1m11.917
10. Maldonado Williams-Cosworth + 1m17.615
11. Di Resta Force India-Mercedes + 1m23.994
12. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1m31.976
13. Senna Renault + 1m32.985
14. Trulli Lotus-Renault + 1 lap
15. Kovalainen Lotus-Renault + 1 lap
16. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
17. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 1 lap
18. Glock Virgin-Cosworth + 1 lap
19. Liuzzi HRT-Cosworth + 1 lap

 
A qualificação em Spa-Francorchamps ficou marcada por dois acontecimentos, a oitava pole à tangente de Sebastien Vettel e a notável perfomance de Brunno Senna, que na sua estreia com o R31, não só foi mais rápido que Vitaly Petrov como garantia uma posição na 4ºlinha da grelha á frente de Fernando Alonso. Lewis Hamilton, esteve igual a si mesmo e foi capaz de manter a serenidade necessária, para lutar pela pole até final depois do toque com as rodas do Wiliams de Pastor Maldonado. Filipe Massa voltou a ser o melhor do F150 Itália, numa sessão de treinos para Fernando Alonso esquecer, onde inclusivamente foi batido por Jaime Alguersuari que fez a melhor qualificação de sempre com o Toro Rosso STR que está longe de ser um chassis competitivo. Igualmente para não recordar, a má qualificação de Jenson Button afastado da terceira sessão de qualificação e comemoração dos 20 anos de carreira de F1 do campeão de outras temporadas, Michael Schumacher que nem sequer foi capaz de registar um tempo, após um estranho despiste em Rivage no qual o MGP W02 perdeu uma das rodas acabando por se imobilizar numa das escapatórias. Na cauda do pelotão, os Lotus continuam a evoluir e Heikke Kovalainen voltou a entrar na segunda qualificação enquanto que Jerome Ambrosino (Virgin) e os HRT, fizeram tempos abaixo dos 107% e só a inconstância do tempo, nomeadamente a chuva que caiu nas duas sessões da qualificação, permitirão a sua presença na edição 2011 do GP da Bélgica. Tempos da qualificação.

1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m48.298s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m48.730s + 0.432
3. Mark Webber Red Bull-Renault 1m49.376s + 1.078
4. Felipe Massa Ferrari 1m50.256s + 1.958
5. Nico Rosberg Mercedes 1m50.552s + 2.254
6. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m50.773s + 2.475
7. Bruno Senna Renault 1m51.121s + 2.823
8. Fernando Alonso Ferrari 1m51.251s + 2.953
9. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m51.374s + 3.076
10. Vitaly Petrov Renault 1m52.303s + 4.005
Q2 cut-off time: 2m04.625s Gap **
11. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 2m04.692s + 1.924
12. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2m04.757s + 1.989
13. Jenson Button McLaren-Mercedes 2m05.150s + 2.382
14. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 2m07.349s + 4.581
15. Adrian Sutil Force India-Mercedes 2m07.777s + 5.009
16. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 2m08.106s + 5.338
17. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 2m08.354s + 5.586
Q1 cut-off time: 2m07.194s Gap *
18. Paul di Resta Force India-Mercedes 2m07.758s + 5.945
19. Jarno Trulli Lotus-Renault 2m07.773s + 5.960
20. Timo Glock Virgin-Cosworth 2m09.566s + 7.753
21. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 2m11.601s + 9.788
22. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 2m11.616s + 9.803
23. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 2m13.077s + 11.264
24. Michael Schumacher Mercedes no time


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