A temporada de 2000 se iniciava com a vitória de Timo Makkinen (Mitsuhish Lancer Evo VI), que dominou sem oposição o Rally de Monte Carlo, apesar da notável estreia de Carlos Sainz (Ford Focus WRC) e Jukka Kankkunen (Subaru IMprenza WRC) herdava o outro lugar no pódio.A Peugeot teria uma participação desastrosa com a perda dos seus carros durante a 2ªEtapa.Na Suécia, a primeira vitória dos 206 WRC com M.Gronhom a vencer a prova com uma magra vantagem de 6.8 s sobre T.Makkinen e C.McRae (Ford Focus WRC) subiu ao pódio acabando com uma serie de abandonos consecutivos que marcaram a sua carreira entre o final de 1999 e a primeira de 2000.No gelo sueco os Hyundai marcaram a sua estreia no Mundial de rallys. No Safari, os carros azuis da Subaru dominaram os acontecimentos, Richard Burns vencia com 4.37s sobre J.Kankkunen. A prova ficaria marcada pela subida ao pódio do Seat Córdoba WRC de D.Auriol e P.Solberg e pela segunda etapa sensacional de Carlos Sainz que ficaria sem direcção assistida. Em Portugal, R.Burns voltou a ganhar perante a expectativa de M.Gronholm cuja Peugeot não foi capaz de aguentar o ritmo. H.Rompera (Toyota Corolha WRC) que abandonara a Seat oficial conseguia um notável 4º e nenhum português terminava no top tem. Os Focus dominaram na Catalunha, Colin McRae chegava à vitória e C. Sainz era o melhor da casa (3º) .E R.Burns perdia o rally no último troço por 5.9s. Na Argentina repetia-se o cenário ocorrido em Portugal com nova vitória de R.Burns e T.Makkinen subia ao podia numa prova em que Lancer EVO VI, jamais se revelou capaz de lutar pelo pódio.Alister Mcrae (Hyundai Accent WRC) daria o primeiros pontos à marca coreana(7º). Dobradinha da Ford na Acrópele mas as ordens da equipa favorecendo a vitória de C.Mcrae assombraram o brilho da vitória do team inglês. A quebra do turbo do 206 WRC foi o facto do rally quando o domínio de M.Gronholm estava em plena consolidação, mas na Nova Zelândia o finlandês vencia perante a dupla do Focus WRC que voltavam a ocupar os lugares do pódio. Com um velho Subaru Imprenza, Possuem Bourne (6º) voltava a ser o melhor local. E a Hyundai voltava a melhorar as suas performances com o Kenneth Eriksson (5º). M.Gronholm triunfava com facilidade nos 1000 Lakes e Colin Mcrae (2º) obtinha o seu melhor resultado de sempre na prova nórdica e H.Rovompera com velho Corolha de WRC completava o pódio. Na ilha de Chipre a terceira dupla do Focus WRC mas com C.Sainz no pódio na hora da vitória e F.Delecour obtinha o seu primeiro pódio com 206 WRC. Mas no asfalto da Córsega os Peugeot estiveram imbatíveis e G.Panizzi e foi o vencedor depois de F.Delecour (2º) se mostrar o mais rápido da marca do leão e C.Sainz completou o pódio num prova em que C.Mcrae destruiu violentamente mais um WRC. Em San Remo e na Austrália, mais duas vitórias da Peugeot, em Itália seria F.Delecour e no Pacífico, M.Gronhom, garantindo o título à marca . No asfalto italiano repetia-se a dobradinha da Córsega e sete meses depois T.Makkinen voltava a colocar o Mitsubhish no pódio (3º). No RAC a quarta vitória consecutiva do 206 WRC na hora da consagração do novo campeão Mundial, Marcus Gronholm, numa época bastante competitiva e decidida no final da temporada. Pilotos: 1ºM.Gronholm (SF) 65; 2ºR.Burns(GB) 60; 3º C.Sainz € 36; 4ºF.Delecour(F) 24; 5º T.Makkinen (SF) 24 6ºF.Delecour (F) 21 7ºG.Panizzi (F) 20; 8ºJ.Kankkunen (SF) 7 ; 9ºH.Rvompera(SF) 6; 10ºP.Solberg (NOR) 6; 11ºK.Eriksson (S) 5; 12ºD.Auriol (F) 4; 13ºT.Ary (J) 4; 14ºT.Gardmeister (SF) 4; 15ºF.Loix (BL) 4; 16ºT.Radstron (S) 3; 17ºB.Thiry (BL) 2; 18ºA.Schwarz (D) 2; 19ºS.Linholm (SF) 2; 20ºT.Laukkanen (SF) 2; 21ºA.Balkhashab (KSA) 1; 22ºP.Bourne (NZ) 2 ; 23ºM.Martin (EST) 1 e 24ºP.Liatti (1). Marcas: 1ºPeugeot (111); 2ºFord (91) 3ºSubaru (88) 4ºMitsubhishi (43) 5ºSeat (11) 6ºSkoda (8) 7ºHyundai (7),
Sem comentários:
Enviar um comentário