domingo, dezembro 20, 2009

2001 - Richard Burns um campeão ao Sprint



A edição de 2000 estava ainda no ar quando as marcas voltavam a Monte Carlo e uma vez Tommy Makkinen (MitsubhishLancer Evo), chegava à vitória, numa prova em que a neve e o gelo, preenchiam as bermas das estradas. Carlos Sainz (Ford Focus WRC01) repetia a segunda posição da época anterior e com um terceiro Focus, François Delecour encerrava o pódio. As provas da Peugeot e da Subaru seriam um grande fiasco. Na 2ª prova do WRC, Harry Rovompera (Peugeot 205WRC) vencia na Suécia e Thomas Radroston num Lancer EVO, ficava a menos de 30s. Mas um jovem de nome de Daniel Carlsson (Toyota Corolha WRC) era 7º mas surpreendia a maioria dos chefes de equipas que se deslocaram à prova nórdica pelo recital de condução no velho WRC da Toyota. Em Portugal e contra todas as expectativas, um verdadeiro temporal se abateu sobre a prova durante três dias, a lama infernal foi um obstáculo para os pilotos mas 9s separavam Tommy Makkinen de Carlos Sainz no final da prova em favor do piloto da Mitsubhishi. Uma vez mais os portugueses ficavam em lugar modestas, mas mesmo assim Rui Madeira (Ford Focus WRC) ficava nos limites do Top Tem, mas à frente de G.Panizzi num 206WRC. No asfalto da Catalunha, brilharam os carros franceses e se Didier Auriol (1º) e François Delecour (2º) obtiveram uma dupla vitória com os 206WRC. Os Xsara WRC da Citroen dominaram os acontecimentos enquanto andaram em prova, F.Bulgaski ganhava classificativas após classificativas e J.Puras abandonava quando se adivinhava uma vitória em casa do piloto espanhol. Na Argentina, após seis abandonos consecutivos Colin McRae (Ford Focus WRC), chegava à vitória com facilidade perante um Richard Burns (Subaru Inprenza WRC) que obtinha a melhor posição até ao momento no campeonato. Carlos Sainz era um feliz (3º) mediante todo um conjunto de problemas que ameaçou a continuidade do Focus no Rally. Em Chipre repetiu-se integralmente o pódio argentino e marcas pouco competitivas como a Hyundai e a Skoda, terminavam nos pontos. Prova dramática para Carlos Sainz que perdia o rally no últiço troço com o motor partido, mas um Focus ganhava o Rally era a segunda vitória de C.McRae. No Safari sem a dureza de outras épocas, Tommy Makkinen ganhava e tornava-se líder incontestável do Mundial mas o grande resultado seria o pódio alcançado por Armin Schwarz (Skoda Octavia WRCE2). Nos 1000 Lagos, o triunfo seria necessariamente finlandês, M.Gronholm, ganhava após nove meses sem conhecer a vitória, os ingleses Richard Burns(2º) e Colin McRae( 3º), ficavam separados por 7s. Na Nova Zelândia a primeira vitória do ano da Subaru, na qual a estratégia foi o ponto forte de Richard Burns, que controlou os homens da Ford e da Peugeot numa luta feroz pelos outros lugares do pódio. Mas a surpresa da prova aconteceu, quando Keneth Eriksson (Hyundai Accent WRC) passou pela liderança da prova. Em San Remo, o asfalto voltou a demonstrar todo o potencial dos 206 WRC e dos XSARA WRC, G.Panizzi seria o vencedor, mas os Citroen fizeram uma prova brilhante, o jovem Sebastien Loeb campeão do JWRC estreou-se no mundial com um 2º para surpresa de todos os que acompanhavam o WRC. E foram cinco os Peugeot no top tem: G.Panizzi(1º); D.Auriol (3º); R.Travaglia (5º) e melhor local,M.Gronholm(7º) e J.J.Boyere(10). Quinze dias depois, as marcas francesas encontravam-se no asfalto da ilha da Córsega, Jesus Puras (Citroen Xsara WRC), obtinha a sua primeira vitória no WRC com 17s sobre G.Panizzi numa prova disputada ao segundo, Richard Burns era 4º, tripulando o primeiro carro não francês mas aproximava-se da luta pelo título. No Pacífico, corria-se na Austrália, M. Gronholm voltava a dar uma vitória à Peugeot que vencia o Mundial de Marcas, Richard Burns era (2º) e T.Makkinen (6º) e ficavam mandatados juntamente com Colin McRae para lutarem pelo título, um ponto separava todos eles. No RAC nova vitória de M.Gronholm na dobrinha dos 206WRC mas a festa era inglesa uma vez que Richard Burns ao terminar no pódio (3º) tornava-se o Campeão Mundial num sprint para o título que se iniciou nos 1000 Lagos. Classificações pilotos: 1ºR.Burns GB 44; 2ºC. McRae(GB) 42; 3ºT.Makkinen (SF) 41; 4ºH.Rovompera (SF) 36; 5ºM.Gonholm (SF) 33; 6ºC.Sainz E 33; 7ºG.Panizzi (I) 22; 8ºD.Auriol (F); 9ºF.Delecour (F) 15; 10º P.Solberg (Nor) 11; 11ºJ.Puras (E) 10; 12ºA.Scwarz (D) 10; 13ºF.Loix(BL) 9; 14ºT.Rodstron (S) 6; 15ºS.Loeb (F) 6; 16ºT.Garmeister (SF) 5; 17ºA.McRae (GB) 4; 18ºT.Ari(J) 3; 19ºM.Martin(EST) 3; 20º R.Travaglia (I) 2; 21ºP.Hagstrom (S) 1; 22ºF.Bulgaski (F) 1; 23ºG.Pozzo (RA) 1 e 24ºK.Eriksson (S) 1. – Marcas: 1ºPeugeot (106); 2ºFord (86) 3ºMitsbhishi (69) 4ºSubaru (66) 5ºSkoda (17) e6ºHyundai (6).

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