terça-feira, agosto 25, 2009

1969 -O triunfo de Setwart, Tyrrel e Matra

O ano de 1969, caracterizou-se pelo sucesso do trio constituído por Jackie Stewart (piloto), Ken Tyrrell (chefe de equipe) e Matra (carro), que já havia impressionado na época anterior com três vitórias do Matra MS-10/Ford, todavia na temporada de 1969: o modelo MS-80 da Matra pilotado por Jackie Setweart venceu seis das onze corridas e sagrou-se com a maior facilidade campeão Mundial tal como a Matra. Jack Ickx confirmou o talento demonstrado na sua segunda época na F1 e foi tal como a sua equipa vice-campeão mundial. A Lotus acabou por ter um ano decepcionante, já que o revolucionário modelo - o 63 - com tracção integral não se revelou um monulugar ganhador, e as vitórias do ano obtidas por Granham Hill no Mónaco e Jochem Rindt nos Estados Unidos, deveu-se à utilização da versão B do Lotus 49. Em 1969 entrava em vigor um novo regulamento que determinava a subida do peso mínimo dos F1 para 530 Kg e era determinada a proibição do disso, o uso dos aerofólios, que tantos acidentes haviam causado em 1968 e que acabou por beneficiar a Matra que utilizou um chassis mais evoluído que os demais. Todavia a morte e a tragédia continuava a penalizar a modalidade e o famoso e sinuoso circuito Nurburgring, ceifava a vida do piloto lçocal, Gerhard Mitter um piloto de Sport /Protótipos e habitué na corrida alemã, com quatro presenças nos cinco GPs que participou em representação de marcas como a Porsche , Lotus e Brabham. Por curiosiodade os primeiros capacetes integrais da Bell foram utilizados na INdy 500.“Classificação do Mundial de Pilotos: 1ºJ.Setwart (ESC) 66; 2ºJack Ickx (Bel) 37; 3ºB.Mclarem (NZ) 26; 4ºJ.Rindt (AUS) 22; 5ºJ.P.Beltoise (F) 21; 5ºD.Hulme (NZ) 20, 7ºG.Hill (GB) 19; 8º P.Courage (GB) 16, 9ºJ.Siffert (SUI) 14 10ºJ.Branham (AUS) 14; 11ºJ.Surtees (GB) 6; 12ºC.Amon (NZ) 4; 13ºR.Attwood, GB 3; 14ºVic Elford (GB) 3; P.Rodriguez (MEX) 3; 16ºS.Moser (SUI) 1; J.Oliver (GB) ; J.S.Gavin(F) 1 . Mundial de Construtores: 1º Matra (66) ; 2ºBrabham (51) 3ºLotus (47) 4ºMclarem (40) 5ºFerrari e BRM (7)

Sem comentários: