A edição da F1 1961, conheceu uma série de mudanças regulamentares: a pontuação passou a ser de 9 para o 1º classificado, de 6, 4, 3, 2 e 1 para os restantes classificados até à sexta posição. A nível técnico, os motores ficaram limitados a 1,5 litro, com aspiração normal, enquanto que o peso dos bólides estava limitado a 450 Kg com o tanque vazio. O mundial iniciava-se com uma brilhante vitória de Stirling Moss no Grande Prémio do Mónaco, mas o ano seria da Ferrari que venceria cinco dos oito Grandes Prémios da temporada, em parte também pela capacidade técnica de adaptação da marca italiana face à nova regulamentação que de resto seria mal aceite pelos teams ingleses que estiveram quase a fundar uma nova categoria de monolugares. Apesar de tudo a Lotus com o modelo 25 e com os pilotos Stirling Moss e Innes Irland foram a única equipa que impediram o domínio absoluto da marca do cavalinho rompante. O aristocrata alemão, o Conde - Wolfang Von Trips, seria a figura da temporada apresentando-se em Monza na antepenúltima prova do campeonato como o mais que provável campeão de Mundo, contudo um toque com o Lotus de Jim Clark, determinou nova tragédia na F1 uma vez que o Ferrari em direcção a uma multidão de espectadores, colhendo a vida de treze deles e do promissor ídolo alemão. Von Trips, estreou-se no GP do Mónaco de 1957 com um Lancia-Ferrari e disputou 26 Grandes Prémios, obteve seis pódios e duas vitórias em GPS, pontuou em 15 provas, abandonou em 7 provas sendo três por acidente e não pontou apenas em duas provas, uma delas em Cooper –Maserati o único bólide que pilotou fora da escudaria Ferrari Phill Hill , o 2º piloto da Ferrari, ao terminar em segundo esta trágica prova seria o primeiro campeão do mundo norte-americano com um ponto de vantagem. De realçar ainda que Giancarlo Baghetti, também em Ferrari fazia história ao se tornar no primeiro piloto da Fórmula Um a vencer na prova de estreia. O caso do ano, foi o despedimento de Innes Ireland, que apesar de ter ganho o último GP do ano, nos Estados Unidos em Waltkins Glen, seria substituído por Jim Clark que tinha sido 8º no Mundial de F1 de 1960 e tinha como melhor resultado da sua carreira um pódio no GP de Portugal, 3º no mesmo ano. Mundial de Pilotos: 1ºPhill (EUA) 34; 2º Von Trips (D) 33; 3º Moss (GB) e Gurney (21) 5º Ghinter (EUA) 16; 6ºIreland (GB) 12; 7ºClark (GB) e Mclarem (NZ) 11; 9ºBaghetti (I) 9 10ºBrooks(GB) 6 11ºBranham (AUS) e Surtees (GB) 4 ; 13ºGendebien (Bel) , Bonnier (S) , G.Hill(GB) e Lewis (GB) 3; 17ºSalvadori (GB) 2. Mundial de Marcas: 1ºFerrari (40) 2ºLotus (32) 3ºPorsche (22) 4ºCooper (14) 5ºBRM (7).
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