O mundial de Rallys , foi marcado pelo domínio do Campeão do Mundo do WRC de 2006, Sebastien Loeb (Citroen XSara WRC) -112pts. - que venceu nada menos de oito rallys e ainda fez quatro segundo lugares, em doze ,uma vez que um acidente com uma bicicleta quando fazia a sua preparação física, impediu de continuar o Mundial, mas não de demonstrar que foi o piloto mais completo da temporada, vencendo em qualquer tipo de piso. 2ºMarcus Gronholm (Ford Focus WRC) – 111 pts., foi de resto o seu grande rival, liderando o mundial na fase inicial, batendo S.Loeb em Monte Carlo, depois da Austrália, corria directamente para o título, um ponto de diferença no final do campeonato, mostra que a estatística por vezes não é tão real, face ao domínio de S.Loeb. Porém ganhou cinco provas do WRC.3º Mikko Hirvonen (Ford Focus WRC -65 pts.) esteve bem longe da rapidez do seu chefe de fila, mas cumpriu bem o seu papel, na fase final do campeonato, ganhando na Austrália e fazendo mais sete pódios ao longo da época fundamentais para a obtenção do título de marcas pela BP FORD WRT. 4ºManfred Stohl (Peugeot 306 WRC) – 54 pts.) – foi a surpresa do campeonato, com uma ponta final excepcional onde fez três pódios consecutivos e no País de Gales, foi mesmo 2º à frente de P.Solberg que era imbatível nas florestais de Gales desde 2002. O primeiro pódio obtido no México foi uma surpresa numa época feliz do piloto da OMV PEUGEOT da Noruega.5ºDaniel Sordo (Citroen Xsara WRC -49 pts) – três pódios para o piloto espanhol da Citroen muito pouco para um team que lutava pelo título, mesmo considerando que 2006 foi um ano de aprendizagem para Sordo. 6º P.Solberg (Subaru Im prenza WRC – 40 pts), numa época apaga para o Imprenza, alguns pódios como: México (2º); Argentina (2º) e Austrália (2º). O pódio do RAC fica assombrado pelo luta favorável a Stohl com um carro de outro campeonato. 7ºXavier Pons (Citroen Xsara WRC) -32pts, um ano sem pódios, vários 4ºs mas não suficientes para um piloto oficial. 8º Henning Solberg (Peugeot 307 WRC) -25 pts.- Foi nitidamente o segundo piloto da Peugeot Noruega, um pódio na Turquia foi o seu ponto alto.9º Tony Gardmeister – Peugeot 305 WRC -20 - Cumpriu o seu papel, piloto rápido com um programa de quatro provas em que pontuou em todas sendo 3º em Monte Carlo. 10º C.Aitkson-(Subaru Imprenza WRC -20ptys. Uma época para esquecer, apesar de ter sido um ano de aprendizxagem salienta-se um 4º no Japão como melhor resultado. Outras classificações: 11ºG.Gali (I) 15; 12ºA.Bengue (F) 9; 13ºJ.M.Latvava (9): 14ºK.Katajamaki (SF) 7 ; 15ºJ.Kopeck (CZE) 7; 16ºD.Carlsson (S) 6; 17ºJ.Valamaki (SF) 7; 18ºS.Sarrazin (F) 6; 19ºF.Duval (BL) 5; 20ºT.Roadstron (S) 4; 21ºK.Solberg (SF) 3; 22ºJ.Tuhino (SF) 3; 23ºT.Ari (J) 3; 24ºA.Aigner (AUS)3; 25ºG.McHaele (GB) 3;26ºM.Baldacci (I)2;27ºL.Perez Companac (RA) 2; 28ºM.Wilson (GB) 1 e 29ºF.Nutahara (J) 1 e 30ºD.Herridge (AUS) 1. Marcas: 1º Ford (195) ; 2º Citroen (166); 3º Subaru (106) 4ºPeugeot (Noruega) 88; 5ºStobart (ford) e 6ºREb Bull (Skoda).
Sem comentários:
Enviar um comentário