domingo, dezembro 13, 2009

2000 - Ano de Michael Schumacher


Na temporada de 2000, Michael Scumacher mostrou que foi simplesmente o mais rápido e o mais completo relativamente aos demais e a sua vontade de vencer só foi comparável ao saudoso Ayrton Senna e na Austrália iniciava a temporada com o seu primeiro triunfo na primeira dupla Ferrari e Ralf Schumacher (Wiliams FW22) completou o pódio. O GP marcou a estreia de Jenson Button (GB); Nick Heidifield (D) e Gaston Mazzacone (RA). No Brasil, M.Schumacher voltava a ganhar numa prova em os motores BMW colocavam os Wiliams nos pontos e J. Button era 5º no seu segundo GP. Mika Hakkinen obtinha 106ºPole de um Mclarem em GPs no rápido traçado de Imola, mas M.Schumacher voltava a ganhar numa prova em que a estratégia da Mclarem penalizava Mika Hakkinen (2º) que em pista tinha brilhado com MP4/14. E D. Coulthard apesar de ter chegado ao pódio, resumia assim a ultrapassagem do F2000 de Schmui : “A minha corrida foi decidida na largada quando Schumacher me apertou”. Em Silvestorne a primeira dupla da Mclarem com vitória de David Coultard e com Ralf na 4ª e fora da luta pelo pódio por opção própria “Se não fosse o meu irmão, eu não teria levantado o pé”. A Shell assinava com a Ferrari por cinco anos. Em Espanha os MP4/14 voltam a dominar a prova, mas Mika é o vencedor e Barrichello é melhor dos Ferrari. O GP da Europa corria-se no Nurburgring para gáudio dos alemães mais uma vitória de Schumacher com os eternos rivais da Mclarem nos lugares seguintes. Mas Pedro La Rosa (Arrows A8) conseguia uma notável posição (5º) num F1 tão pouco competitivo. O piloto espanhol diria “Melhor só a minha vitória nas finais Renault em 1992. A Wiliams assinava com a maior seguradora mundial a Allianz a verba de 15 milhões de dólares. A 7ª prova do mundial da F1 corria-se no Mónaco e a prova seria dominada pelos Ferrari com Schumacher no lugar mais alto do pódio e Barrichello (2º) no final da prova tinha a noção que podia ter sido o vencedor “Tive uma qualificação horrível devido a uma decisão errada minha e depois larguei mal”. O patrão da Mclarem não só questionava a segurança como as boxes utilizadas pela equipa, a que Bernie Ecclestone respondeu :”Muito já os organizadores têm feito e farão o que for preciso em termos de construção”. A dupla da Ferrari voltava a dominar no GP do Canadá mas Ruben Barrichello merecia a vitória e apenas um erro impediu tal feito. E Giancarlo Fisichella (Benetton B199) obtinha o seu terceiro pódio. A Mclarem no seu 500 GP não ia ao pódio Mika era (4º). Em Magny Cours, M.Schumacher obtinha a quarta polé da época mas David Coulthard triunfava pela nona vez num GP naquela que era a 3ª dobradinha do ano e Ruben Barrichelo voltava a ser o melhor do team de Maranello. O Bar 02 de J.Villenueve que andou na frente no Canadá obtinha um excelente quarto que repetiria na Áustria quinze dia depois. A Mclarem com Mika na hora da vitória coleccionava nova dupla e Barrichelllo (3º) realizava a terceira corrida como melhor piloto da equipa de Maranello, mas esteve envolvido na saída de Schumacher para fora da pista, o nº2 da Ferrari afirmou: “Freei tard, vi o Michael nos espelhos, e ele estava vindo por dentro não havia nada a fazer” mas Jarno Trulli comentava a manobra da seguinte forma: “Barrichello estava á minha frente e travou muito cedo e de repente parecia que todos batiam e eu fiquei bloqueado”. No meio da polémica, Ruben Barrichello vencia brilhantemente no GP da Alemanha, a sua primeira em 125 GPs, Ross Brawn maravilhado comentava a prova do piloto brasileiro “O Rubens superou o Michael ganhando uma prova largando de 17º” considerando. Incrível”. Em Budapeste, Mika Hakkinen seria imperial e Michael diria que “Nesta corrida, Mika foi o mais rápido”. Em SPA, a Minardi comemorava o 250º GP e na famosa descida do Radillon, Mika Hakkinen seria cronometrado a cerca de 297,9 Km/h a caminho da 4º vitória do ano, os irmãos Schumacher, Michael (2º) e Ralf (3º) completavam o pódio. O pódio repetia-se em Imola, Mas Shummi era o vencedor e o seu irmão (3º) voltava ao pódio. A F1 voltava a Indianápolis com a sétima vitória de Michael e era a terceira dobradinha da Ferrari. O mundial decidia-se em Suzuka com mais uma vitória de Michael Schumacher perante a impotência dos Mclarem que completavam o pódio. Na Malásia cumpria-se o calendário mas Michael Schumacher terminava a temporada com mais uma polé a 9ª do ano e mais uma vitória (9ª da temporada). Jonnhy Herbert abandonava a F1 que se tornara um sacrifício devido às mazelas nas suas pernas após um acidente de F3000, diria “Era inevitável quando cheguei à F1 tinham que me levar ao colo para o carro e agora tiveram que me tirar ao colo do carro no meu último GP”.O ano seria marcado por algumas notícias de impacto no mundo especulativo dos média, como o regresso da Renault à F1, o acidente trágico do Lear 35 de David Coulthard que escapa ileso a uma aterragem forçada no aeroporto de Lyon (F); a F1 voltava a Portugal com a Wiliams a escolher o Circuito do Estoril para testes, a Revista Eurobsiness noticiava que Michael Schumacher era o mais milionário dos desportistas em 1999 e os rumores que a Honda poderia eventualmente comprar a Bar circulavam nas boxes nos últimos meses do ano: Classificações: 1ºM.Schumacher (D) 108; 2ºM.Hakkinen (SF) 89; 3ºD.Coulthard (GB) 73; 4º R.Barrichello 62; 5ºR.Schumacher (D) 24; 6ºG.Fisichella (I) 18; 7ºJ.Villenueve (CND) 17; 8ºJ.Button (GB) 12; 9ºH.H.Fretzen( D) 6; 10ºJ.Trulli (I) 6; 11ºM.Salo (SF) 6; 12º J.Verstappen (NL) 5; 13ºE.Irvine (GB) 4; 14º R.Zonta (BR) 3; 15ºA.Wurz (AUS) 2 e 16ºP.L.Rosa (GB) 1. Construtores : 1ºFerrari (170) ; 2ºMclarem (152) 3ºWiliams (36) 4ºBennetton (20) 5ºBAR (17); 6ºJordan (17) 7ºArrows (7) 8ºSAuber (6) 9ºJaguar (4).

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