quinta-feira, dezembro 31, 2009

2005- A F1 entra numa nova era, Fernando Alonso o novo ídolo ?...


2005, novos regulamentos, novos vencedores. Assim abria a temporada com uma vitória surpreendente mas com muito mérito, de Giancalo Fisichella que vencia pela primeira vez e o seu colega de team, Fernando Alonso era segundo, a F1 ganhava mais uma marca competitiva, de facto o Renault R25 apresentava-se com uma competividade pouco habitual. Excelente era também os resultados da estreante Red Bul com o RB01, de David Coulthard (4º) e de C.Klein (6º). Faziam a sua estreia na F1, Narain Karthikeyan (IND), cujo melhor resultado em competições de monolugares era 4º na World Series By Nissan em 2003 , Tiago Monteiro (P), era o Vice-campeão da World Series By Nissan de 2004, Pactrick Friesacher (AUS) com alguns bons resultados na F3000 entre 2000 e 2004 e Cristijan Alberts (D), sem dúvida o mais promissor com os títulos de Campeão da F3 na Alemanha em 2000 e vice-campeão, da DTM em 2004. Na Malásia, F.Alonso obtinha uma vitória incontestável, J.Trulli (2º) Toyota TF105 apenas o ameaçou sem pôr em causa a liderança e conquistava o primeiro pódio da Toyota na F1. J.Villenueve (Sauber C24), mostrava-se pouco competitivo para um ex-campeão do mundo:”Não estou habituado à quantidade de electrónica entre mim e os freios”.Segunda vitória consecutiva em Shakir de Fernando Alonso dominando integralmente o GP, a Toyota obtinha um excelente resultado de conjunto, J.Trulli de novo em 2º e R.Schumacher em 4º. Em Imola, emocionante final de prova com F.Alonso controlando M.Schumacher durante as últimas 13 voltas. Sem cometer qualquer erro apesar da pressão do alemão que diria no final da prova:”O Alonso fez uma grande corrida e não cometeu erro nenhum”. Alexander Wurz (3º)obtém um excelente pódio com o MP4-20 da Mclarem.Em Montemeló, circuito lotado, os espanhóis descobriram um novo ídolo, capaz de vencer GPS, mas “aficción” não comemora nova vitória de F.Alonso, este sobe ao pódio mas em (2º), o vencedor é K.Reikkonen que faz pole e ganha o GP, os MP4-20 mostram maior competitividade ao contrário daos Ferrari e J.Trulli soma mais um pódio (3º) numa época em que a marca nipónica finalmente mostrava que tinha estatuto para estar na frente e nos pódios da F1. Em Monte Carlo, a confirmação do MP4/20 e de Kimi que voltam a ganhar, mas os Wiliams FW27, conseguiam um excelente resultado de conjunto, N.Heidifield era (2º) e M.Webber (3º). Os pneus atrasaram os R25 no Mónaco, mas no GP da Europa, F.Alonso chega à vitória, beneficiando da rotura da suspensão do seu bólide na última vola, os Wiliams voltam a mostrar competividade, N.Heidifield fez a pole e termina em 2º e R.Barrichello, mais um pódio (3º), numa época que estava difícil para os Ferraris. A meio do campeonato, a Mclarem com K.Reikkonen soma a sua terceira vitória e M.Schumacher obtém o melhor resultado da temporada (2), Jean Todt, confessa :”Este resultado anima a equipa”. F.Massa, que partiu da sexta linha fez uma prova notável e colocou o Sauber C24 em 4º à frente de outras máquinas bem mais competitivas. A prova número nove, em Indianápolis foi simplesmente para esquecer, primeiro pódio da Ferrari, M.Schumacher (1º) e R.Barrichello (3º) numa corrida com seis carros, com um pódio para o português, T.Monteiro (3º) em Jordan EJ 15, mas Bernie Eclestone, lembraria aos chefes das diferentes equipas que a “A Fórmula Um foi ferida de morte nos EUA”. Todavia os teams presentes equipados com pneus Michelin recusaram-se a participar no GP após a volta de apresentação. Mas a F1, estava bem viva e os três melhores