O cada vez menos tradicional Rally de Monte Carlo pela força dos regulamentos abria as hostilidades do WRC1999 ,logo no primeiro troço ficava fora Carlos Sainz ( Toyota Corolha WRC). E se Tommy Makkinen (Mistsubhish Lancer EVO) desde logo se destacou vencendo facilmente a prova. A sensação do rally foi Gilles Panizzi (Peugeot 206WRC) que lutava pelo pódio mas uma saída no final do 10º troço era o fim. Na Suécia, a luta pela vitória foi discutida entre o vencedor Tommy Makkinen e o espanhol Carlos Sainz e o pódio seria completado pelo melhor local Thomas Radstrom (Ford Focus WRC) e normalmente o mais rápido dos suecos no seu rally desde 1995.No Safari a festa era para a Ford, Colin McRae chegava à vitória sem vencer qualquer troço cronometrado beneficiando dos problemas de direcção de Carlos Sainz que beneficiava de mais um 3º posto e a Toyota colocaria ainda Didier Auriol em 2º e Yan Duncan eram o melhor local. Em Portugal, a dose repete-se com a segunda vitória de Colin McRae enquanto piloto oficial da Ford e a Toyota coloca os seus carros oficiais nos lugares do pódio. O português Rui Madeira é 9º com um Subaru Imprenza sem brilhantismo de outros tempos, apesar da pouca competitividade do bólide à sua disposição. Na Catalunha, corria-se o Rally de Espanha e a surpresa foi total, sabia-se que os Citroen Xsara Kit Car com os seus 300CV eram rapidíssimos mas a dobrinha dos carros franceses com Fhilipe Bulgaski (1º) e Jesus Puras(2º) eram algo de inesperado até para o campeão espanhol que subiu ao pódio na qualidade de melhor WRC. A marcha do campeonato fazia-se nas pampas argentinas e nova dupla agora da Subaru com Jukka Kankkunen (Subaru Imprenza WRC) a vencer uma prova do WRC pela primeira vez. Na Acrópele nova vitória do WRC da Subaru agora com Richard Burns, Sainz (2º) e Makkinen (3º) continuavam com toda a normalidade a ocupar os lugares do pódio e a meio do campeonato a imprensa da época questionava quem seria o campeão. Na Nova Zelândia um pódio histórico, com três finlandeses a fazerem a festa, Makkinen com nova vitória, Jukka Kankkunen era 2º e Tony Garmeister (3º) /(Seat Córdoba WRC) conseguia o seu primeiro pódio e da Seat na WRC. Nos 1000 Lagos como habitualmente a pergunta que se faz qual é o piloto da casa que chega a vitória, a resposta para 1999 foi Jukka Kankkunen mas Marcus Gronholm (4º) ainda desconhecido na alta roda do WRC dominou a prova no pequeno Peugeot 206 WRC. Pela primeira vez a caravana do Mundial corria na china a Toyota e a Subaru, pela robustez dos seus carros lutaram directamente pela vitória e até ao início da segunda etapa a dúvida de quem chegaria à vitória, passava por Didier Auriol (1º) e Richard Burns (2º) porém um má escolha de pilotos permitia o triunfo do piloto francês cuja experiencia em troços de terra foi determinante para o seu sucesso. Em San Remo, as expectativas eram enormes com o regresso dos 206 WRC a uma prova mundial e a segunda prova dos Citroen Xsara Kit Car e a luta pelo campeonato que agora deixara de ser a dois (Makkinen e Sainz) para ser a três com a entrada de Auriol na luta pelo título. Na estrada a Citroen abandonava cedo e a Peugeot dominava integralmente o rally com Delecour (1º), Panizzi (2) e Rodrston (3º), todavia a última etapa seria nefasta para a marca do leão, com o abandono de Delecour com problemas no alternador sendo Gilles Panizzi o mais rápido da equipa desde a 2ºetapa o melhor no final (2ª) e uma vez mais os pneus decidiam o rally agora em favor de Tommy Makkinen. Na Austrália, Richard Burns chegava à vitória na última etapa, Carlos Sainz (2º) garantia o título de marcas à Toyota e Tommy Makkinen (3º) caminhava para o título na prática era já campeão do mundo, o seu quarto título, uma vez que a vitória de Didier Auriol não terminou o RAC, que voltava a ser ganho por Richard Burns que repetia a vitória de 1999. Classificações de pilotos (10ºs) ; 1º Tommy Makkinen (SF) 62; 2ºRichard Burns (GB) 55; 3ºDidier Auriol (F) 52; 4ºJ.Kankkunen (SF) 44; 5ºC.Sainz (E) 23; 6ºC.McRe (GB) 23; 7ºF.Bulgaski (F) 20; 8ºF.Loix (BL) 12; 9ºR.Rovompera (SF) 10 e 10ºX.Pons (E) 6 e Marcas: 1ºToyota (109); 2ºSubaru (105) 3ºMitsubhishi (83) 4ºFord (37) e 5ºSeat (23).
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