O Mundial de 2003, abre com o triunfo de David Coulthard (Mclarem Mp4/17B) que foi muito feliz na corrida de Melbourne, beneficiando de um a penalização sofrida pelo seu companheiro da equipa Kimi Reikkonen (3º) e de um erro de Juan Pablo Montoya (2º) Wiliams FW25. Que explicava o seu insucesso no GP da Austrália “Os meus pneus estavam gastos e eu errei em não os ter trocado”. Estrearam-se na F1: Cristian da Matta (BR), campeão da Cart em 2002, com 7 vitórias e 7 poles; António Pinnozia (BR),8º F3000 mas já piloto de testes da Wiliams em 2002, Justin Wilson (GP) , Campeão da F3000 em 2001 e Ralph Fhirman (GB), Campeão da Fórmula Nippon em 2002. Na Malásia, no moderno circuito de Sepang, K.Reikkonen obtém a sua primeira vitória na F1, mas F.Alonso (Renault R23) foi a estrela em Sepang fazendo a sua primeira pole e o primeiro pódio (3º). M.Schumacher (Ferrari F2002) volta a errar e a prova da Wiliams foi simplesmente um desastre. J.Villenueve (Bar 05) não conseguiu largar naquele que seria o 117ºGP. No 700 GP da F1, engano dos comissários de pista adia a festa de Giancarlo Fisichella (jordan EJ13).M.Schumacher e J.P.Montoya erraram na chuva, dando vantagem à Mclarem no Mundial de Construtores, K.Reikkonen (2º) e D.Coulthard (4º). F.Alonso (3º) o segundo pódio consecutivo. A torcida brasileira ainda animou quando R.Barrichello (Ferrari F2002), garantiu a pole “Desde criança a minha ambição era ser polé no GP do Brasil”, mas na corrida ficaria sem combustível quando rodava em 2º após uma bela recuperação, depois de ter liderado as nove voltas iniciais. Em Imola, os irmãos Schumacher correm apesar da morte da mãe e M.Schumacher fez finalmente uma prova ao nível de 2002 com pole e vitória na despedida do F2002, K.Reikkonen (2º) soma e segue é mantém a liderança do mundial e R.Barrichello (3º) completa o pódio. Os irmãos Schumacher dominaram os treinos e pela sétima vez ocuparam a primeira linha num GP, com Mikael na Pole. No GP de Espanha, M.Schumacher vence na estreia do F2003-GA, mas a estrela é F.Alonso (2º) que deixa os espanhóis em delírio. R.Barrichello (3º) volta ao pódio, mas K.Reikkonen bate na largada e os Wiliams ficam longe dos primeiros. O vencedor sobre o novo carro diria:”Felizmente que estreámos o novo carro, com o antigo não teria vencido”. No A1-Ring, M.Schumacher obtém uma vitória incontestável um ano depois de R.Barrichello ter sido quase a parar para lhe dar o triunfo. Desta vez o brasileiro, terminava em 3º e K.Reikkonen (2º) mantinha a liderança apesar da competitividade do F2003-GA. R.Schumacher (Wiliams FW25) era 5º e era então o único piloto que tinha pontuado em todos os GPS de 2003.Em Monte Carlo, os Wiliams-BMW, estavam ao nível do F2003, Ralf faz a pole e J.P.Montoya obtém a segunda vitória da sua carreira, numa prova em que a liderança mudou oito vezes com nada menos que cinco protagonistas.Kimi Reikkonen (2º) à frente de M.Schumacher declarava no final : “Na partida fui um pouco mais lento que o Wiliams mas depois fiquei competitivo”. Em Montreal terminava a primeira parte do campeonato, a Wiliams voltava a mostrar a sua competitividade com nova polé para