pilotos da temporada responderam com um pódio em Magny Cours, F.Alonso foi primeiro e fez a sexta polé da sua carreira, K.Raikkonen que danificara o motor do MP4-20 foi 2º e o campeão em título, M.Schumacher, completou o pódio (3º). Na Bar a festa era natural, J.Button classificava em 4º e dava aos primeiros pontos, ao 007 que tinha nascido “torto”. Silvestorne marcava entrada na parte final do campeonato e J.P. Montoya conquista a primeira vitória do ano, a primeira ao serviço da Mclarem e que fazia já parte das previsões do piloto colombiano, uma vez que quinze dias antes tinha afirmado que : Só penso em Silvestorne a vitória está próxima”.F.Alonso seria a 2º e ganhava dois pontos, a K.Reikkonen (3ª), num GP onde a segurança foi outro dos acontecimentos prioritários face ao atentado no Metro de Londres algumas semanas antes. Na Alemanha o duelo entre F.Alonso e K.Reikkonen, continua, mas o espanhol ganha em Hockenheim e K.Reikkonen desiste após liderar o GP, J.P.Montoya (2º) e J.Button (3º), continuam em ascensão face ao desenvolvimento e apuramento técnico dos seus F1. Kimi estava desolado: “Ainda tenho possibilidades de ser campeão”. E no Hungaroring, K.Reikkonen obteve a 4ºvitória da temporada e M.Schumacher volta a fazer uma polé mas termina em 2º à frente de Ralf que volta a colocar um Toyota no pódio .Na Turquia de novo, Kimi mas F.Alonso foi (2º) e .J.P.Montoya (3º) completa o podia numa corrida desastrosa da Wiliams e da Ferrari. O finlandês face ao resultado do espanhol da Renault afirmou “Dois pontos são melhores que nada”. Em Monza, não há Ferraris para animar os “tiffosi”, J.P.Montoya comemora a segunda vitória da época, F.Alonso (2º) quase decide o Mundial de 2005 uma vez que Reikkonen termina fora do pódio (4º). O espanhol fazia uma retrospectiva dos seus últimos GPS : “Estávamos a perder uma quantidade enorme de pontos e no final ganhámos três”. Mas a luta continuava e Raikkonen (1º) era mais forte que F.Alonso (2º) em SPA e Tiago Monteiro num pouco competitivo Jordan chega aos pontos ( 8º), na pista belga demonstrou que era o melhor rookie do ano. No GP. Do Brasil, primeira dobradinha da Mclarem com J.P.Montoya como vencedor mas a festa seria na box da Renault, a terceira posição dava o título a F.Alonso e o patrão da Mclarem, Ron Dennis dava os “Parabéns ao Alonso, é um digno campeão do Mundo”.No Japão e na China, cumpria-se o calendário, K.Reikkonen vencia pela sétima vez na temporada e em Fuji, Ralf faz a sua sexta pole e a segunda da Toyota no Japão, para euforia dos locais, mas na corrida um magro ponto (8º). Finalmente na China, decide-se o título de construtores com o sétimo triunfo de F.Alonso numa prova em que a Renault chega ao título, Flavio Briatore : “Esta vitória vai calar muitas bocas”, quase uma resposta a Ron Dennis “É frustrante não poder ter conquistado mais coisas esta temporada”. Classificações: 1ºF.Alonso (E) 133; 2º K.Reikkonen (112); 3ºM.Schumacher (D) 62; 4ºJ.P.Montoya (Col) 60; 5ºG.Fisichella (I) 58; 6ºR.Schumacher (D) 45; 7ºJ.Trulli (I) 43; 8ºR.Barrichello (BR) 38; 9ºJ.Button (GB) 37; 10ºM.Webber (AUS) 36; 11ºN.Heidifield (D) 28; 12ºD.Coulthard (GB) 24; 13ºF.Massa (BR) 11; 14ºJ.Villenueve (CND) 9; 15ºC.Klein (AUS) 9; 16ºT.Monteiro (P) 7; 17ºA.Wurz (AUS) 6; 18ºN.Karthikeyan (IND) 5; 19ºC.Alberts (D) 4; 20ºP.La Rosa (E) 4; 21ºP.Friesacher (AUS) 3; 22ºA.Pizzonia (BR) 2 e 23ºT.Sato (J) 1. Marcas: 1ºRenault (191); 2ºMclarem (182); 3ºFerrari (100); 4ºToyota (88) 5ºWiliams (66); 6ºBAR (38);7ºRed Bull (34); 8ºSauber (20); 9ºJordan (12) e 10º Minardi (7).

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