Ficaremos sem saber se foi a Mclarem que ia perdendo os dois títulos em , ou a Ferrari que os ia conquistando. No final de 1999 os títulos foram para a melhor equipa pilotos. O mundial iniciou-se como sempre nas últimas temporadas na Austrália, depois de uma superioridade evidente da Mclarem nas qualificações na corrida revelaram-se pouco fiáveis e seria Eddie Irvine(Ferrari F399) o primeiro vencedor da edição de 1999. Para Pedro La Rosa (Arrows A20) um lugar pontuável (6º) na corrida de estreia que tal como Ricardo Zonta (BAR 01), campeão de F3000 em 1997 fazia o seu primeiro GP. Mika Hakkinen (Mclarem MP14) domina no Brasil e a vedeta seria Ruben Barrichelo (Setwart SF3) que partia da 2ª linha e chegou a liderar a prova e diria para a imprensa “Penso que os torcedores não vieram em vão”, mas o pódio no final era simplesmente germânico, M.Schumacher (Ferrari F399) em 2º e H.H.Fretzen (Jordan199) em 3º.Em Imola, a competitividade dos Ferrari é mais evidente e mais curta relativamente aos Mclarem, M.Hakkinen despista-se quando liderava e a Ferrari muda de estratégia nas boxes, permitindo a M.Schumacher bater em pista D.Coulthard (Mclarem MP14) e R. Barrichello sobe ao pódio (3º). No Mónaco, pole é de M.Hakkinen e M.Schumacher ganha pela 4º vez no principiado. Em Espanha duelo entre a Mclarem e a Ferrari, e Mika Hakkinen obtém a 5ª pole e nova vitória, no final admitia que o MP14 não estava no máximo “Ainda há muito para melhorar, e vão ver o que vamos conseguir”. Por seu turno, M.Schumacher (3º) não conseguia acompanhar os dois MP14 e penalizado por um dos Arrows diria”O Takagi parecia que ia parar para tomar café”. Em Montreal, M.Schumacher faz a 1ª polé mas acaba no muro, M.Hakkinen volta a ganhar e lidera o campeonato, E.Irvine é o melhor dos carros de Maranello e G.Fisichella (Benetton B199) faz o primeiro pódio da época (2º).Na França, R.Barrichelo faz a polé e no temporal diluviano que caracteriza a prova sobe ao pódio (3º) , nas sua opinião as condições eram incríveis. Quase que o Safety Car rodava a minha frente”, a liderança muda por nove vezes, M.Hakkinen faz uma recuperação excepcional de 14º para 1º mas termina atrás de H.H.Fretzen (Jordan 1999) que dá a Eddie Jordan a sua segunda vitória em GP. Em Silvestorne, a Ferrari estreava um novo motor o 48BV10, mas a corrida ficaria marcada pelo brutal acidente de M.Schumacher que parte uma perna e para Jeann Todt o futuro do team “ Dependerá de Eddie ganhar o campeonato vamos dar-lhe todo o apoio”. D.Coulthard leva o MP14 á vitória após a perda da roda e consequente abandono de M.Hakkien e outro Schumacher (Wiliams FW21), Ralf chega ao pódio (3º).No GP da Áustria, D.Coulthard (2º) compromete a corrida de M.Hakkinen (3º) e E.Irvine cumpre a sua missão com 123 º vitória da Ferrari na F1, no final o irlandês , só pensava no título e denunciava a estratégia da Ferrari em benefício de”Schmi” “Se me tivessem deixado passar Schumacher em França estava empatado (no campeonato) com o Mika (…)” . Na Alemanha, M.Hakkinen obtém a 100ºpole para a Mclarem, mas no final da prova uma dobradinha da Ferrari com M.Salo (2º) depois de ter cedido a vitória a E.Irvine na corrida para o título. A Mclarem faz uma prova sem erros e regressa à vitória na segunda dobradinha do ano. Em SPA, mais uma pole de Hakkinen na terceira dupla do MP14, mas com D.Coultard a chegar à vitória e E.Irvine (3º) perde4 pontos para M.Hakkinen que passa de novo a liderar o mundial. Em Monza, uma vez mais Hakkinen o mais rápido mas na corrida um erro infantil permite a segunda vitória de H.H.Fretzen e R.Schumacher volta ao pódio (2º) numa época em que passando despercebido é o piloto revelação. No GP da Europa, H.H.Fretzen lidera durante 32 voltas, a Ferrari e Mclarem cometem erros de palmatória e ficam afastadas do pódio que no final da prova é muito diferente do habitual com dois Setwarts no 1º Jonnhy Herbert e RubensBarrichelo (3º) . E com o Prost AP02 de J.Trulli no 2º . Na Malásia, Michael Schumacher (2º) regressa e a Ferrari domina os acontecimentos, o alemão facilita a vitória a Eddie Irvine que ganha 4 pontos a Hakkinen (3º) e o campeonato está ao rubro. Em Fuji, decide-se o título, Schumacher falha a largada da pole e M.Hakkinen, lidera ponta a ponta, garantindo o bi-campeonato numa época “…muito enervante. Não a desejo a ninguém…” E.Irvine (3º) dá os pontos necessário para a Ferrari somar mais um título, uma vez que D.Coulthard ao sair da pista comprometeu a vitória da Mclarem a nível de construtores. Pilotos: 1ºM.Hakkinen (SF); 2ºE.Irvine(GB); 3ºH.H.Fretzen (D) ;4ºD.Coulthard (GB);5ºM.Schumacher (D); 6ºR.Schumacer (D) 7ºR.Barrichello(GB); 8ºJ.Herbert (GB); 9ºG.Fisichella(I); 10ºM.Salo (IRL); 11ºD.Hill (GB); 12ºJ.Trulli (I); 13ºP.P.Diniz(BR); 14ºA.Wurz(D); 15ºO.Panis (F) 16ºJ.Alesi(F); 17ºM.Gené (E); 18ºP.La Rosa (E). Construtores 2ºMclarem; 3ºJordan;4ºStewart; 5ºWiliams; 6ºBenetton; 7ºProst; 8ºSauber; 9ºArrows; 10ºMinardi. e o melhor dos dois
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