Ralf, mas era M.Schumacher que vencia com todo o brilhantismo e J.P.Montoya era o melhor do team com motor BMW. F.Alonso (3º), novo pódio e Olivier Panis (Toyota TF103) era 8º e obtinha o primeiro ponto desde Monza. No GP da Europa, em Nürburgring, dupla da Wiliams-BMW com vitória de Ralf, mas K.Reikkonen fez a sua primeira pole e perde a corrida com o motor partido. M.Schumacher foi 5º e chega à marca de 1.000 pontos na sua carreira e J.Verstappen cumpriu o seu 100ºGP. Em Magny –Cors, Ralf Schumacher obtém a segunda vitória consecutiva e sexta da sua carreira numa dobradinha da Wiliams .M.Schmacher completa o pódio e consolida a posição de líder do mundial e a Renault é a decepção nenhum carro à chegada. Frank Wiliams comentava a corrida dos seus pilotos da seguinte forma: “Ralf tem mais experiencia que Juan, essa é a diferença”. Em Silvestorne, a 6º vitória com pole para R.Barrichello, K.Reikkonen (3º) ganhou um ponto a M.Schumacher e J.P.Montoya (2º) foi o melhor da Wiliams. No GP da Alemanha, Juan Pablo Montoya faz a pole e vence de forma imperial em Hockenheim, mas logo na primeira curva do circuito, três dos potenciais vencedores ficam de fora, Ralf, Raikkonen e Barrichello, mais tarde M.Schumacher fura e termina em 7º. J.Trulli (3º) leva a Renault ao pódio e os Toyotas fazem um excelente resultado de conjunto. O.Panis (5º) e C.Matta (6º). J.P.Montoya admitia que “Aerodinamicamente estamos agora ao mesmo nível da Ferrari”. O mundial entrava na fase final e F.Alonso, animava a F1 com a sua primeira vitória após 27 GP , K.Reikkonen (2º) e J.P.Montoya estavam na corrida para o título, numa prova em que os Ferraris estiveram ao seu pior nível, M.Schumacher era (8º) e R.Barrichelo bateu forte. Em Monza, Deus é da Ferrari, M.Schumacher volta a ganhar, beneficiando dos retardatários que condicionaram a perseguição de J.P.Montoya (2º) , R.Barrichello uma vez mais completou o pódio. E M.Gené foi a estrela do GP ao conseguir o 5º posto na sua estreia com um Wiliams. A chuva invadiu Indianápoils e M.Schumacher voltou a ganhar e partia para o Japão a um ponto do título, J.P.Montoya, K.Reikkonen brilha no GP norte-americano e é 2º e H.H.Fretzen dá um ar da sua graça ao colocar o Sauber C22 no pódio. Em Suzuka, mais um dia de festa, R.Barrichelo vence, M.Schumacher é o novo recordista de títulos de F1, seis e a Ferrari soma mais um título. Kimi Reikkonen (2º) fica a dois pontos do alemão numa época em que o piloto da Ferrari sofreu muito para bater o finlandês. Classificações: Pilotos: 1ºM.Schumacher (D) 93; 2ºK.Reikkonen (SF) 91; 3ºJ.P.Montoya (Col) 82; 4ºR.Barrichello (BR) 65; 5ºR.Schumacher (D) 58; 6ºF.Alonso (E) 55; 7º D.Coulthard (GB) 51; 8ºJ.Trulli (I) 33; 9ºJ.Button (GB) 17; 10ºM.Webber (AUS) 17; 11ºH.H.Fretzen (D) 13; 12ºG.Fisichella (I) 12; 13ºC.Matta (BR) 10; 14ºN.Heidifield (D) 6; 15ºO.Panis (F) 6; 16ºJ.Villenueve (CND) 6; 17ºM.Géne (E) 4; 18ºT.Sato (J) 3; 19ºR.Fhirman (GB ) 1; 20ºJ.Wilson (GB) 1.Marcas: 1ºFerrari (158);2ºWiliams (144) 3ºMclarem (142); 4ºRenault (88): 5ºBAR (26); 6ºSauber (19);7ºJaguar (18); 8ºToyota (16) e 9ºJordan (13).
Sem comentários:
Enviar um comentário