O mundial de Rallys, inicia-se com apenas trinta e cinco inscritos em Monte Carlo e S.Loeb (Citroen Xsara) pelo quarto ano consecutivo é o mais rápido. P.Solberg (Subaru Imprenza WRC) vence na Suécia, devolvendo a honra aos nórdicos incapazes de travar Loeb em 2004. D.Carlsson (Peugeot 307WRC) era o melhor nacional (6º) numa prova em que apenas foi o mais rápido em duas classificativas, mostrando que a geração viking dos anos 90 estava longe da rapidez das gerações anteriores. Vingança de P.Solberg que vence no México após a perda sem glória na edição de 2004, a desistência de S.Loeb permitiu que M.Gronholm (2º) fosse o único a acompanhar o imprenza e M.Martin (Ford Focus WRC) terminava no pódio (3º).Na Nova Zelândia, S.Loeb foi simplesmente brilhante do princípio ao fim e M.Gronholm (2º) voltava a ser (2º) agora com um final de prova sempre ao ataque face a um P.Solberg (3º) que liderou o rally, mas seria penalizado fortemente por ter sido o primeiro a abrir a estrada durante a 1ºEtapa. Em San Remo, S.Loeb vence a prova e demonstra que o título em 2005 ao ritmo que estava a impor estava perfeitamente ao seu alcance. A dureza dos troços de Chipre não impediram uma dobradinha dos Xsara, S.Loeb obtinha a 4ºvitória, mas M.Stohl num Citroen privado colocava-se bem à frente dos Peugeot e dos Fords oficiais, uma proeza de um carro feito inicialmente para o asfalto. Na Turquia, S.Loeb soma e segue e C.Sainz volta ao WRC com um excelente 4º no final. Na dureza da Acrópele a 5ºvitória consectiva de S.Loeb e C.Sainz (3º) terminou com um excelente pódio nesta visita ao WRC. Tony Gardmesiter (2º) era o melhor da Ford, mas o Focus RS liderou durante algum tempo nas mãos de M.Hirvonen (5º) durante a fase final do rally. Na Argentina, obviamente, S.Loeb sem adversários. Nos 1000 Lagos, os nórdicos não podiam perder o seu rally e o 307 da Peugeot permitia a quinta vitória de Marcus Gronholm, mesmo assim S.Loeb foi 2º. A normalidade voltava ao mundial com a segunda dobradinha da Citroen, Loeb (1º) e F.Duval (2º) no rally da Alemanha, mas G.Gally (5º) fez uma prova notável com o Mitsubishi Lancer Evo, longe da competitividade de outras temporadas . No RAC, perante a morte trágica a três classificativas do final do rally, do navegador de M.Martin, Michael “Beef”, S.Loeb (2º) penaliza para não fazer a festa do bi-campeonato e P.Solberg vence pela segunda vez em 2005. N o Japão, P.Solberg domina, mas é M.Gronhom que vence e S.Loeb (2º) e a Citroen fazem a festa do bi de pilotos e marcas. Na Córsega, S.Loeb é pura e simplesmente imperial e ganha todos os troços, o melhor da casa é piloto de velocidade S.Sarrazin em Subaru (4º). E no asfalto da Catalunha obtém a 10º vitória da época um novo record a bater . Na Austrália, a Citroen vence mais um rally agora com F.Duval, numa época em que S.Loeb e a Ford foram simplesmente imperiais não dando a mínima possibilidade de contestação a um domínio que foi absoluto. Classificações: Marcas: - 1ºCitroen 188; 2ºPeugeot 135; 3ºFord 104; 4ºSubaru 97; 5ºMitsubhishi 76 e 6ºSkoda 21. Pilotos: - 1ºS.Loeb (F) 127; 2ºP.Solberg (NOR) 71; 3ºM.Gronholm (SF) 71; 4ºT.Gardmeister (SF) 58; 5ºM.Martin (EST) 53; 6ºF.Duval (BEL) 47; 7ºH.Rovompera (SF) 39; 8ºR.Kresta (CZ); 9ºM.Stohl (AUS) 22; 10ºM.Hirvonen (SF) 14; 11ºG.Gally (I) 14; 12ºC.Aitkson (AUS) 13; 14ºH.Solberg (NOR) 11; 15º X.Pons (E) 7; 16ºG.Panizzi (F) 7; 17ºS.Sarrazin (F) 6; 18ºA.Warmbold (D) 6; 19ºD.Carlsson (S) 5; 20ºN.Bernardi (F) 4; 21ºA.Bengue (F)3; 22ºD.Solá (E) 2; 23º C.McRae (GB) 2; 24ºJ.Kopeck (CZ) 1; 25ºJ.Pykalisto (SF);26ºM.Higgins (GB) 1 e 27ºA.Shwarz (D) 1
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