segunda-feira, dezembro 28, 2009

2004- Os primeiros títulos de Loeb e da Citroen


Quando se iniciou o Mundial de Rallys em 2004, tudo apontava para um ano em que a luta pelo título de marcas e pilotos iria ser muito competitiva. Todavia se a vitória de Sebastien Loeb (Citroen Xsara) em Monte Carlo, não era uma novidade pois dominara as duas edições anteriores. A vitória na Suécia, face à concorrência nórdica era de facto o sinal do domínio do piloto francês em qualquer piso de terra. M.Gronholm (2º), apesar de tudo um excelente resultado para o novo Peugeot 307. M.Martin(Ford Focus RS), era a confirmação de 2003, 2º em Monte Carlo e 7º na Suécia. O México, marcava a terceira ronda do WRC, uma prova ao gosto das marcas, P.Solberg (Subaru Imprenza WRC), domina os primeiros troços mas no final não vai além do 4º, face à pressão dos Focus, com uma dupla fogosa, M.Martin vence a sua primeira prova e F.Duval coloca-se na frente de Carlos Sainz (Citroen Xsara) que obteve o primeiro pódio (3º) do ano. E a Ford Motor co, lidera o WRC. Na Nova Zelândia, os Xsara estiveram pouco competitivos e P.Solberg impõe o Imprenza WRC com facilidade apesar da pressão de M.Gronholm (2º) e M.Martin (3º). Seguiam-se os três rallys mais orientais da Europa, Chipre, Grécia e Turquia. No rally cipriota, M.Gronholm (2º) esteve à beira da primeira vitória do 307WRC, mas as irregularidades verificadas com a bomba de àgua, entregaram a vitória a S.Loeb, M.Martin seria o 3º sob pressão de C.Sainz (4º) que contribui para um excelente resultado pontual para a Citroen. Nos pisos duros e demolidoros do Rally Acrópele, P.Solberg era mais forte que S.Loeb mas a luta pela vitória foi árdua, 18s era a diferença no final da prova. F.Duval (3º) era o melhor Ford e A.Vovos (8º), com o Focus RS era o melhor local. Na Turquia, era S.Loeb que vencia à tangente sobre M.Gronholm e o campeão em título, P.Solberg fazia mais um pódio(3º). Na Argentina, a Citroen domina a prova, mas S.Loeb foi batido por C.Sainz que obteve a sua 26ºvitória, um novo record em rallys. Uma vez mais os Focus iam ao pódio e era F.Duval (3º) o responsável. Nos 1000 Lagos, a tensão que se vivia na Peugeot chegava ao fim, finalmente M.Gronholm um especialista do seu rally voltava a vitória e se M.Martin (2º) foi a revelação do rally a verdade é que o seu talento era já conhecido. Entre a nova vaga de finlandeses, destacavam-se as provas de J.Tuohino (5º) Ford Focus RS) e J.Paasonen( 6º) Skoda Fabia. O Japão no WRC era quase uma exigência das marcas nipónicas, P.Solberg cumpria com mais uma vitória e o melhor local T.Arai, completava os êxitos da Subaru no país do sol nascente. S.Loeb (2º) e M.Martin(3º) completavam o pódio. No Rally da Grã-Bretenha, o pódio do Japão repetia-se e S.Loeb corria para o título. Em San Remo, P.Solberg esteve imparável batendo os Citroen Xsara que sem os 206WRC ou melhor os 307WRC não estavam no asfalto ao nível do modelo anterior, eram os grandes favoritos. S.Loeb, não arriscou e ficou quase a dois minutos do norueguês e Sainz subia ao pódio, mas o francês era já virtual campeão. Na Córsega, Sebastien Loeb procurava a segunda vitória em asfalto após a vitória na Alemanha em pleno Verão, todavia M.Martin estava muito forte e a vitória seria obtida com a maior facilidade, os Citroen Xsara ficariam nos lugares seguintes no pódio. De resto, S.Loeb (2º) teria sido aconselhado por C.Sainz (3º), a manter a sua posição determinante para a consagração título. As provas finais do WRC seriam ganhas pelos pilotos em destaque durante a temporada, M.Martin ganhava no asfalto da Catalunha e S.Loeb vencia na terra solta que caracterizava o Rally da Austrália: Marcas : -1ºCitroen (194); 2ºFord (143); 3ºSubaru (122); 4ºPeugeot (101); 5ºMitusbhishi (17).Pilotos: 1ºS.Loeb (F) 108; 2ºP.Solberg (NOR) 82; 3ºM.Martin (EST) 79; 4ºC.Sainz (E) 73; 5ºM.Gronholm (SF) 62; 6ºF.Duval (BEL) 53; 7ºM.Hirvonen (SF) 29; 8º H.Rovompera (SF) 28; 9ºJ.Tuohino (SF) 16; 10º F.Loix(BEL) 9. 11º S.Sarrazin (F) 8; 12ºD.Carlsson (S) 6; 13ºG.Panizzi (I) 6; 14ºA.Navarra (I) 5; 15ºG.Galli (I) 5; 16ºC.Robert (F) 4; 17ºC.Aitkson (AUS) 4; 18ºM.Stohl (AUS) 4; 19ºH.Solbwerg (NOR) 3; 20ºL.P.Compnac (MEX) 3; 21ºJ.Paasonen (SF) 3; 22º D.Solá (E) 3; 23ºX.Pons (E) 3 ; 24ºT.Gardmeister (SF) 3; 25ºA.Warmbold (D) 3; 26ºJ.Valamaki (SF) 2; 27ºC.Crocker (AUS) 2; 28ºA.Ginely (GB) 2 29ºO.Buri (AUS) 1; 30ºM.Campos (P) 1; 31ºA.Vovos (GR) 1;32ºG.Pozzo (RA) 1; 33ºA.Schwarz (D) 1 e 34ºT.Arai (J) 1

Sem comentários: