sábado, dezembro 26, 2009

2002- O ano dos recordes da Ferrari e do Penta de "Schumi"



A época de 2002 iniciava-se com a quarta proposta na distribuição de pontos desde que se iniciou o Mundial de F1. A primeira válida até 1959 (1º8; 2º6; 3º4; 4º3 e 5º2), a segunda a partir de 1960, quando a melhor volta deixa de dar qualquer ponto e passam a ser seis o número de pilotos pontuados, ainda que o primeiro continue a receber os oito pontos em vigor desde 1958 e o sexto recebe um ponto. A terceira ocorre em 1961 e permanece estável até 1986, mas com apenas uma alteração de um ponto para o primeiro que passa a obter nove pontos. E a quarta, que se inicia em 2002 e será válida até 2009 e que premiava os oito primeiros classificados. O Mundial de F1 na edição de 2002, iniciou-se em Melbourne, uma tradição que vem fazendo história em cada temporada, M.Schumacher (Ferrari F2001) era o vencedor, o seu colega da equipa R.Barrichello fazia a sua 4ª pole , mas a precipitação de Ralf Schumacher (Wiliams FW24) elimina os dois e mais seis adversários na primeira curva. Mark Weber (5º) é o herói local e a Toyota com o modelo TF102 de Mika Salo (6º) pontua na estreia. J.Villenueve fazia o 100ºGP e R.Barrichello estava verdadeiramente impressionado com F2002 ” Este ano estou com uma nova postura. Estou me preocupando em pilotar bem e ser competitivo”. Na Malásia, M.Schumacher foi pole, mas no calor abrasador da tarde de domingo os Michelin dos Wiliams-BMW, ficaram imbatíveis. O incidente de Juan Pablo Montoya (Wiliams FW24) na primeira curva apenas lhe tirou a vitória, que foi para Ralf. A Bridgestone e a Ferrari surgiram em Interlagos com um pneu novo capaz de aguentar mais de 30 voltas. Juan M.Montoya bateu pela segunda vez consecutiva em M.Schumacher, mas não impediu que o alemão obtivesse a 55º vitória da carreira na estreia do F2002. R.Schumacher no final da prova (2º) estava resignado “Não quis fazer algo de estúpido e arriscar os seis pontos”. Em Imola a primeira dupla da Ferrari desde 1982 e a terceira de M.Schumacher, mas nos treinos Barrichello discutiu a pole com “Schumi” com vantagem para o segundo. Os Wiliams ocuparam as posições seguintes (3º e 4ºs), mas tal como os Mclarem demonstraram pouca competitividade relativamente aos Ferraris. Ralf (3º) testemunhava assim o andamento dos F2002: “A desvantagem de 20 segundos é preocupante”. Em Espanha, M.Schumacher, rodou com cerca de um segundo de vantagem por volta, Juan Pablo Montoya (2º) e D.Coulthard (3º) subiram ao pódio, beneficiando da não largada de R. Barrichello, mas o Mclarem MP4/17 do inglês beneficiou da desistência de Ralf com o motor partido. Na A1-Ring, R.Barrichello dominou o fim-de-semana, treinos e corrida, mas J.Todt deu ordens expressas para deixar passar Schumacher. Giancarlo Fisichella (Jordan Ej12) seria 5ª e diria: “A vantagem da Ferrari este ano é tão grande que Barrichello deveria ter ganho, ele merecia”.Montoya completava o pódio. No Mónaco, D.Coulltard (1º) ultrapassou o pole position, Juan Pablo Montoya e liderou ponta a ponta. Os irmãos Schumacher completaram o pódio, com o piloto do F2002 bem à frente do Wiliams-BMW. No Canadá, uma vitória pouco convencional de Michael após um erro de box que atirou Barrichello para 3º.D.Coulthard era 2º mostrando uma melhoria consistente no MP4/17. O GP da Europa corria-se em Nürburgring e os F2002, simplesmente imbatíveis, dupla da Ferrari e a 2º vitória absoluta de Ruben Barrichello. Kimi Reikkonen (3º) seria o melhor da Mclarem, numa prova em que os Wiliams-BMW dominaram a 1º linha mas não colocaram nenhum carro no pódio. O pole position, Juan P.Montoya, durante a sessão de qualificação admitiu que “De momento temos um pneu de qualificação melhor que o da Ferrari” . Em Silvestorne a 60ºVitória de Schumacher e um notável (2º) de Barrichello que saíra da última posição. Juan Pablo Montoya, que tinha feito nova pole limitou-se a garantir um lugar no pódio (3º) . A Bar garantia os primeiros pontos da temporada: J.Villenueve (4º) BAR004 e O.Panis (5º).No GP da França, Juan P.Montoya volta a fazer a terceira pole consecutiva, e Raikkonen (2º) perde a corrida para M.Schumacher que sai de Magny Cours, com mais um título, que lhe conferia o penta. Mas o alemão no final da prova admitia que na próxima temporada: “ É claro que penso no sexto título”. O GP da Alemanha que então se disputava no remodelado traçado de Hockenheim, seria caracterizado por um domínio integral de M.Schumacher em plena consagração do penta e os Wiliams colocam-se nos restantes lugares do pódio. Na Hungria, plano estratégico da Ferrari para nova dobradinha com R. Barrichello e a consagração do 12º título de campeã de construtores da F1. Em Spa, mais do mesmo com dobradinha do F2002 e vitória de M.Schumacher e J.P.Montoya (3º) uma vez mais no pódio. Em Monza, vitória de R.Barrichello na dobradinha e novo record para M.Schumacher ao chegar aos 127 pontos numa época, mas o herói do GP foi o pódio de E.Irvine num Jaguar R3. Em Indianápolis a 5º vitória de R.Barrichello e um novo record na diferença entre o 1º e 2º, M.Schumacher de 0.011s. Em Fuji disputava-se o final de um campeonato que há muito tempo tinha terminado face ao domínio de M.Schumacher e da Ferrai que voltavam a obter mais uma dupla, a 9º do ano … mas a festa foi nipónica, Takuma Sato (5º), fez uma prova notável e diria “Só queria marcar um ponto e saio daqui com dois! Foi um grande dia… Na história da F1, a temporada de 2002 será recordada, como a que M.Schumacher ganhou o penta e igualou J.M.Fangio…. Ficando para sempre a pergunta sem resposta, qual o mais talentoso…... A Ferrari bateu todos os recordes e fez um campeonato sem igual como não há memória….Classificações: - Pilotos: - 1ºM.Schumacher (D) 144; 2ºR.Barrichelo (BR) 71; 3ºJ.P.Montoya (BR) 50; 4ºR.Schumacher (D) 42; 5ºD.Coulthard (GB) 41; 6ºK.Raikkonen (SF) 24; 7ºJ.Button (GB) 14; 8ºJ.Trulli (I) 9; 9ºE.Irvine (GB) 8; 10ºN.Heidfeld (D)7; 11ºG:Fisichella (I) 7; 12ºJ:Villenueve (CND)4; 13ºF:Massa (BR)4; 14ºO.Panis (F) 3; 15ºM.Webber (AUS) 2; 16ºT.Sato(J) 17ºM.Salo (SF) 2 e 18ºH.H.Frentzen (D) 2.Marcas: 1ºFerrari (221); 2ºWiliams (92)3º Mclarem (65); 4ºRenault (23); 5ºSauber (11); 6ºJordan (9); 7ºJaguar(8); 8ºBAR (7); 9ºMinardi (2); 10ºToyota(2); 11ºArrows(2).

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