sexta-feira, dezembro 04, 2009

1998- Hakkinen na hora da vitória dos motores Mercedes da Mclarem




O mundial de 1998 iniciava-se na Austrália com uma dobradinha dos Mclarem MP4-13, equipados com os novos motores Mercedes que marcavam o regresso da equipa alemã à F1. 0.7s separaram Mika Hakkinen de David Coulthard e pela primeira vez nos últimos GPS não existiu um Tyrrel na Grelha de Partida. No Brasil o resultado de Melbourne, repetia-se e Alan Prost diria então “O domínio da Mclaren pode ser ainda maior que em 1988” .Schumacher volta às vitórias na Argentina, Mika seria 3º e a Jean Alesi (Sauber C17) era 5º mas um dos melhores em pista. Em San Marino a terceira vitória da Mclarem, mas era Coulthard quem subia ao pódio mais alto numa vitória fácil, diria então “ A vitória nunca esteve em perigo. Tinha margem se precisasse”. A Ferrari sem vencer não desapontava totalmente os tiffosi, Schumacher e Irvine, disputavam os lugares seguintes do pódio. Os Wiliams FW20 continuavam fora do pódio, Villenueve era 4º e Irvine 5º. Em Espanha um trio habitual no pódio, Hakkinen (1º), Coulthard (2º) e Schumacher (3º) na 111º vitória da marca inglesa em GPs. No Mónaco, Mika Hakkinen de ponta-a- ponta, obtendo a quinta vitória em sete GPs. Fisichella (benetton B198) 2º e Irvine garantia um Ferrari no pódio. E Mika Salo num pouco competitivo Arrows A-19 por pouco não chegava o pódio e o finlandês diria mesmo “Devia ter chegado ao pódio”.Schumacher ganha num GP acidentado para a Mclarem, numa corrida em que o Safety Car fez três entradas em pista. Fisichella mais um pódio (2º) e Irvine continuava a coleccionar terceiros lugares. Em Mangy Cours, a quarta vitória de Schumacher e o campeonato estava relançado. Num GP em que a Ferrari garantia uma dobradinha e Mika penalizado pela segunda largada não encontrava espaço para as ultrapassagens. Jackes Villenueve (4º) face à falta de competitividade dos Wiliams diria “De certeza que estamos progredindo: pelo menos desta vez terminámos na volta do vencedor”. Em Silvestorne, Schumacher arranca vitória a Hakkinen com a ajuda do Safety Car e beneficiando da não aplicação de um penalização quando do stop & Go, Ralf era 6º e conquistava o primeiro ponto da Jordan longe da competitividade das últimas temporadas. O patrão da euipa, Eddie Jordan, afirmava “Hoje transpusémos uma pequena montanha: ainda temos de subir o Everest”. A caminho da recta final do campeonato, na Aústria a quarta dobradinha da Mclarem com Mika na hora da consagração e a Ferrari completava o pódio com Schumacher então na corrida para o título. Em Hockenheim, nova dupla da Mclarem e a 7º vitória de Hakkinen e Villenueve (3º) obtém o primeiro pódio da Wiliams, o canadiano admitiu que “Sem os problemas de transmissão nas últimas voltas poderia ter ultrapassado os Mclarem”. Na Hungria, Jackes Villenueve volta ao pódio (3º) mas Schumacher graças ao melhor conjunto de pneus da Goodyear e da táctica de Ross Brown , soma mais uma vitória.Em Spa uma prova estranha, uma carambola gigantesca e elimina treze carros e Danon Hill (Jordan 198) que tinha obtido um excelente resultado na Hungria (4º) é surpreendentemente o vencedor e no meio da euforia diria “É bom mostrar que posso ganhar sem ser com uma Wiliams”. A Ferrari comemorava o 600 GPs sem carros nos pontos. E o brasileiro Pedro Dinis pontuava pela segunda vez (5º). Em Monza dobradinha histórica da Ferrari com Mikael a ganhar e Ralf (Jordan) , o outro Schumacher , a ocupar o primeiro não Ferrari (3º) . No Luxemburgo, vitória táctica de Mika Hakkinen que bate de forma incontestável Schumacher e a Mclarem não fez a festa de campeão de construtores por um ponto, Ron Dennis confessava à imprensa que “Foi a corrida mais importante na história da Mclarem”.No Japão, decidia-se o título e Mika Hakkinen vencia a prova e o seu primeiro título, a Mclarem obtinha o seu oitavo e os pneus Bridgestone chegavam ao título no seu segundo ano de F1. Num campeonato em que Schumacher achou justo o final de campeonato, Villenueve foi o mais combativo, Coulthard e Fretzen não corresponderam .Irvine , bateu o recorde de segundo e os outros foram figurantes. Classificação de Pilotos : 1ºM.Hakkinen SF (100); 2º M.Schumacher (D) 86; 3ºD.Coulthard (56) GB; 4ºE.Irvine (GB) 47; 5ºJ.Villenueve (CND) 21; 7º D.Hill (GB) 20; 8ºH.H.Fretzen (AUS) 17; 8ºA.Wurz (D) 17; 9ºG.Fisichella (I) 16; 10ºR.Schumacher (D) 14; 11ºJ.Alesi (F) 9; 12ºR.Barrichello (BR) 4; 13ºM.SALO (SF) 3; 14ºP.Dinis (BR) 3; 15ºJ.Magunssen (DN) 1; 16ºJ.Herbert (GB) 1 ;17ºJ.Trulli ((I) Marcas: 1ºMclarem; 2ºFerrari; 3ºWiliams; 4ºJordan; 5ºBenetton; 6ºSauber; 7ºArrows; 8ºStewart e 9ºProst.

Sem comentários: