Michael Schumacher começou o ano, como terminou o anterior obtendo na Austrália a sua 5º pole e 5ºvitória na Austrália, mas a Ferrari surgiu na 1ªprova da temporada num grau de evolução técnica superior aos demias. Nada menos que três futuros campeões do mundo fizeram a sua estreia dos quatro rokkie que participaram no GP: A primeira dobradinha do F2001 com nova vitória de Schumi e D.Coulthrad (Mclarem)(3º) e H.H.Fretzen (Jordan)(4º) após duas corridas eram os pilotos mais próximos dos Ferrari. No Brasil, David Coulthard confirmava o seu bom momento e interrompia o domínio dos carros vermelhos, numa prova monótona. Em Imola, uma prova incaracterística, o Wiliams FW23/BMW de Ralf Schumacher domina a prova integralmente o GP e David Coulthard (2º) confirma a liderança do campeonato. M.Schumacher voltava a ganhar em Espanha e o jovem estreante Juan Pablo Montoya (Wiliams) chega ao pódio e coloca-se entre dois campeões do mundo, já que J.Villenueve obtém o primeiro pódio da Bar/Honda (3º).Mas a polémica é gerada com a afirmação de Niki Lauda: “Qualquer mecânico pode pilotar os F1 de hoje, com controlo de tracção”. No A.-Ring, confirma-se o excelente início da época de D.Coulthard perante a atitude denuncia de Ruben Barrichello (3º) que quase que pára para deixar M.Schumacher (2º) em obediência às ordens de Ross Brawn. Em Monte Carlo , o Schumacher confirma que é rei e senhor e Eddie Irvine obtém o primeiro pódio da Jaguar e sobre o andamentos dos Ferraris afirmou: “Estive quatro anos na Ferrari e nunca vi uma melhoria tão grande num carro como este Jaguar”. Em Montreal mais um registo para a história da F1, os irmãos Schumacher dominam o pódio mas é Ralf o vencedor e M.Hakkinen (3º) volta aos pódios que andava já afastado em alguns GPs. M.Schumacher no GP da Europa obtém a quinta vitória do ano e David Coulthard (3º), batido por J.P.Montoya continuava preocupado com o andamento da Ferrari “A realidade é que estamos muito defasados – meio segundo diria”. Os Wiliams continuam a surpreender e Ralf (2º) acompanha Michael Schumacher soma meia dúzia de vitórias e pela terceira vez M.Hakkinen não larga da grelha e diria:”Se tivesse abandonado no comando, teria sentido muito mais. Assim não senti nada”. Em Silvestorne, M.Hakkinen face à maior competitividade do MP4-16, parte da primeira e linha e à sexta volta passa M.Schumacher (2º) chegando à vitória, o alemão nada afectado mostrava-se tranquilo “…vantagem de 37 pontos parece que correu tudo bem para mim”. Na Alemanha, ganha um alemão a terceira da época de Ralf Schumacher e Giancarlo Fisichella (4º,) fica a um passo do pódio mas a sua felicidade era indiscutível: “Quase não acredito. Foi um resultado incrível”. O campeonato praticamente termina na Hungria com a dobradinha da Ferrari, Schumi comemora o tetra e a Ferrari é campeão Mundial de Construtores, Jean Todt diria: “Vivo sempre com o medo de perder. Um dia como hoje não tem preço …”. Em Spa, novo record para M.Schumacher com a sua 52ª vitória da sua carreira mas o marco da corrida foi a pole de J.P.Montoya com dois Wiliams na primeira linha. Em Monza, nova pole de J.P.Montoya com vitória na corrida mais dois pilotos estrearam-se na F1, Alex Yoong na Minardi e Thomas Enge na Prost. E M.Hakkinen anuncia que em 2002 não vai estar na grelha de partida. A F1, volta a Indianápolis e M.Hakkinen vence o seu 26 GP e mas não foi muito brilhante com “Rubihno” que o perseguia quando afirmou no final do GP:” Foi muito interessante ter o motor Ferrari de Rubens explodir…”. Em Fuji, M.Hakkinen confirma o abandono da F1 e Jean Alesi anuncia o fim da sua carreira ao mais alto nível. Michael Schumacher termina o ano dando à Ferrari a sua 144º vitória no 680 GP da história da F1. Classificações:1ºM.Schmacher (D) 108; 2ºM.Hakinen (SF) 89;3ºD.Coulthard (D) 73; 4ºR.Barrichello(BR) 62; 5ºR.Schumacher (SF) 24; 6ºG.Fisichella (I) 18; 7ºJ.Villenueve(CND) 17; 8ºJ.Burton (GB) 12; 9ºH.H.Fretzen (D) 11; 10ºJ.Trulli(I) 6; 11ºM.Salo (SF) 6; 12ºJ.Verstappen (NL) 5; 13ºE.Irvie (IRL) 4; 14ºR.Zonta (BR) 3; 15ºR.Zonta (BR) 2;16ºP.L.Rosa (2). Construtores:1ºFerrari(170); 2ºMclarem (152); 3ºWiliams (36); 4ºBenetton(20); 5ºBAR (20), 6ºJordan (17); 7ºArrows(7) ; 8ºSauber (6) e 9ºJaguar (4
Sem comentários:
Enviar um comentário