A temporada de 2004, houve apenas uma cor, o vermelho da Ferrari.E apenas, um piloto, M.Schumacher. Quinze vitórias, em dezoito possíveis e oito dobradinhas, foi de facto um domínio impressionante dos meios técnicos e humanos ao dispor da equipa de Maranello. M.Schumacher e a (Ferrar) com o modelo F2004, iniciavam-se a temporada com uma vitória cuja superioridade foi total e devidamente secundada por R.Barrichello. De facto, em Melbourne, apenas o Renault R24 de F.Alonso (3º) se aproximou dos carros transalpinos. E os novos carros da Mclarem e da Wiliams desiludiram por completo. Novos pilotos iniciavam a sua carreira na F1: C.Klein (AUS); G.Pantano (I) e G.Brummi (I). Em Sepang (GP da Malásia), M.Schumacher voltou a vencer mas desta vez com a oposição de J.P.Montoya (2º) Wiliams FW26. Notável seriam as corridas de J.Button (BAR006) e Filipe Massa (Sauber C23), o inglês obtinha o seu primeiro pódio (3º) e F.Massa (6º) terminava pela primeira vez nos pontos em 2004 (8º). No Bahrain, antes do regresso à Europa, nada a fazer a terceira de “Schummi” e a 63º dobradinha da Ferrari na história da F1. Jenson Button repete novo pódio (3º) e a BAR é a surpresa do campeonato perante o desastre da Mclaren Mercedes. Em Imola, J.Button (2º) confirma-se como a surpresa da fase inicial da época, lidera até ao reabastecimento a partir daí Michael e o F2004 dominam, naquela que seria a sua 74º vitória em GP. Ao contrário R.Barrichello (6º) seria uma penalizado pela estratégia de equipa e K.Reikkonen (Mclarem MP/19), finalmente o primeiro ponto, 8º. No GP de Espanha, “Os deuses pareciam estar loucos”, nem a sensacional largada de J.Trulli (3º), (Renault R24) que o levou à liderança da prova nem a estratégia de R.Barrichello (2º), nem o escape partido durante dois terços da corrida impediram M.Schumacher de conquistar o quinto GP da época. No final, o alemão diria: “Fiz tudo para preservar o motor, mas mesmo assim nunca pensei que aguentasse até ao final”. No Mónaco, J.Trulli vencia finalmente um GP e logo no Mónaco, dominando de princípio ao fim. O monopólio de Schumacher seria interrompido por um incidente bizarro com J.P.Montoya. O piloto da Wiliams diria “Não queria tocar-lhe, mas ele não me deu o menor espaço para escapar”. Primeiros pontos da época para : Cristian da Matta (Toyota TF104), (6º); N.Heidifield (Jordan EJ14 (7º) e O.Panis (Toyota TF104) (8º). No Nurburgring, disputava-se o tradicional, GP da Europa, uma vez mais a Ferrari cilindrou a concorrência com mais uma dobradinha, com M.Schumacher no pódio, todavia a prova de T.Sato (BAR006) não foi indiferente à multidão que ocorreu ao circuito alemão que testemunhou a proeza do pequeno japonês que liderou antes de abandonar o GP. Em Montreal a já clássica dobradinha de M.Schumacher e mais um pódio da Bar por J.Button (3º). F.Massa sobrevive a um despiste violento e T.Glok (Jordan EJ14 ) festejava exuberante o seu 7º dizendo que “Hoje é Natal, Ano Novo e Carnaval, todo ao mesmo tempo”. Na ida aos “States”, em Indianápolis, R. Barrichelo fez a sua primeiro pole do ano, mas Schumi obteve a 8º vitória do ano, na sexta dobradinha do ano e T.Sato (3º) foi simplesmente o mais rápido em pista. Zsolt Baugmater (8º) Minardi PS04 um ponto histórico. Em Magny Cours, o R24 mostrou progressos e F.Alonso (2º) impediu uma dobradinha do F2004, mas a estratégia de M.Schumacher foi simplesmente louca, reabastecendo quatro vezes ganha a corrida e a estreia do Mclarem MP4/19 B, revela-se prometedora com os seus dois carros nos pontos em 5º e 6º. Em Sivestorne iniciava-se a fase final da temporada, K.Reikkonen (Mclarem MP4/19B) (2º) faz a primeira polé e foi o único a se aproximar de M.Schumacher que partiu também da 1ºlinha pela 100ª vez no GP que correspondeu à sua 80ª vitória. J.Trulli saiu ileso de um violento e brutal acidente. Diria “Não me doí nada! Sei que o carro ficou destruído, mas nem o pescoço me doí!...” Sem dúvida uma vitória da tecnologia e da segurança da F1 moderna. No GP da Alemanha, M.Schumacher a 100% com a conquista da 6º pole e 11ºvitória do ano. Mesmo assim, K.Reikkonen (2º) podia argumentar que se não fosse a quebra da asa o vencedor seria outro, o finlandês, lacónico referiu-se ao incidente da seguinte forma “Desta vez a asa flectiu de mais” e J.Button (3º), outra prova memorável pela recuperação que encetou. No Hungaroring, uma prova para esquecer com apenas uma ultrapassagem e domínio total de M.Schumacher e R.Barrichelo. Em SPA , K.Reikkonen confirma a subida de forma da Mclarem-Mercedes com uma vitória convicente sobre os Ferraris que terminam no pódio, numa altura em que a marca de Maranello e M.Schumacher eram já campeões em título. Em Monza, a primeira do ano de R.Barrichello, perante um erro de M.Schumacher (2º) “ Errei, mas ao menos diverti-me com tantas ultrapassagens”. J.Button (3º) era já piloto da Wiliams e J.Trulli entrava em rotura com a Renault em plena época de transferências. As provas finais da época de 2004, correm-se no Oriente em Shangai, vitória de R.Barrichello e em Fuji, M.Schumacher, na sua última corrida da F1, antes do regresso anunciado para 2010. O piloto alemão obtinha a sua 83 vitória em GP um recorde notável que até hoje persiste. Classificações: pilotos:- 1ºM.Schumacher (D) 148; 2ºR.Barrichello(BR) 114; 3ºJ.Button (GB) 85; 4ºF.Alonso (59); 5ºJ.P.Montoya (Col) 58; 6ºJ.Trulli (46); 7ºK.Reikkonen (SF) 45; 8ºT.Sato (J) 34; 9ºR.Schumacher (D) 24; 10ºG.Fisichella (I) 22; 11ºF.Massa (BR) 11;12ºM.WEbber (7); 13ºO.Panis (F) 6; 14ºA.Pizzonia (BR) 6; 15ºC.Klein (AUS) 3; 16ºC.Matta (BR) 3; 17ºN.Heidfeld (D) 3; 18ºT.Glock (D) 2 e 19ºZ.Baumgartner (AUS) 1.Marcas: 1ºFerrari (262); 2ºBAR (119); 3ºRenault (105); 4ºWiliams (88); 5ºMclarem (69); 6ºSauber (34); 7ºJaguar (10); 8ºToyota (9); 9ºJordan (5) ; 10ºMinardi (1).
Sem comentários:
Enviar um comentário