NIKI LAUDA – De seu nome Andreas Nikolaus, Lauda. Iniciou a sua vida no desporto automóvel em rampas de Montanha, estreando-se com um Cooper s e terminando a época com um Porsche 911S. Em 1969, inicia a sua aprendizagem nas fórmulas com um Kaiman na Fórmula V, em 1970 realiza-se algumas provas de velocidade com um Porsche 908 e disputa a fórmula 2 britânica nos anos de 1971 e 1972, no último dos quais é campeão, mas já então fazia parte do número restrito de pilotos de Grand Prix. Estreou-se na F1 em 1971 com um March/Ford no GP da Austria tendo abandonado a prova , até ao final da sua carreira, disputou 171 Grandes Prémios, tendo ganho 25 GPs com a 1ª vitória no circuito de Jarama (Espanha) em 1973 e a última com um Mclarem- Porsche TAG, em 1985 no GP da Holanda. Conquistou três Campeonatos do Mundo de Pilotos, nas temporadas de 1975 e 1977, ao volante de um Ferrari e em 1984 com a Mclarem. Fez 24 pole position e 24 melhores voltas em corrida. Pontuou pela primeira vez com um 5º em BRM no GP da Bélgica (1973). A sua passagem pela F1 transformou-o num dos mais emblemáticos e carismáticos pilotos de todos os tempos. Quase perdeu a vida no Nurburgring em 1976, regressando poucas semanas ao “cockpit” de um monolugar e “entregando” o título a James Hunt, ao decidir abandonar no Japão, quando chovia torrencialmente. Bateu com a porta anos mais tarde, mas regressou à modalidade, quando a sua empresa aérea (Air Lauda), estava a precisar de uma “injecção” monetária, vencendo logo de seguida o seu último título mundial. (Classificações e vitórias em GP - Pesquisar Blog).
segunda-feira, dezembro 28, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário