terça-feira, agosto 18, 2009

1964 - Surtees e a Ferrari, os campeões inesperados

A Ferrari obtém o seu segundo título na Fórmula Um, numa temporada que começou francamente má para a marca transalpina, cujo motor V6 não se mostrava competitivo face aos BRM e Lotus que voltavam com a mesma determinação pela vitória que nas épocas anteriores. A Lotus com Clark dominou a primeira parte da temporada. Todavia na segunda metade da época, no GP da Alemanha, a Ferrari surgiu com um moderno motor de 8 cilindros que seria determinante para os carros vermelhos que obtiveram três importantes vitórias: duas por Surtees (Alemanha e Itália) e Lorenzo Bandini (Austria). Na corrida para o título de pilotos, John Surtees, ex-campeão Mundial de motociclismo com sete títulos em 350 e 500cc, ganhou o campeonato por apenas um ponto de vantagem, porque o regulamento da época previa apenas os seis melhores resultados de um total de dez. Graham Hill somou mais pontos, mas perdeu o título uma vez retirados os piores resultados. A Branham obteve a sua primeira vitória absoluta no Mundial da F1, graças a Dan Gurney que se impôs no último GP do ano no México, apesar da primeira vitória da marca ocorreu en Estugarda, numa prova extra-campeonato em que o piloto/ construtor, Jack Branham foi o primeiro a fazê-lo em tal condição. A Honda com o modelo RA0271, seria o primeiro construtor não europeu a participar num GP, com o modelo RA271, tripulado por Ronnie Bucknum.A tragédia voltava aos circuitos da F1 após dois anos de tréguas, com o despiste trágico do holandês Carel Beufort nos treinos do GP da Alemanha. A sua carreira iniciada em 1957, como piloto oficial da Porsche em 26 dos 27 GPs em que participou. O seu melhor resultado e único pódio que obteve ocorreu na sua primeira prova oficial o GP da Alemanha, viria a pontuar em mais quatro GP, todos na 6ª posição. Conheceu dois acidentes um dos quais o vitimou, numa carreira marcada pela regularidade onde apenas não terminou cinco provas. Mundial de pilotos: 1º John Surtees(ING)Ferrari 40; 2º Graham Hill(ING)BRM 39 (41); 3º Jim Clark(ESC)Lotus/Climax 32; 4º Lorenzo Bandini(ITA)Ferrari 23; 5ºRichie Ginther(EUA)BRM 23: 6º Dan Gurney(EUA)Brabham/Climax 19;7º B. McLaren(NZE)Cooper/Climax 13; 8º Jack Brabham(AUS)Brabham/Climax 11º P. Arundell(ING)Lotus/Climax 11; 10º Jo Siffert(SUI)Brabham/BRM 7 ;11º Bob Anderson(ING)Brabham/Climax 5;12º Anthony Maggs(AFS)BRM 4 e Mike Spence(ING)Lotus/Climax 4;14º I. Ireland(ING)BRM 4 ;15º J.Bonnier(SUE) Cooper/Climax 3; 16º C. Amon(NZE)Lotus/BRM 2 ;W, Hansgen(EUA)Lotus/Climax 2; M. Trintignant(FRA)BRM 2:19º T. Taylor(ING)BRP/BRM1;M.Hailwood(ING)Lotus1;P.Hill(EUA)Cooper/Climax;P. Rodriguez(MEX)Ferrari 1. Mundial de Marcas:1º Ferrari (45) 2ºBRM (42)3ºLotus (37); 4ºBranham(33) 5ºCooper(16)

Sem comentários: