quinta-feira, agosto 25, 2011

Piers Courage ...um dos pilotos mais rápidos da sua geração sem chassis competitivos...



GP da Alemanha 1969- a sua melhor época com o Brabham BT26, in R.Schlegelmilch, Grand Prix p.24

O bonito e trágico, Tomaso 505 - Mónaco 1970, in Archivo Cahier  

Pires Courage, oriundo de uma família abastada britânica, chega aos monolugares em 1964, após uma experiência particular com o seu Lotus 7. Mas, seria associado a Jonathan Wiliams, que iniciava uma carreira com pretensões, na Ecurie Lucas de Fórmula 3, chegando ao título britânico em 1966. E a estreia na F1 ocorreria no mesmo ano com um Lotus 44/Cosworth de F2 que terminou com um acidente. Colin Chapman, voltava a apostar no jovem inglês em 1967 mas o Lotus 25/ BRM não terminava o GP da África do  Sul e era Reg Parnel, que apostava em Pires Courage para pilotar o  BRM P261 no GP Mónaco. Para 1968, mantinha-se na equipa britânica com o P 126 com a finalidade de fazer a sua primeira temporada completa na F1 e finalmente após oito Grandes Prémios chega ao fim de uma corrida e nos pontos (6º). E nos quatros GPS terminou pontuou duas vezes mas foi 4º em Monza que era então já uma prova carismática, seria 20º no Mundial. Em 1969 está ao serviço de Frank Wiliams, que não tinha um chassis próprio e corria com um Brabham BT26 A, o inglês faria a sua melhor época na F1, seria 8º no Mundial, terminando cinco Grandes Prémios e pontuando quatro vezes ( 2º no Mónaco, 2º Estados Unidos, 5ºInglaterra e 5ºMonza). Frank Wiliams para 1970 estabelecia um acordo comercial com Alessandro Tomaso e o novo chassis de F1, o Tomaso 505/Ford revelou-se desde logo pouco competitivo, pesado e com pouca fiabilidade, não permitiu mais que um 9º no GP do Mónaco e na sua 4ªprova a tragédia, com o acidente fatal de Pires Courage em Zandvoort vítima de ferimentos na cabeça após a quebra do seu capacete. O piloto britânico ainda numa fase em ascensão mas considerado já como um dos mais talentosos do pelotão da sua época, participou em 27 Grandes prémios, terminou apenas dez, alcançou dois pódios e liderou um GP durante duas voltas. Piers Courage revelou-se também como um excelente piloto de endurance e esteve nas 24 Horas de Le Mans em 1966 sendo  8º- 1ºGT, com Roy Pike num Ferrari 275 GTB  e  4º com Jean Pierre Beltoise num Matra MS650 em 1969.

Sem comentários: